14/01/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
O conceito de sustentabilidade;
Como a arte pode contribuir com ideias sustentáveis;
O conceito de preservação ambiental e da reutilização de materiais;
O processo de reciclagem de papel;
Confeccionar papel reciclado;
Produzir uma obra artística com o papel produzido pelos alunos;
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
Ultimamente observa-se uma grande preocupação com a reutilização de materiais para evitar não só a poluição, como também o incentivo ao consumo consciente, fazendo com que cada um seja agente de um mundo melhor. Dessa forma é muito importante trazer para a escola o conceito de SUSTENTABILIDADE, que abrange a sociedade e seu desenvolvimento pensado de uma maneira a preservar a natureza, agindo sempre de forma planejada.
1ª atividade:
Discutir o conceito de sustentabilidade com os alunos. Pedir que cada um crie um desenho sugerindo ações sustentáveis a partir da discussão. Montar um painel de ideias sustentáveis que deverá ser exposto para toda a escola.
2ª atividade:
Retome o painel sobre ações sustentáveis elaborado pelos alunos, perguntar aos alunos quais são os materiais mais desperdiçados na escola. Na maioria das vezes o papel é lembrado pelos alunos, pois sempre são feitas muitas cópias, que ao final das atividades são jogadas fora ou pedaços de papel que são descartados. Pergunte de que forma eles observam esse desperdício de papel na escola e liste as respostas dos alunos no quadro.
Reforce que a utilização consciente do papel é uma forma de agir dentro do conceito de sustentabilidade e que a sua reutilização é a melhor maneira de evitar desperdícios. Para isso, proponha aos alunos que passem um período (pode ser de duas semanas) coletando os papéis que normalmente seriam descartados na sala. Chame a atenção para o fato de que somente podem ser coletados para reciclagem os seguintes papéis:
Jornal
Papel de impressoras
Saco de Papel
Papel de Escritório
Revista Impressos em geral
Papel Branco
Papel Misto
Papelão
Embalagem Longa Vida
Não podem ser reciclados:
Papel Engordurado
Carbono
Papel Plastificado
Papel Parafinado (fax)
Papel Metalizado
Papel Laminado
Papel Toalha e Higiênico
Guardanapo com Comida
Papel Vegetal
Papel Siliconizado
Reserve uma caixa especialmente para isso e ao final do período de coleta observe com os alunos quanto papel seria desperdiçado naquela turma.
3ª atividade:
Propor aos alunos o desenvolvimento de papéis artesanais com o papel coletado pela turma. Para a fabricação do papel reciclado, será necessário ter alguns materiais:
- os papéis coletados;
- um liquidificador;
- uma bacia;
- uma tela com trama espaçada pregada em moldura de madeira, que caiba na bacia;
- panos velhos;
- jornal ou TNTs;
Esta atividade pode ser feita em conjunto com outros professores para que cada aluno consiga produzir seu papel. O professor pode optar também por dividir a turma em pequenos grupos e organizá-los em dias diferentes para poder acompanhar o processo de todos os alunos.
Dessa forma, eles devem ajudar a picar os papéis, dividindo-os por tipo ou cores diferentes em vasilhas com água. Deixe de molho por 24 horas.
http://www.apoema.com.br/peca_e_oficina_reciclagem%20032.jpg
Dado o prazo para o papel ficar de molho, deve se iniciar a confecção da polpa. Para cada xícara de papel umedecido bata no liquidificador com até ¾ de água. Se bater pouco, será obtida uma mistura com pedaços do papel original. Mas quanto mais batido, mais homogêneo ficará. Se bater demais o papel pode ficar quebradiço.
O papel batido deve ser despejado em uma bacia com água até a metade. Evite que as partículas de papel se assentem no fundo, mexendo constantemente a mistura. Mergulhe a peneira pela lateral da bacia até o fundo, pegando as partículas de papel processado. Dessa forma fica uma camada de papel na peneira.
http://1.bp.blogspot.com/_sv2Nle_S65Q/Sq6GZvbep5I/AAAAAAAAAOM/oAtETlPE2UI/s400/oficin8reciclagem.jpg
Deixe escorrer um pouco da água da peneira e a coloque sobre jornal ou TNT, com a massa de papel virada para baixo, para ajudar a secar. Cubra a peneira com um pano e aperte para que o jornal puxe a água da massa de papel. Deve-se secar o máximo possível. Quando estiver bem seco, ao levantar a peneira, o papel se desprenderá dela permanecendo no jornal ou TNT.
http://1.bp.blogspot.com/_0LRAr4hJOFE/SeM-qlXd9aI/AAAAAAAAAPs/cwqA1fo0nNw/s400/1.jpg
Deve-se esperar secar durante um ou dois dias, dependendo da temperatura.
4ª atividade:
Pedir que cada aluno crie um desenho à lápis no papel que fez. Deve-se finalizar o desenho com guache. Evite o uso de aquarela neste papel, pois ele pode se desmanchar. Ele aceita bem canetinha e lápis de cor. Os alunos podem fazer um desenho de observação com o tema árvore, fazendo, uma grande relação com todo o processo de confecção do papel.
http://www.sustentabilidade.org.br/
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/
Perceber se o aluno compreendeu o conceito de sustentabilidade, preservação ambiental e da reutilização de materiais.
Avaliar o interesse e envolvimento dos alunos no processo de coleta e reciclagem de papel.
Avaliar a produção do desenho ou pintura com o papel produzido pelos alunos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!