16/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento.
Nossa aula está estruturada em quatro atividades. Você poderá desenvolver as sugestões ou extrapolar conforme sua necessidade e criatividade.
Alguns recursos que vamos utilizar.
Imagem 1- Fonte: acervo da autora
Livro: A Libélula e a Tartaruga;
Rubem Alves - Edições Paulinas.
Atividade 1 – aproximadamente 60 minutos.
Imagem 2- Fonte: CD Clipart vol5
Professor, combine com a bibliotecária da escola um momento para levar seus alunos até a biblioteca para ler a história “A Libélula e a Tartaruga” de Rubem Alves. Solicite que organize o espaço, de preferência que possam se assentar em um tapete no chão de forma que fiquem confortáveis. Caso sua escola não tenha uma biblioteca ou o espaço não seja suficiente para acomodar sua turma, procure um lugar fora da sala de aula, mas que não tenha muitas interferências ou ruídos externos.
Ao chegar à biblioteca:
A libélula terá uma voz mais suave e a tartaruga uma voz mais grave, pois as características de cada uma refletem esta impressão. Durante a leitura, procure trabalhar com os alunos a capacidade de inferir sentido a expressões utilizadas pelo autor e os efeitos de ironia nas falas dos personagens. Repita as expressões e peça aos alunos que levantem hipóteses sobre o que o autor quis dizer:
1. “Em você tudo é esbanjamento”
2. “Mas para voar, tem de ser frágeis e diáfanas. Sobrevivem um tempo efêmero e logo se vão!”.
3. “Nós somos prudentes. Voar é coisa arriscada”.
4. “Mas é erro de ortografia!”.
5. “As armaduras varam os séculos. Como eu: impenetráveis, constantes...”.
6.“Mas este é o preço da sobrevivência”
7.“Neste instante algo inesperado aconteceu. Um mísero mosquitinho que voava por ali entrou, distraidamente, no nariz da tartaruga”.
8. “Quanto à libélula, voou ao sabor do vento...”.
9.“Nesse momento um bem-te-vi que estava encarapitado num galho vendo a libelula"...
Atividade 2 – aproximadamente 60 minutos.
Imagem 3- Fonte: CD Clipart vol 5
Após a leitura, explore os valores humanos implícitos na história, pois é uma oportunidade para formar conceitos e provocar mudanças de atitudes para melhorar as relações interpessoais.
DINÂMICA DA FLOR: EXPLORANDO OS VALORES HUMANOS.
FLOR DE PAPEL
-Faça um molde de uma flor com mais ou menos 10 cm de diâmetro, o centro da flor terá em média de 4 a 5 cm de diâmetro, com pelo menos 8 pétalas e devem ficar separadas;
-Dobre uma folha de papel tamanho ofício em 4 partes, coloque o molde sobre o papel dobrado que terá 4 flores recortadas de uma só vez;
-Você poderá levar as flores recortadas ou solicitar que eles recortem, escrevam as palavras e depois dobrem;
-Ao colocá-las na água, dobrada, a umidade no papel faz com que elas se abram lentamente;
-Faça uma para você verificar;
-Veja o modelo de uma flor a seguir:
Imagens 4 e 5 - Fonte: acervo da autora
Atividade 3- aproximadamente 60 minutos.
Imagem 6 - Fonte CD Clipart, vol 5.
-Reproduza 6 imagens da história, cole em um papelão de caixa de camisa ou sapato, recorte na quantidade de partes que deseja para formar os grupos, nomeie as partes. Exemplo: imagem da página 3. (5 partes).
-Entregue aleatoriamente, depois explique que é um critério para formação de grupos, escreva no quadro quais imagens (quantos quebra cabeças) têm para serem formados e cada um forma um grupo de trabalho, portanto, deverão localizar as partes de seu quebra cabeça e ajuntá-las.
Atividades dos grupos
Atividade 1 - Montar a imagem, juntando as partes. Identificar e anotar qual parte da história ela retrata.
Atividade 2- Representar em desenho o trecho sugerido pelo professor, de acordo com as características descritas pelo autor. Deverão observar e retratar todos os elementos (cenário e personagens).
-Professor, você poderá dar um trecho para cada grupo, assim terá um trabalho de cada um, ou deixe que criem a vontade, a partir das cinco passagens.
ILUSTRADORES DA HISTÓRIA: A LIBÉLULA E A TARTARUGA
Monte um painel no pátio da escola, coloque o título e os dados da produção dos alunos para que todos possam compreender o trabalho realizado.
AUTOR: Rubem Alves
Solicite que os alunos copiem a passagem do livro que ilustraram, colem o desenho que o grupo fez e escrevam os nomes dos membros do grupo.
01
|
02
|
03 |
04 |
05
|
Atividade 4- aproximadamente 60 minutos.
PRODUZINDO TEXTO
Dê o início do último parágrafo da história e peça para o grupo modificá-lo:
Foi quando...
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
Segunda sugestão para produção de texto: diálogo
Discuta com os alunos sobre a característica da história, que se passa a partir de um diálogo entre a tartaruga e a libélula, o que te dá condições de explorar sobre este tipo de texto e o uso da pontuação nesta estrutura textual. É comum nos livros didáticos o uso de: (dois pontos), passa para outra linha, parágrafo e __(travessão), para identificar a fala de um personagem. Rubem Alves usa estes recursos e acrescenta as aspas para identificar a fala dos personagens, mas nas séries iniciais mantenha as orientações dos livros de alfabetização.
-Proponha uma produção de texto coletiva, explore o diálogo e desenvolva uma conversa entre dois personagens sugeridos pelos alunos. O tema será valores humanos, pois é uma estratégia que te propiciará dados quanto a compreensão do tema abordado na história.
-Para embasar sua produção você pode trabalhar um diálogo e explorar a estrutura deste tipo de texto: Sugestão: Hein?...Hã?...Como?...
Você pensa que vida de autor de história é fácil? Pois veja o que aconteceu com o autor do livro Um homem no sótão quando ele se encontra com um dos personagens da história que estava escrevendo. Aproveite faça a exploração oral, pois é um texto que tem traços de humor, mas deixe os alunos perceberem e localizarem as expressões que o caracterizam. Leve-os a identificar: narrador, personagens, assunto ou tema, onde se passa a história e qual característica marca a personagem feminina..
...Apareceu uma velhinha, bem velhinha, toda enrugada, vestida de preto, com uma vela na mão. O autor se apresentou:
__Boa noite, minha senhora. Desculpe invadir sua casa. É que eu bati na porta e ninguém atendeu. Como ela estava aberta...
__Como?__disse a velha com a mão no ouvido.
__Desculpe entrar assim sem pedir licença...
__Doença?
__Não, não, licença...
__Mas...quem está doente?
__Não__sorriu o homem
__,a senhora entendeu errado...
__Resfriado???
__Ora...quer dizer ...bem, eu estava lá fora e...
__Chi! Catapora?
__Senhora, por favor, não confunda...
__Caxumba!!!Cuidado menino, isso é perigoso...Sabe, eu sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba...
__Minha senhora...
__Se demora? Nada. Faço num minutinho.
__Puxa! Eu só queria falar com a moça que entrou aqui, ora essa...
__Que? Está com pressa? É pena. Não faz mal. Olhe: vá para casa, vitamina C e cama.
__Mas não é nada disso! A senhora está ouvindo mal!
__Hã?...Ah!...Tchau, tchau__disse a velhinha, sorrindo com um lencinho branco na mão.
O escritor foi embora chateado.
Trecho adaptado do livro Um homem no sótão - autor: Ricardo Azevedo.
São Paulo, Melhoramentos, 1992.
Sugestão de texto com diálogo para turmas de alfabetização:
Faça um cartaz com a piada abaixo para as crianças visualizarem e leia com elas.
Duas formigas japonesas se encontraram no meio da rua:
__Qual é o seu nome?
__Fu.
__Fu o quê?
__Fu Miga. E o seu?
__Ota.
__Ota o quê?
__Ota Fu Miga.
Autor desconhecido.
Imagem 7 - Fonte: CD Clipart, vol 5
1-Esse texto é:
( ) recado
( ) propaganda
( ) piada
2- Para que serve este tipo de texto?
( ) vender
( ) informar
( ) divertir
3- O que o travessão indica no texto:
( ) pergunta
( ) final da frase
( ) fala de um personagem
4- Para quê o autor usa o ponto de interrogação?
5-Montando um dicionário libelês e tartaruguês:
-Professor, peça que os alunos relacionem no caderno de Língua Portuguesa em ordem alfabética, as palavras retiradas da história. Depois sugira como tarefa de casa a pesquisa no dicionário, a fim de que escolham o significado que melhor se enquadra na fala dos personagens e copiem em um bloquinho (dicionário)
ESBANJAR |
PRUDENTE |
RETRUCAR |
FLUTUA |
DIÁFANAS |
EFÊMERO |
LEVIANO |
ENCARAPITADO |
IMPENETRÁVEL |
SOBREVIVÊNCIA |
PREVISÍVEL |
PONDERAR |
ENROSCADA |
RETRATAR |
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19247 Acesso em 10/12/2010
http://sacolaludicadamonoludica.blogspot.com/p/alfabetizacao-e-letramento.html Acesso em 10/12/2010
http://picasaweb.google.com.br/mabortolazzo?fgl=true&pli=1 Acesso em 10/12/2010
Professor, a avaliação das aulas de literatura, acontece basicamente via observação da interação dos alunos durante a leitura da história e levantamento das hipóteses, contudo o envolvimento dos alunos na construção dos desenhos referentes às passagens da história, participação na dinâmica da flor, produção de textos, pesquisa no dicionário oferecem dados significativos para você replanejar e melhorar suas aulas, por isso registre os avanços e as dificuldades que eles apresentaram ao longo das atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2012
Cinco estrelasMuito boa,criativa acredito que irá envolver as crianças de forma positiva.