18/12/2010
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Dramatizações;
- Leitura e discussão de textos;
- Trabalho em grupo.
Estando os alunos organizados em grupos de até 4 integrantes na sala de vídeo ou laboratório de informática, o professor deverá iniciar a aula apresentando a eles o vídeo da música “A Perda” do grupo Replace, com duração de 2 minutos e 47 segundos.
A música versa sobre a perda, o lado bom desta, numa linguagem acessível aos jovens.
Abaixo segue o link do vídeo da música.
Link da música “A Perda”: http://www.youtube.com/watch?v=Y-cheZJqoog Acessado em: 05 de Dezembro de 2010.
Sugestão: Caso o professor prefira, ele poderá gravar o vídeo em um DVD e apresentá-lo na sala de vídeo da escola.
Tendo apresentado o vídeo, o professor deverá promover uma conversa sobre o título da música – “A Perda” com alunos. Para isso, sugerimos que o professor peça que os grupos discutam as questões do roteiro abaixo e, feito isto, que compartilhem com todos suas opiniões. O professor deverá mediar este momento, de forma que
todos participem dessa conversa.
Roteiro de Discussão da Música “A Perda”:
Após ouvir as opiniões dos alunos e seus relatos de perdas vivenciadas por eles, o professor deverá salientar que essa aula abordará o tema: “as perdas e lutos na adolescência”.
Dando prosseguimento à aula, sugerimos a próxima atividade.
Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos, ainda em grupos, para que façam pesquisas na Internet sobre as perdas e o processo de luto dessas perdas.
Para facilitar esse momento, sugerimos os sítios eletrônicos abaixo.
http://virtualpsy.locaweb.com.br/?art=410&sec=30
http://www.psicologiageral.com.br/perdas.htm
http://www.alphaeomega.org.br/comunidade/formacoes.php?ler_id=112
http://viniciusparaiba.com.br/index.php/tag/elaborar-o-luto/
http://www.gazetapenhense.com.br/materia.php?materia_id=1307
http://www.horadanoticia.com.br/?conteudo=Colunistas&art_id=77
http://psicologiaejuventude.blogspot.com/2010/11/adolescencia-perda-da-infancia.html
http://www.redepsi.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=97
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/098/grandes_temas/dor-perda-604118.shtml
http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo389.shtml
Os alunos deverão pesquisar textos, artigos e reportagens em sítios eletrônicos que incluam informações sobre perdas e lutos, de forma a responder às perguntas abaixo:
Sugestão:
Caso o professor ache interessante, ele poderá entregar duas perguntas a cada grupo, de forma que todos procurem respostas para perguntas diferentes.
Por exemplo:
Grupo 1: Perguntas 1 e 2.
Grupo 2: Perguntas 2 e 3.
Grupo 3: Perguntas 3 e 4.
Grupo 4: Perguntas 4 e 5.
Grupo 5: Perguntas 5 e 6.
E assim sucessivamente.
Concluídas as pesquisas, os alunos deverão trocar as informações entre si, de forma a socializá-las com todos. Os grupos poderão complementar as respostas uns dos outros, bem como discuti-las quando suas informações diferirem das apresentadas pelos colegas, ou quando não concordarem com os pontos de vista apresentados pelos colegas. O professor deverá participar desse momento como um mediador, sanando possíveis dúvidas e esclarecendo conceitos errôneos e ou preconceituosos.
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá informar os alunos que serão feitas dramatizações de algumas situações-problema que versam sobre perdas comuns aos adolescentes. Para isso, o professor deverá entregar uma situação-problema a cada grupo, e pedir para que discutam-na e ensaiem para apresentá-la, em forma de dramatização, aos demais colegas. Destacamos que os grupos deverão discutir sobre as formas como um adolescente pode lidar com a situação-problema em questão, e qual delas eles consideram mais saudável e o porquê.
As situações-problema sugeridas seguem abaixo:
Situações-problema vivenciadas por adolescentes:
É importante que os grupos discutam as fases de elaboração do luto – adequando-as às situações descritas e encená-las aos demais grupos.
Após as apresentações dos grupos, o professor deverá mediar uma conversa entre os alunos, de forma que eles digam se concordam ou não com os fatos apresentados, o que teriam feito diferente com relação a situação-problema em questão etc.
Finalizando a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos o Conto da Semente de Mostarda, a qual segue abaixo.
“Certa vez, uma mãe, desesperada com a morte do filho, procurou Buda – pediu para que ele curasse a dor que a perda provocava.
O Buda disse que a cura seria muito simples, era só fazer chá com semente de mostarda.
Quando a mulher se tranquilizou e preparou-se para ir ao mercado comprar tais sementes, o Buda acrescentou que as sementes teriam que ser colhidas no jardim de uma casa onde seus habitantes nunca tinham perdido alguém que amavam.
E então, a mulher começou sua jornada e voltou depois de dois anos.
Quando o Buda lhe perguntou se havia encontrado as sementes, ela respondeu: ‘Eu estava fechada em minha dor, não entendia que a morte faz parte da vida. Descobri que tal jardim não existe – todo mundo já perdeu uma pessoa querida. E todos sobreviveram ao sofrimento. Meu coração está em paz e agora sei que posso conviver com a dor e seguir adiante."
Adaptado de: http://www.oquebragalho.com.br/paulocoelho/homenagemamulher/sementedemostarda.htm Acessado em: 06 de Dezembro de 2010.
Tendo apresentado o conto aos alunos, o professor deverá perguntá-los se sabem qual é a moral da estória (que a morte e o sofrimento fazem parte da vida, mas é possível conviver com ambos e superá-los, continuando a viver e com qualidade de vida).
Nesse momento, o professor deverá pedir para que os alunos, ainda em grupos, criem suas versões da estória – adaptando-as a suas realidades e levando em conta outras perdas (como aquelas sofridas pelo crescimento, por exemplo).
Sugestão:
O professor poderá orientar os alunos para que façam entrevistas com parentes e conhecidos na comunidade sobre as perdas e lutos que já sofreram e a mudança (boa ou ruim) que estas trouxeram a suas vidas. Na próxima aula, os alunos deverão trazer as respostas coletadas e discuti-las em classe. O professor poderá fazer as perguntas abaixo aos alunos.
Caso o professor tenha interesse, ele poderá ler o Dôssie do Luto, da Revista Marie Claire, entitulado “A vida de quem fica”, disponível em: http://marieclaire.globo.com/edic/ed103/rep_luto1.htm Acessado em: 06 de Dezembro de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam que as perdas fazem parte da vida e do processo de crescimento das pessoas. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
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