Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Perdas e lutos na Adolescência: como lidar com eles?

 

18/12/2010

Autor y Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Durante toda a sua existência o ser humano vai ser confrontado com perdas, e que estas estão presentes desde o nascimento, portanto o luto faz parte da vida;
  • Lutos da adolescência: do corpo infantil, do lugar que ocupava na família – não é mais criança, mas também não é um adulto, da aparência física (aparecimento de acnes etc.); e os comportamentos (compulsão alimentar, insônias etc.) e sentimentos que estes provocam (raiva, dor, tristeza etc.).
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Dramatizações;

- Leitura e discussão de textos;

- Trabalho em grupo.

Motivação

Estando os alunos organizados em grupos de até 4 integrantes na sala de vídeo ou laboratório de informática, o professor deverá iniciar a aula apresentando a eles o vídeo da música “A Perda” do grupo Replace, com duração de 2 minutos e 47 segundos.   

A música versa sobre a perda, o lado bom desta, numa linguagem acessível aos jovens.

Abaixo segue o link do vídeo da música.

Link da música “A Perda”: http://www.youtube.com/watch?v=Y-cheZJqoog Acessado em: 05 de Dezembro de 2010. 

Sugestão: Caso o professor prefira, ele poderá gravar o vídeo em um DVD e apresentá-lo na sala de vídeo da escola.

Tendo apresentado o vídeo, o professor deverá promover uma conversa sobre o título da música – “A Perda” com alunos. Para isso, sugerimos que o professor peça que os grupos discutam as questões do roteiro abaixo e, feito isto, que compartilhem com todos suas opiniões. O professor deverá mediar este momento, de forma que

 todos participem dessa conversa.

Roteiro de Discussão da Música “A Perda”:

  • O que vocês entendem por perda?
  • Já perderam algo que consideram importante – seja um familiar, um amigo, um(a) namorado(a), um emprego, um momento na vida etc.?        
  • Como foi vivenciar tal perda?
  • Uma perda na vida é sempre ruim ou pode ser necessária e saudável? Por quê?   
  • O que o autor da música quer dizer quando afirma que “uma perda pode ser interessante quando se encontra o lado bom, mesmo que esse lado seja complicado”?
  • O que o autor quer dizer com “basta continuar a respirar”?  
  • O que o autor quer dizer com “pode esperar é muito difícil, mas tudo isso irá mudar – pode acreditar”?
  • Acrescentariam ou tirariam algum trecho da música? Por quê?

Após ouvir as opiniões dos alunos e seus relatos de perdas vivenciadas por eles, o professor deverá salientar que essa aula abordará o tema: “as perdas e lutos na adolescência”.

Dando prosseguimento à aula, sugerimos a próxima atividade.

Atividade 1   

Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos, ainda em grupos, para que façam pesquisas na Internet sobre as perdas e o processo de luto dessas perdas.

Para facilitar esse momento, sugerimos os sítios eletrônicos abaixo.

http://virtualpsy.locaweb.com.br/?art=410&sec=30 

http://www.psicologiageral.com.br/perdas.htm  

http://www.alphaeomega.org.br/comunidade/formacoes.php?ler_id=112  

http://viniciusparaiba.com.br/index.php/tag/elaborar-o-luto/  

http://www.gazetapenhense.com.br/materia.php?materia_id=1307  

http://www.horadanoticia.com.br/?conteudo=Colunistas&art_id=77  

http://psicologiaejuventude.blogspot.com/2010/11/adolescencia-perda-da-infancia.html  

http://www.redepsi.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=97  

http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/098/grandes_temas/dor-perda-604118.shtml  

http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo389.shtml 

Os alunos deverão pesquisar textos, artigos e reportagens em sítios eletrônicos que incluam informações sobre perdas e lutos, de forma a responder às perguntas abaixo:    

  1. O que são perdas?
  2. As perdas ocorrem todos os dias? Exemplifique.
  3. As perdas podem ser importantes para o crescimento pessoal? Por quê?
  4. Quais perdas os adolescentes sofrem no processo do desenvolvimento humano? Exemplifique-as.
  5. Quais são as fases do luto?
  6. O que significa elaborar um luto?

Sugestão:    

Caso o professor ache interessante, ele poderá entregar duas perguntas a cada grupo, de forma que todos procurem respostas para perguntas diferentes.

Por exemplo:

Grupo 1: Perguntas 1 e 2.

Grupo 2: Perguntas 2 e 3.

Grupo 3: Perguntas 3 e 4.

Grupo 4: Perguntas 4 e 5.

Grupo 5: Perguntas 5 e 6.

E assim sucessivamente.

Concluídas as pesquisas, os alunos deverão trocar as informações entre si, de forma  a socializá-las com todos. Os grupos poderão complementar as respostas uns dos outros, bem como discuti-las quando suas informações diferirem das apresentadas pelos colegas, ou quando não concordarem com os pontos de vista apresentados pelos colegas. O professor deverá participar desse momento como um mediador, sanando possíveis dúvidas e esclarecendo conceitos errôneos e ou preconceituosos.

Atividade 2

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá informar os alunos que serão feitas dramatizações de algumas situações-problema que versam sobre perdas comuns aos adolescentes. Para isso, o professor deverá entregar uma situação-problema a cada grupo, e pedir para que discutam-na e ensaiem para apresentá-la, em forma de dramatização, aos demais colegas. Destacamos que os grupos deverão discutir sobre as formas como um adolescente pode lidar com a situação-problema em questão, e qual delas eles consideram mais saudável e o porquê.

As  situações-problema sugeridas seguem abaixo:

Situações-problema vivenciadas por adolescentes:

  1. Adolescente que terminou um namoro de 3 meses. Observamos que o grupo deverá encenar a mesma situação, mas, considerando que o jovem terminou um namoro de 2 anos.
  2. Adolescente que perdeu o celular e não imagina onde possa estar, tendo que comprar um novo, mas ele não tem dinheiro para efetuar a compra.
  3. Grupo de adolescentes que economizaram muito dinheiro para ir a um jogo de futebol e o time perdeu a partida. Observamos que o grupo deverá encenar a mesma situação, mas, considerando que perderam os ingressos no caminho para o jogo, não podendo entrar no estádio.
  4. Adolescente que perdeu um ente querido (mãe, pai, irmão, tio, primo etc.), com quem tinha um relacionamento muito amistoso e era muito próximo.
  5. Adolescente que perdeu dois amigos num acidente de carro – pois um dos amigos estava bêbado e perdeu o controle do carro ao retornarem de uma balada.
  6. Adolescente que sua família perdeu a casa, os móveis, os alimentos, os documentos e as roupas devido a uma enchente que destruiu sua cidade.
  7. Adolescente que está sofrendo com as perdas comuns da adolescência, como, por exemplo, com a perda do corpo infantil (o corpo está em transformação, não sendo mais aquele que ele estava acostumado por tantos anos).

É importante que os grupos discutam as fases de elaboração do luto – adequando-as às situações descritas e encená-las aos demais grupos.   

Após as apresentações dos grupos, o professor deverá mediar uma conversa entre os alunos, de forma que eles digam se concordam ou não com os fatos apresentados, o que teriam feito diferente com relação a situação-problema em questão etc.

 

Atividade 3

Finalizando a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos o Conto da Semente de Mostarda, a qual segue abaixo.

“Certa vez, uma mãe, desesperada com a morte do filho, procurou Buda – pediu para que ele curasse a dor que a perda provocava.

O Buda disse que a cura seria muito simples, era só fazer chá com semente de mostarda.

Quando a mulher se tranquilizou e preparou-se para ir ao mercado comprar tais sementes, o Buda acrescentou que as sementes teriam que ser colhidas no jardim de uma casa onde seus habitantes nunca tinham perdido alguém que amavam.

E então, a mulher começou sua jornada e voltou depois de dois anos.

Quando o Buda lhe perguntou se havia encontrado as sementes, ela respondeu: ‘Eu estava fechada em minha dor, não entendia que a morte faz parte da vida. Descobri que tal jardim não existe – todo mundo já perdeu uma pessoa querida. E todos sobreviveram ao sofrimento. Meu coração está em paz e agora sei que posso conviver com a dor e seguir adiante."

Adaptado de: http://www.oquebragalho.com.br/paulocoelho/homenagemamulher/sementedemostarda.htm Acessado em: 06 de Dezembro de 2010.  

Tendo apresentado o conto aos alunos, o professor deverá perguntá-los se sabem qual é a moral da estória (que a morte e o sofrimento fazem parte da vida, mas é possível conviver com ambos e superá-los, continuando a viver e com qualidade de vida).   

Nesse momento, o professor deverá pedir para que os alunos, ainda em grupos, criem suas versões da estória – adaptando-as a suas realidades e levando em conta outras perdas (como aquelas sofridas pelo crescimento, por exemplo). 

Sugestão: 

O professor poderá orientar os alunos para que façam entrevistas com parentes e conhecidos na comunidade sobre as perdas e lutos que já sofreram e a mudança (boa ou ruim) que estas trouxeram a suas vidas. Na próxima aula, os alunos deverão trazer as respostas coletadas e discuti-las em classe. O professor poderá fazer as perguntas abaixo aos alunos.

  • Quantas pessoas tiveram o mesmo tipo de perda?
  • O que tais mudanças trouxeram à vida das pessoas?
  • Como foi o processo de luto para elas?
Recursos Complementares

Caso o professor tenha interesse, ele poderá ler o Dôssie do Luto, da Revista Marie Claire, entitulado “A vida de quem fica”, disponível em: http://marieclaire.globo.com/edic/ed103/rep_luto1.htm Acessado em: 06 de Dezembro de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam que as perdas fazem parte da vida e do processo de crescimento das pessoas. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.