Aula 1
- Solicitar que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre artistas que trabalham com máscaras, salvando as imagens obtidas em pen-drive ou CD para serem socializadas na próxima aula;
- Conversar com os alunos sobre o processo histórico da máscara;
- Segue sugestão de texto:
Durante a história da humanidade as máscaras foram usadas para diferentes fins, eram importantes de acordo com a cultura de cada povo que as utilizavam e, inseridas no universo de imaginação de crendices em dimensões divinais invisíveis.
Em muitas civilizações encontramos máscaras em grandes tamanhos elaboradas por diferentes materiais, tais como metal, madeira ou mesmo de marfim, podendo ser enfeitadas com materiais encontrados na natureza como pedras, e elementos retirados de animais, como penas, peles, dentre outros.
No Brasil, os índios utilizam máscaras em suas cerimônias, representando animais. Já os gregos utilizavam as máscaras em suas festas, as quais representavam as divindades referentes ao motivo da celebração, e utilizavam-nas também, em apresentações teatrais.
Como elemento relacionado ao paganismo, aos poucos o uso das máscaras foi diminuindo, principalmente, nas civilizações cristãs, passando a serem objetos de brincadeiras infantis e de festas.
Na contemporaneidade, as máscaras ainda são utilizadas nas civilizações mais primitivas com o mesmo caráter herdado de seus antepassados, mas, nas civilizações desenvolvidas, elas aparecem no carnaval, no dia das bruxas e outras festas de confraternização, descaracterizando, desta forma, seu caráter primeiro de proteção e sobrenatural.
(Marileusa Reducino)
- Segue abaixo sugestão de links para a pesquisa dos alunos;
Mascaras com papel machê – Disponível em: http://www.manosmaravillosas.com/index.php/ideas/Ideas-para-carnaval_258 ;
Máscara com tecidos. Disponível em: http://www.elo7.com.br/mascara/dp/2ADF0
Máscara de argila. Disponível em: http://www.revista.art.br/site-numero-03/eventos.htm
Máscara em couro. Disponível em: http://www.descolex.com/category/couro/
Aula 2
- Apresentar, por meio de aparelho de data-show, as imagens capturadas pelos alunos na pesquisa realizada na aula anterior;
- Discutir com os alunos sobre as imagens e os materiais utilizados na confecção das máscaras apresentadas;
- Solicitar que os alunos tragam para a próxima aula, algumas peças de roupas.
Aula 3
- Providenciar para esta aula: cordões coloridos, agulhas e linhas;
- Colocar estes materiais e as peças de roupas que os alunos trouxeram no centro da sala de aula;
- Pedir para os alunos modelarem, com as peças de roupas, com os cordões coloridos, com as agulhas e as linhas, uma cabeça em tridimensão;
- Lembrar aos alunos que a cabeça deve ficar firme, de forma a permanecer estável até a próxima aula.
Aula 4
- Providenciar para esta aula, câmeras fotográficas digitais, cabo USB, computadores e impressoras;
- Colocar a modelagem da cabeça, produzida pelos alunos na aula anterior, no centro da sala e dizer aos alunos que cada um deverá fotografá-la, buscando diferentes ângulos;
- Passar para o computador as imagens capturadas pela máquina digital, por meio do cabo USB;
- Falar para cada aluno escolher uma imagem, dentre as que capturou, para ser impressa em folha de papel tamanho A4.
Aula 5
- Expor na sala de aula as fotos impressas, para apreciação e discussão com os alunos sobre os ângulos capturados;
- Abrir uma folha de papel craft, de aproximadamente 1m x 1m, no centro da sala, e dizer para os alunos elaborarem uma outra imagem a partir das imagens impressas na aula anterior;
- Acompanhar o processo de elaboração dos alunos, orientando-os quanto ao resultado estético da imagem coletiva;
- Fotografar o resultado do trabalho.
Aula 6
- Providenciar, na semana que antecede a aula de artes, uma impressão em vinil poliestireno adesivado, no tamanho 1m x 1m, da foto registrada na aula anterior;
- Apresentar a reprodução da foto aos alunos e realizar com eles uma leitura da imagem resultante do processo das pesquisas sobre máscaras, analisando as pesquisas realizadas e os materiais utilizados para a elaboração da cabeça e os procedimentos adotados os quais viabilizaram alcançar o resultado final;
- Fazer as seguintes perguntas aos alunos:
- O que vocês veem na imagem?
- O que vocês sentem ao olhá-la?
- Há uma experiência emocional ao vê-la?
- Que formas geométricas aparecem na imagem?
- O que ela remete em suas lembranças?
- Escolher um lugar nas paredes dos corredores da escola para que esta imagem fique em exposição permanente.