Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Para que serve a Astronomia?

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Maria Hilda Ruas de Andrade
imagem do usuário

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP ZULENKA RAPCHAN PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A história da Astronomia e o que ela estuda;
  • Sobre os principais astrônomos;
  • Sobre a importância da Astronomia para os povos antigos;
  • De que forma a Astronomia está envolvida nas marés dos oceanos.
Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.                 

 

Motivação:

Sugerimos que, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor apresente  o vídeo “Ano Internacional da Astronomia” (Fig.1), com a duração de 02 minutos e 42 segundos, conforme o link abaixo. O vídeo mostra algumas imagens relacionadas a Astronomia.   

Link do vídeo “Ano Internacional da Astronomia”  

 http://videos.sapo.pt/8NpjyAykY9SajPpZLnky     Acessado em: 03 Dezembro de 2010.                            

Figura 1: Vídeo “Ano Internacional da Astronomia”       

Sugestão: 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.         

 

 Ao término do vídeo, o professor deverá fazer as seguintes questões para os alunos:   

Roteiro de questão

  • O vídeo mostra diversas imagens relacionadas à ciência mais antiga da humanidade. Vocês saberiam dizer qual seria esta?
  • Há quanto tempo atrás Galileu apontou o seu telescópio  para o céu?
  • O que astrônomos e as pessoas que gostam de Astronomia irão celebrar no ano de 2009?
  •  Qual o ano internacional da Astronomia?

 

Após essa conversa com os alunos, o professor deverá dizer que o tema da aula é “Para que serve a Astronomia”.                           

 

Atividade 1   

Em seguida, o professor deverá distribuir para cada dupla o jogo de palavras -cruzadas (Fig.2) e, baseados no vídeo “Ano Internacional da Astronomia”, os alunos deverão completar as palavras deste.                                                   

Figura 2: Palavras - Cruzadas     

Fonte: Do Autor

Disponível em: http://www.4shared.com/photo/22j1yLGp/cruzada.html                                              Acessado: 10 Dezembro  de 2010.        

 

 

O professor deverá supervisionar a atividade, de forma a esclarecer dúvidas caso elas surjam no desenvolvimento desta.   

 

Observação:

Os alunos poderão assistir ao vídeo por mais uma ou duas vezes, de forma a facilitar a compreensão e o preenchimento das palavras no referido jogo.   

 

Ao término da atividade, o professor deverá perguntar qual a palavra que se formou no jogo de palavras-cruzadas (a qual tem uma letra de cada uma das 10 palavras do jogo). Neste momento, espera-se que todos tenham conseguido completar o caça palavras e localizado a palavra “Astronomia”.   

 

Atividade 2   

Dando prosseguimento à aula, os alunos (em duplas) deverão escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa na internet sobre a Astronomia. Além da internet, os alunos poderão utilizar livros e revistas que versam sobre o assunto (Astronomia).

Temas para a pesquisa

  • Astronomia: o que é, o que estuda e qual a sua importância para a humanidade.
  • A história da Astronomia.
  • A relação dos povos antigos com a Astronomia. 
  • Os principais astrônomos e suas contribuições para a Astronomia.
  • A importância da Astronomia para a vida do planeta.
  • A relação entre a Astronomia e as mares.
  • Instrumentos utilizados pelos Astrônomos na antiguidade (Gnônom, Astrolábio)
  • Instrumentos utilizados pelos Astrônomos na modernidade (Telescópios Espaciais)         

 

É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização das pesquisas.     

 

Sugestão de sites para a pesquisa:  

http://www.coladaweb.com/astronomia/astronomia  

http://pt.shvoong.com/books/dictionary/1813715-os-planetas-os-povos-antigos/  

http://cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html

http://www.astronomiaamadora.net/historia.asp?id_page=3  

http://www.estv.ipv.pt/dep/demgi/sade_homepage/Divulga%C3%A7%C3%A3o/SAdeBolso/Fev_2002_2/A_astronomia_antes_da_historia.asp  

http://www.rba.astronomos.com.br/index.php     (Fig.3)  

http://www.ufrgs.br/museudetopografia/fotos/Fotos_PDF/Historia_da_Astronomia.pdf  

http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/a-historia-astronomia.htm  

http://www.gdajau.com.br/instrumentos_astronomicos_ao_alc1.htm  

http://www.fernando.tavares.nom.br/astronomia/optica.htm  

http://www.infopedia.pt/$instrumentos-astronomicos-tradicionais  

http://www.iag.usp.br/siae98/astroinstrum/antigos.htm                                        

Figura 3: Site Rede Brasileira de Astronomia         

 

Ao término da pesquisa, os alunos deverão se organizar em grupo da seguinte forma: junção de duas duplas que pesquisaram temas distintos.  Após discutirem sobre suas pesquisas, os alunos deverão anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos dos itens pesquisados – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.   

 

É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.

 

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem suas pesquisas, pontos de vista etc., bem como por favorecer o desenvolvimento da oralidade desenvolvida.       

 

Atividade 3   

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá pedir para que cada dupla assista ao vídeo “Poeira Das Estrelas - Parte 04 ” (Fig.4), com duração de 09 minutos e 30 segundos, conforme o link postado abaixo.   

Link do vídeo “Poeira Das Estrelas - Parte 04 ”

http://www.youtube.com/watch?v=4ZIYMmJ2ewE     Acessado em 11 Dezembro de 2010.

Figura 4: “Poeira Das Estrelas - Parte 04 ”                 

 

Sugestão 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.       

 

Finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão, em aula aberta, com os alunos sobre o conteúdo do mesmo. Para isso, disponibilizamos o roteiro abaixo.

Roteiro de Discussão   

  • Qual o principal assunto abordado no vídeo?
  • Quais os dois astrônomos que moraram em Praga, capital da República Tcheca?
  • Qual foi a contribuição do astrônomo Brahe para a Astronomia?
  • E quais foram às contribuições de Kepler?
  • Qual foi o cientista e astrônomo que se apoiou nas teorias de Brahe e Kepler?
  • Qual o histórico da vida de Isaac Newton?
  • Qual é o grande mérito de Issac Newton?Qual a história mais famosa dele?
  • Segundo Newton, se uma maçã cai no chão é porque existe algo que a puxa para baixo. O que seria esse algo?
  • O que Galileu Galilei demonstrou 70 anos antes de Isaac Newton?
  • O que Newton demonstrou matematicamente?
  • O que é a famosa lei da gravitação universal?
  • Quando o telescópio se tornou mais potente?  

 

Atividade 4  

Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar um painel  para sistematizar o conhecimento adquirido. O painel poderá ser feito com papel pardo - ou cartolina ou borracha EVA (Etil Vinil Acetato) - canetas coloridas, figuras impressas (ou desenhadas pelos alunos). Para a realização da atividade, cada grupo deverá escolher um dos temas abaixo:

 

Temas para a elaboração do painel

  • O que é Astronomia (Definição, o que estuda etc.);
  • Instrumentos Astronômicos;
  • Principais astrônomos;
  • A influência da Astronomia na vida cotidiana das pessoas.

 

Os painéis deverão conter, além de textos explicativos do tema escolhido, figuras.

 

Sugestão

Sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas, dos vídeos e das discussões desenvolvidas durante a aula para a elaboração do painel.

 

Feito isso, cada grupo deverá expor os painéis em um local que seja acessado por todos da escola, para que as informações possam ser socializadas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância da Astronomia para as nossas vidas – nos dias atuais e para os povos antigos, a influência que tem nas marés etc.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.