13/01/2011
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Espaço delimitado, conceito de moradia.
1ª Atividade: Construir a definição de moradia.
1º Momento:
Professor, inicie sua aula com uma pesquisa sobre o primeiro espaço que serviu de abrigo ao homem. Os alunos devem procurar textos e fotos que retratem esse momento histórico. Com os textos e fotos reúna-se com os alunos e elaborem um pequeno texto para leitura. Daremos um exemplo de construção textual, mas na sua sala de aula, o texto deve ser construído em um processo de interação entre você e a turma.
a) Elabore a definição com os alunos, destacando as propriedades do conceito de moradia;
b) Inicie questionando o que é moradia;
c) Analise se nas falas dos alunos aparecem algumas das propriedades do conceito, destaque-as e faça uma abordagem histórica em forma de texto;
d) Você deve ter um conceito como referência para orientar os alunos na construção;
e) Quando se trata da definição de um conceito, não significa um enunciado mecânico e repetitivo e sim o trabalho com as propriedades essenciais, para que as crianças construam a definição, que em momentos posteriores, possibilitem fazer outras atividades como: identificar e classificar.
NEI- 2010
Exemplo 1 - construção de um texto com as seguintes propriedades: lugar fixo para habitar, abrigo, lugar de proteção.
Texto 1
ÁRVORES COMO ABRIGO HUMANO
Os primeiros homens eram nômades, assim, eles não tinham um lugar fixo para habitar, mas para se proteger da intempérie buscavam abrigo nas copas das árvores, usadas para descansar e para se proteger dos animais. Com o tempo os humanos começaram a fazer tendas com folhas de árvores e pele de animais.
Fonte:
http://static.blogo.it/dasmariasblog/00prehistoria.jpg
CAVERNAS ABRIGO HUMANO Os homens primitivos já procuravam abrigo para enfrentar as condições impostas pela natureza. As cavernas eram lugares perfeitos para aquecê-los em noites frias, e períodos de inverno; para protegê-los da chuva, do vento e dos animais
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_kPoYMWxp0A8/TCbMxkgpU_I/AAAAAAAAAhA/ECxIEgH8Zy0/s1600/rupreste.jpg
|
2º momento:
Continue a estudar com os alunos essa história vivenciada pela humanidade. Use o livro didático e veja o que há escrito sobre a história da moradia humana. Na internet sugerimos os seguintes textos:
a) Arquiteturas & arquiteturas
Autores: YOPANAN REBELLO E MARIA AMÉLIA D'AZEVEDO LEITE-
Fonte:
http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/161/imprime58415.asp
b) Nesse texto você pode explorar os seguintes aspectos:
- As fotos das primeiras moradias;
- As explicações para o surgimento da moradia;
- As características que aparecem no texto, que podem ser eleitas como constituidoras do conceito de moradia;
- Destaque as características: abrigo, lugar fixo de habitação, construção cultural e diferentes arquiteturas;
- Faça uma nova leitura, e procure com os alunos características que são sinônimos e retirem novas propriedades do conceito.
3º momento:
Elabore a segunda parte do texto 1, dando continuidade e organizando o conceito de moradia. De modo que os alunos faça uma elaboração textual com as propriedades do conceito de moradia. Ao final você verifica com eles quais as propriedades essenciais que deverão entrar na definição do conceito de moradia, não só como espaço físico, mas como uma criação cultural e existencial humana.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa
Atividade 2 - Ler e procurar modelos de habitação
1º momento: Professor, leia o texto mundo do cimento e organize um mural com as fotos para mostrar a criatividade humana na construção de um espaço físico pra se proteger, e ao longo da história a cultura vai delineando outras necessidades além da proteção, a morada com o sentido de conforto. Organize os alunos em grupos e cada um fica para pesquisar a habitação em cada período histórico, conforme os temas abaixo selecionados. Os textos podem ser os indicados no portal ou de indicação do professor, pai ou alunos, para investigar sobre Habitação
Em cada período os alunos pesquisam os seguintes pontos: O modelo de arquitetura para as diferentes classes sociais; Os aspectos culturais de diferentes civilizações imprimidos nas moradias relacionados às condições naturais, do ambiente, do estilo de vida das pessoas, da nova organização social.
Fontes de diversos textos (abra para verificar)
http://desenharounao.blogspot.com/2007/07/habitao-na-pr-histria.html
http://rodrigomarques.wordpress.com/2007/07/12/o-homem-na-pre-historia/
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/historia-das-moradias-modelos-de-casas.html
2º Momento:
Professor, você e os alunos podem construir uma linha de tempo para demonstrar os tipos de moradias ao longo da história, das cavernas até as construções atuais. Com fotos ou gravuras de diferentes tipos de moradia como: cabanas, cavernas, casas de madeira, casas de pau-a-pique, palafitas, os iglus, casas de alvenaria, castelos, entre outras pode delimitar cada período histórico. Assim, você está contribuindo para formação do conceito de tempo histórico, que é construído ao longo do ensino fundamental.
3º Momento:
Oriente a organização de um quadro com os tipos de moradias, os alunos buscam em seus apontamentos as suas investigações e escrevem o tipo e explicam qual objetivo de cada construção que serviram e servem como moradia. Pergunta-se: O que ao longo da história fez com que as pessoas criassem suas moradias. Criar o quadro abaixo e ir registrando os motivos:
TIPO DE MORADIA |
OBJETIVO DA CONSTRUÇÃO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atividade 3 - Participar de momentos literários.
1º momento: Poderá trabalhar o poema de Roseane Murray intitulado casas. Primeiro ler o poema, em seguida linha por linha ler e pede que as crianças comentem.
Gente tem que ter onde morar,
Um canto, um quarto, uma cama,
Para no fim do dia Guardar o corpo cansado,
Com carinho, com cuidado,
Que o corpo é a casa dos pensamentos.
Faça as seguintes questões:
Por que as pessoas devem ter onde morar?
Que lugares elas podem escolher para morar?
E você tem onde morar?
Qual o lugar da sua casa que mais gosta de ficar?
2º momento:
Tente conseguir alguns exemplares do livro “O truque de Cúri: As casas do mundo”, para propiciar um momento de leitura, apreciação e prazer.
Fonte:
Sinopse do livro: As diversas etapas da vida de Cúri são descritas por meio dos diversos lugares que habitou, desde o nascimento até a velhice. (Leitura para formação do professor.)
Leitura formativa para o professor
http://baudetextos.blogspot.com/2007/10/moradia-uma-questo-social.html
Avaliar se os alunos conseguiram:
- Reconhecer o momento histórico em que o homem passa a ocupar o espaço delimitando o seu abrigo como um lugar onde vive;
- Compreender os mecanismos utilizados pelas civilizações para a criação de suas moradias.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/07/2013
Quatro estrelasGostei muito. Bacana!
10/10/2012
Cinco estrelasfantastico que tem esse conhecimento história e artiste é um verdadeiro mesmtre da cultura e do desenvolvimento amazonense
06/11/2011
Cinco estrelaseu adorei esse sit me ajudo a faze varioa trabalhos e a estudar para provas!!! bjs!!e brigado por me ajudar