13/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Conhecer a história do bugei; compreender de que forma o bugei se difundiu em nosso país; vivenciar o bugei.
Noção da dinâmica e do histórico das artes marciais.
Espaço: sala de informática, tatame, ou sala com colchões espalhados pelo chão.
Materiais: computadores com internet, tatame, cabos de vassoura.
Reunir os alunos e mostrar a eles as seguintes imagens:
(antigo samurai)
Fonte: http://www.bugei.com.br/bugei/daimio.asp
(antigo samurai)
Fonte: http://www.bugei.com.br/bugei/artesdeguerra.asp
(bugei)
Fonte: http://www.bugei.com.br/ensaios/index.asp?show=ensaio&id=80
(bugei moderno)
Fonte: http://www.bugei.com.br/ensaios/index.asp?show=ensaio&id=80
(bugei moderno)
Fonte: http://www.bugei.com.br/ensaios/index.asp?show=ensaio&id=80
(Acessos em 12/12/2010).
Em seguida, iniciar uma discussão com base nas seguintes questões: Com qual personagem se parecem os desenhos? (samurais). Onde vocês já viram esse personagem? (normalmente em desenhos de origem oriental, japoneses). Vocês sabem qual é a prática ilustrada? (bugei). Neste momento o professor explicará que as imagens demonstram o Bugei e suas origens. Retomando as ilustrações o professor deverá contar a história do Bugei.
BUGEI (pronuncia-se "Buguêi") significa "arte de guerra", ou "arte militar". Segundo Augusto Yamazato (História Ilustrada do Japão, Editora 5 Cores, 1967), as artes militares se originaram na Era Heian (794 d.C. a 1192 d.C.), com a formação da classe dos guerreiros (os samurais). "Como os dirigentes do governo central levavam uma vida desregrada, os oficiais regionais também procuravam imitá-los, donde resultou que a administração provincial terminou aos poucos na mais completa desordem e anarquia. Aproveitando-se da situação, grupos de piratas e bandoleiros atacavam e saqueavam as aldeias e cidades (931 d.C.)". "Para se defender dos assaltantes, cada fazenda teve que formar um corpo de guarda composto de jovens selecionados entre as famílias que lá residiam. Tais jovens, que eram treinados na arte militar, deram origem à classe dos guerreiros: os "samurais". Aproximadamente nove séculos da expressão do poder militar no Japão mostram que a nação foi imbuída de ideais e éticas particulares desses guerreiros, com um impressionante senso de missão. Esses elementos, que impulsionaram o bushi a agir nos palcos da história japonesa, foram fortemente rodeados de uma inabalável crença da origem divina do Japão, com uma determinação que confirmaria a crença nas forças das armas, mesmo que isso implicasse na morte. O código de comportamento demandava uma inquestionável obediência aos comandos de seu superior imediato, a quem era atribuído um elo de ligação com o passado divino. Sendo assim, o comandante saberia os caminhos que conduziriam à vitória. O Bugei era ensinado nas escolas militares (bujutsu ryu), espalhadas por todo o Japão, de modo que é impossível precisar o número exato dessas escolas - já que a quantidade varia de um período para outro. Segundo R. P. Dore, em 1843, cerca de 159 grandes escolas foram listadas no "Bujutsu Ryuso-roku", mas a lista não inclui escolas menores e/ou clandestinas. Cada estilo ou linhagem de Bugei é denominado "Ryu". A Sociedade Brasileira de Bugei preserva no Brasil a tradição do "Kaze no Ryu Bugei" - estilo do vento.
Adaptado de : http://www.bugei.com.br/bugei/origem.asp
Acessos em 12/12/10.
Dividir os alunos em duplas e organizar uma vivência de "Kaze no Ryu Bugei", estilo do Bugei mais praticado no Brasil, em sua parte de mãos livres (sem armas). Enfatizar aos alunos que não será permitido violência, que a prática é experimental.
Fonte: http://www.bugei.com.br/news/index.asp?id=2776
Acesso em 12/12/10.
Dividir os alunos em duplas e organizar uma vivência de "Kaze no Ryu Bugei", estilo do Bugei mais praticado no Brasil, na parte em que se faz uso de armas. Utilizar os cabos de vassoura para representar a espada e o jodo (bastão). Enfatizar aos alunos que não será permitido violência, que a prática é experimental.
Fonte: http://www.bugei.com.br/artigos/index.asp?show=artigo&id=77
Acesso em 12/12/10.
Em uma sala de informática com internet, pedir aos alunos que pesquisem a difusão do bugei no Brasil, utilizando os seguintes sites como referência:
http://www.sp-bugei.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=63&Itemid=57
http://www.bugei.com.br/home.asp
Acessos em 12/12/10
Em seguida, reunir novamente a turma, retomando a discussão da atividade 1, adicionando ainda as seguintes questões: De acordo com o que vocês pesquisaram, acreditam que o bugei é bastante conhecido no nosso país? (não). Por quê? (pouca divulgação na mídia, número reduzido de competições e de academias, dentre outros). Vocês acham que o bugei pode ganhar popularidade no Brasil como, por exemplo, o judô? (sim). Como? (maior divulgação nos meios de comunicação de massa, atraindo mais praticantes).
http://www.ubuia.com/index_arquivos/Page1727.htm
http://www.youtube.com/user/masugiyama
http://www.go-bugei.com.br/home/secao.asp?id_secao=263
Utilizar o vídeo abaixo para a seleção dos movimentos de "mãos livres" que embasarão a atividade 2:
http://www.metacafe.com/watch/304947/martial_arts_kaze_no_ryu_bugei_brasil_kenjutsu_aikijujutsu_j/
http://www.youtube.com/user/masugiyama#p/u/40/9sQB8DhZ6rY
Utilizar o vídeo abaixo para a seleção dos movimentos com armas que embasarão a atividade 3:
http://www.metacafe.com/watch/304947/martial_arts_kaze_no_ryu_bugei_brasil_kenjutsu_aikijujutsu_j/
http://www.youtube.com/user/masugiyama#p/u/3/mUTtLVlOWYw
Acessos em 12/12/10.
Pedir aos alunos que façam um texto sintetizando o que aprenderam sobre o Bugei nesta aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!