Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Caderno de Histórias: literatura e criatividade

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Despertar o gosto pela leitura;

§         Trabalhar com a literatura infantil;

§         Desenvolver a criatividade e a expressividade;

§         Criar hábitos de leitura;

§         Formar-se como um pequeno leitor;

Duração das atividades
Atividade Permanente. Todos os dias são gastos de 05 a 10 minutos em sua leitura.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Embora essa aula esteja destinada à Educação Infantil (2 a 5 anos) ela poderá ser desenvolvida nas séries iniciais do ensino fundamental apenas adaptando as histórias a serem lidas e ouvidas.

Atividade número 1:

Professor/a, leve para a sala uma história de sua escolha a sugestão dessa aula é a história clássica dos contos de fadas “Branca de Neve e os Sete anões”. Leve o livro e com as crianças em roda conte a história de um jeito lúdico e prazeroso.

Você pode envolver as crianças na história e pedir que imitem os personagens na medida em que a leitura for sendo feita. Proponha um registro da história pedindo que desenhem a parte da história que mais gostaram. Exponha os trabalhos no mural da sala.

Atividade número 2:

Combine com as crianças a criação de um espaço diário para a leitura de histórias. Ou seja, institua a Roda de Leitura. As rodas de leitura podem promover diariamente a imaginação, a criatividade o desenvolvimento integral das crianças. Professor/a é importante que você prepare a história com antecedência, saiba o conteúdo das histórias a serem lidas e estude a leitura antes de ler para as crianças isso é fundamental para que elas tenham o gosto pela leitura. É nesta hora que elas estarão sendo incentivadas a ler livros e buscar neles o mesmo significado da leitura que o professor fez para elas.  

Imagem retirada do site : http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com/2010/06/nossas-criancas-tem-direito-desenvolver.html . Acesso em 10/12/2010.   

 No site abaixo você pode entender melhor a função da literatura na Educação Infantil e sua contribuição na formação das crianças: http://aprendeminas.blogspot.com/2010/04/momento-roda-de-leitura.html Acesso em 10/12/2010.   

Atividade número 3:

Professor/a para estimular mais ainda o gosto pela leitura crie com as crianças um caderno que acompanhará a turma por todo o ano. É o “Caderno de Histórias” da turminha. A capa de identificação desse caderno pode ser organizada com ilustrações das próprias crianças ou utilizando sua criatividade. 

     

Caderno de Histórias do acervo da autora. Ano letivo de 2010.

A utilização do caderno pode se dar da seguinte forma: a cada dia uma criança escolhe um livro na biblioteca da sala de aula e leva para casa junto com o caderno de histórias. A criança lê o livro com a ajuda de um adulto e faz o registro que está sendo pedido no caderno. Para estimular e diversificar esse registro você professor/a, pode propor que a criança observe diferentes aspectos da obra, dentre eles quem é o autor, quem é o ilustrador, qual é o título da história, quem é o personagem principal, qual a parte da história que ela mais gostou, você ainda pode sugerir que a criança crie outro título para a história ou mude o final, dentre outras possibilidades. Para os registro pode utilizar diferentes linguagens, colagem, pintura, escrita, desenho, recorte e colagens de letras para formar palavras e imagens que ilustrem a história lida etc. Esse trabalho é muito rico e promove o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, o gosto pela leitura e conseqüentemente a formação de um leitor.

Recursos Complementares

Saiba um pouco mais sobre a literatura infantil no endereço abaixo: http://www.graudez.com.br/litinf/origens.htm   

Conheça também “A importância do Saber Contar Histórias na Educação Infantil” no endereço http://www.scribd.com/doc/6836020/a-importancia-de-saber-contar-historias-na-educacao-infantil     

Outras possibilidades de trabalho com a literatura infantil podem ser vistas no endereço:   http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com/2010/06/nossas-criancas-tem-direito-desenvolver.html    

Avaliação

Devemos levar em conta que a escola é um lugar privilegiado para garantir muito contato com os livros e que infelizmente, o contato de nossas crianças com esses materiais ainda está longe de atender a esse quesito. Por isso observe e avalie o ano todo se as crianças desenvolveram o gosto pela leitura, se conseguiram se expressar oralmente e aproveitar as oportunidades de ouvir e contar histórias para criar e se desenvolver o gosto pela leitura. Como é um trabalho em parceria com a família troque idéias com os responsáveis por seus alunos sempre que perceber necessidade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • janete, E.M.Rui Barbosa , Minas Gerais - disse:
    janetegsousa@gmail.com

    27/05/2014

    Cinco estrelas

    Adorei esse trabalho com certeza melhorarei muito minha prática através dessas dicas.


  • Lilian, E.M.José Pereira da Rosa , Mato Grosso do Sul - disse:
    lilian-perdomo@hotmail.com

    29/02/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.