11/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
§ Despertar o gosto pela leitura;
§ Trabalhar com a literatura infantil;
§ Desenvolver a criatividade e a expressividade;
§ Criar hábitos de leitura;
§ Formar-se como um pequeno leitor;
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Embora essa aula esteja destinada à Educação Infantil (2 a 5 anos) ela poderá ser desenvolvida nas séries iniciais do ensino fundamental apenas adaptando as histórias a serem lidas e ouvidas.
Atividade número 1:
Professor/a, leve para a sala uma história de sua escolha a sugestão dessa aula é a história clássica dos contos de fadas “Branca de Neve e os Sete anões”. Leve o livro e com as crianças em roda conte a história de um jeito lúdico e prazeroso.
Você pode envolver as crianças na história e pedir que imitem os personagens na medida em que a leitura for sendo feita. Proponha um registro da história pedindo que desenhem a parte da história que mais gostaram. Exponha os trabalhos no mural da sala.
Atividade número 2:
Combine com as crianças a criação de um espaço diário para a leitura de histórias. Ou seja, institua a Roda de Leitura. As rodas de leitura podem promover diariamente a imaginação, a criatividade o desenvolvimento integral das crianças. Professor/a é importante que você prepare a história com antecedência, saiba o conteúdo das histórias a serem lidas e estude a leitura antes de ler para as crianças isso é fundamental para que elas tenham o gosto pela leitura. É nesta hora que elas estarão sendo incentivadas a ler livros e buscar neles o mesmo significado da leitura que o professor fez para elas.
Imagem retirada do site : http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com/2010/06/nossas-criancas-tem-direito-desenvolver.html . Acesso em 10/12/2010.
No site abaixo você pode entender melhor a função da literatura na Educação Infantil e sua contribuição na formação das crianças: http://aprendeminas.blogspot.com/2010/04/momento-roda-de-leitura.html Acesso em 10/12/2010.
Atividade número 3:
Professor/a para estimular mais ainda o gosto pela leitura crie com as crianças um caderno que acompanhará a turma por todo o ano. É o “Caderno de Histórias” da turminha. A capa de identificação desse caderno pode ser organizada com ilustrações das próprias crianças ou utilizando sua criatividade.
Caderno de Histórias do acervo da autora. Ano letivo de 2010.
A utilização do caderno pode se dar da seguinte forma: a cada dia uma criança escolhe um livro na biblioteca da sala de aula e leva para casa junto com o caderno de histórias. A criança lê o livro com a ajuda de um adulto e faz o registro que está sendo pedido no caderno. Para estimular e diversificar esse registro você professor/a, pode propor que a criança observe diferentes aspectos da obra, dentre eles quem é o autor, quem é o ilustrador, qual é o título da história, quem é o personagem principal, qual a parte da história que ela mais gostou, você ainda pode sugerir que a criança crie outro título para a história ou mude o final, dentre outras possibilidades. Para os registro pode utilizar diferentes linguagens, colagem, pintura, escrita, desenho, recorte e colagens de letras para formar palavras e imagens que ilustrem a história lida etc. Esse trabalho é muito rico e promove o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, o gosto pela leitura e conseqüentemente a formação de um leitor.
Saiba um pouco mais sobre a literatura infantil no endereço abaixo: http://www.graudez.com.br/litinf/origens.htm
Conheça também “A importância do Saber Contar Histórias na Educação Infantil” no endereço http://www.scribd.com/doc/6836020/a-importancia-de-saber-contar-historias-na-educacao-infantil
Outras possibilidades de trabalho com a literatura infantil podem ser vistas no endereço: http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com/2010/06/nossas-criancas-tem-direito-desenvolver.html
Devemos levar em conta que a escola é um lugar privilegiado para garantir muito contato com os livros e que infelizmente, o contato de nossas crianças com esses materiais ainda está longe de atender a esse quesito. Por isso observe e avalie o ano todo se as crianças desenvolveram o gosto pela leitura, se conseguiram se expressar oralmente e aproveitar as oportunidades de ouvir e contar histórias para criar e se desenvolver o gosto pela leitura. Como é um trabalho em parceria com a família troque idéias com os responsáveis por seus alunos sempre que perceber necessidade.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/05/2014
Cinco estrelasAdorei esse trabalho com certeza melhorarei muito minha prática através dessas dicas.
29/02/2012
Quatro estrelasGostei muito da aula. Parabéns!