Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Biografia

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Maria Carolina da Silva
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os elementos organizacionais e estruturais da biografia.
  • Identificar a finalidade do gênero textual biografia.
  • Ler e interpretar biografias de pessoas conhecidas.
  • Construir biografias a partir de pesquisas e informações já conhecidas.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos serão levados a pesquisar na Internet e na biblioteca. Portanto, é bom que já dominem alguns elementos sobre como fazer pesquisas. É importante também frisar as regras sobre o uso da biblioteca.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Comece a aula perguntando para os alunos se eles conhecem a palavra biografia, se já a viram em algum lugar ou se sabem o que significa. Explique para eles que a palavra se origina de duas outras: bio (que significa vida) e grafia (que significa escrever). Assim, a biografia é um relato escrito que se faz da vida de uma pessoa.

Leia, então, para os alunos, a seguinte biografia de uma pessoa conhecida, sem revelar o nome dela. Diga que, ao final, os alunos deverão tentar adivinhar de quem é essa biografia.

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.

Diante de um novo estilo de vida, ele passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor. Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, ele tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o pai da literatura infantil no Brasil. Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. 

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.  Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.

No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato/ [adaptado] 

Espera-se que os alunos percebam que essa biografia é de Monteiro Lobato. Pergunte para eles que fato os ajudou a perceberem que se tratava da biografia desse escritor brasileiro. Questione também se havia algum fato da biografia de Lobato que não era conhecido.

Após essa interpretação oral, entregue para cada um dos alunos uma cópia da biografia e peça que respondam as seguintes questões:

  • Quando e onde Monteiro Lobato nasceu?
  • Qual foi a sua profissão antes de se tornar escritor?
  • Que fato possibilitou que ele passasse a escrever e editar livros?
  • Qual foi a primeira obra de Monteiro Lobato?
  • Por que a biografia fala que Monteiro Lobato foi o pai da literatura infantil brasileira?
  • Quais são as personagens mais importantes criadas por esse autor?
  • Além de livros infantis, que outros livros esse autor escreveu?
  • Quando Monteiro Lobato morreu?

Faça a correção das questões.

ATIVIDADE 2

Apresente para os alunos outra biografia:

Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro e seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles.

Sua infância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com apenas três anos de idade e o pai não chegou a conhecer (morreu antes de seu nascimento). Foi criada pela avó Dona Jacinta. Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias.

Formou-se professora (cursou a Escola Normal) e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro” (vários poemas de caráter simbolista). No ano de 1922, Cecília casou-se com o pintor Fernando Correia Dias. Com ele, a escritora teve três filhas.

Sua formação como professora e interesse pela educação levou-a a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro no ano de 1934. Escreveu várias obras na área de literatura infantil como, por exemplo, “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “Sonhos de menina”, “O menino azul”, entre outros. Estes poemas infantis são marcados pela musicalidade (uma das principais características de sua poesia).

O marido suicidou-se em 1936, após vários anos de sofrimento por depressão. O novo casamento de Cecília aconteceu somente em 1940, quando conheceu o engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira.   No ano de 1939, Cecília publicou o livro Viagem. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

Cecília faleceu em sua cidade natal no dia 9 de novembro de 1964.

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/biografias/cecilia_meireles.htm [adaptado]

Uma biografia da autora também pode ser encontrada em vídeo no link: http://www.youtube.com/watch?v=wtXFOKumu5c

Faça a leitura do texto com os alunos ou discuta o vídeo e peça que eles construam uma “linha do tempo” com as principais informações sobre a vida de Cecília Meireles. Nessa linha do tempo, os alunos deverão colocar o ano de nascimento, de publicação do primeiro livro, do seu primeiro casamento, quando construiu a primeira biblioteca infantil brasileira, a data de seu segundo casamento e o ano em que ela morreu. Pode-se também marcar na linha do tempo os anos de cada acontecimento e pedir aos alunos que assinalem o que aconteceu naquela data. .

Após a compreensão do texto, peça que os alunos voltem à biografia anterior e procurem semelhanças entre os dois textos para assim compreender a finalidade deles. Estimule-os a perceber que os dois textos têm a mesma finalidade (informar ao leitor fatos importantes sobre a vida de alguém). Peça também que observem aspectos como o modo como os textos começam, as informações que são comuns aos dois (como ano de nascimento e, se for o caso, de morte, profissões exercidas pela pessoa, área em que se destacou). Mostre também que esses textos falam um pouco do contexto histórico em que aquela pessoa estava inserida.

Construa com os alunos um texto que sintetize as principais características da biografia, com base na comparação dos dois textos lidos.

ATIVIDADE 3

Agora que os alunos já compreenderam as características da biografia, incentive-os a produzir um texto desse gênero. Separe os alunos em grupos e peça que eles decidam qual vai ser a pessoa sobre a qual escreverão a biografia. Destaque que a pesquisa poderá ser sobre algum artista famoso, escritor, cantor, inventor, atleta ou até mesmo alguém da escola (como o diretor ou algum professor).

Após a escolha, entregue para cada grupo uma folha dividida em duas colunas. Na primeira, eles deverão escrever o que já sabem sobre aquela pessoa. Na segunda, o que gostariam de saber. Essas perguntas servirão de roteiro para que os alunos realizem a pesquisa sobre a pessoa. Certifique-se de que nesse roteiro estarão informações importantes para a construção de uma biografia, tais como local e data de nascimento, nome completo, principais eventos da vida do biografado, profissões exercidas, principal talento, entre outras.

Quando todos os grupos tiverem construído seus roteiros, deverá ser realizada uma pesquisa sobre o assunto. A pesquisa pode ser feita em livros presentes na biblioteca, na Internet, caso a escola tenha acesso a esse recurso, ou até mesmo com entrevistas, se o biografado estiver próximo dos alunos. Em todos os casos, oriente os alunos sobre os procedimentos que devem ser adotados em pesquisas. Registre que a pesquisa não é somente copiar os dados, mas entendê-los, para que esses dados possam ser usados posteriormente.

ATIVIDADE 4

Coletados os dados, chegou a hora da escrita. Auxilie os alunos no processo de escrita da biografia. Sugira que, primeiro, coloquem os dados em ordem cronológica (ou seja, o que aconteceu primeiro, o que houve logo em seguida). Para isso, pode ser usada novamente a linha do tempo. Depois, sugira que vejam como as duas biografias estudadas se iniciam. A partir daí, vá acompanhando o processo de escrita, ajudando os alunos a garantirem clareza e coerência no texto. Peça que o texto seja lido por todos os membros do grupo para realizar as correções necessárias.

ATIVIDADE 5

Para finalizar, cada grupo deverá montar um cartaz com as principais informações sobre a pessoa biografada. Em seguida, as biografias construídas deverão ser apresentadas oralmente para a sala. Os demais colegas podem fazer perguntas a respeito da biografia e, inclusive, apontar outros aspectos que o grupo poderia ter acrescentado na biografia produzida.

Recursos Complementares

O site abaixo traz outras biografias que poderão substituir as duas utilizadas nessa aula:

http://www.releituras.com/biografias.asp

Outras sugestões sobre como trabalhar com biografias podem ser lidas em:

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/projeto-biografias-e-autobiografias-426186.shtml 

Avaliação

Os alunos serão avaliados tanto pelo seu envolvimento no trabalho como pela compreensão que tiveram do tema. Assim, o professor pode avaliar as interpretações que foram feitas das biografias. Pode ser avaliada também a produção das biografias. Por meio delas, será possível perceber se os alunos entenderam o que é esse gênero e se são capazes de produzi-lo. Esteja atento também ao modo como a pesquisa foi realizada para ver se os alunos conseguem compreender como se realiza uma pesquisa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 1/7 - 14.29%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Catia Regina Bernardes Fernandes, Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro , Santa Catarina - disse:
    catia.pmf@gmail.com

    05/08/2015

    Cinco estrelas

    A sequência didática apresentada nesse planejamento é interessante e motivadora, acredito que ao aplicá-la alcançarei o meu objetivo, que é discutir com os estudantes do 4º ano sobre o gênero biografia.


  • Rosana R. Ribeiro Alves, Colégio Visão , Goiás - disse:
    rosanarodrigues_32@hotmail.com

    17/05/2014

    Cinco estrelas

    Excelente aula.


  • Sonia, UEB JOÃO DE SOUZA GUIMARÃES-ANEXO , Maranhão - disse:
    smcoqueiro@hotmail.com

    17/02/2014

    Cinco estrelas

    Gostei das sugestões apresentadas e vou adaptá-las aos meus alunos.


  • Arleide Costa, Escola Jose Nonato de Oliveira , Pernambuco - disse:
    arleidecosta02@gmail.com.br

    22/05/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito deste trabalho, pois estou trabalhando biografia com meus alunos e foi de muita utilidade esta página para mim, obrigada.


  • Sérgio Gouveia, associação educacional prudentina , São Paulo - disse:
    atividadesagouveiajr@gmail.com

    03/12/2012

    Uma estrela

    Não vi bom uso dos recursos tecnológicos nesse plano de aula.


  • Deise Márcia de Almeida Monteiro, E. M. Antônio Hermenegildo Paiva , Minas Gerais - disse:
    deise.monteiro@yahoo.com.br

    08/08/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Sua aula será de excelente apoio para adaptação em minha aula com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.


  • Djane Ferraz, Colégio Adventista , Bahia - disse:
    djane_ferraz@hotmail.com

    02/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula, utilizarei, com as devidas adaptações, com meus alunos da 6ª série. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.