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Brincando com cadeiras, bastões, plinto e colchão

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Brincar com materiais diferentes;

Criar novas brincadeiras;         

 Diferentes tipos de locomoção rápida (frente, costas, lateral);

Identificar as capacidades físicas, equilíbrio, força, resistência e coordenação motora através das brincadeiras.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Brincando com cadeiras, bastões, plinto e colchão

AULA 1

ATIVIDADE I

Dança das Cadeiras

O professor  precisará ter uma cadeira a menos do número de alunos que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 8 alunos, deve-se ter 7 cadeiras. Coloca-se uma música, e os alunos andam em volta de cadeiras, quando a música parar é só correr e tentar sentar, se não conseguir, sai da brincadeira. Conforme os alunos vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 8 alunos e 7 cadeiras, assim que o primeiro aluno sair tira-se mais uma cadeira, ficando 7 alunos e 6 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e um vencedor.

ATIVIDADE II

Material: um bastão de mais ou menos um metro de comprimento.

Todos os alunos, exceto um, que será escolhido aleatoriamente, formarão um círculo de aproximadamente seis metros de diâmetro. O aluno que não entrou na composição do círculo, deverá ficar no centro, segurando o bastão, que terá um de seus extremos apoiados no solo.

O jogo começa quando o jogador do centro diz o nome de um dos componentes do círculo e, ao mesmo tempo, solta o bastão. O aluno citado deve correr ao centro e pegar o bastão antes que ele caia no chão. Se conseguir, será o "bastoneiro", caso fracasse, voltará ao seu lugar. O aluno do centro não poderá chamar o perdedor novamente, antes que todos os demais tenham jogado.

Vencerá a partida o aluno que conseguir ficar mais tempo no meio do círculo.

AULA 2

ATIVIDADE I

JOGO DA CADEIRA VAZIA

1 – O professor colocará uma cadeira a mais que o número de participantes da brincadeira.

2– Todos os alunos receberão um número.

3 – O aluno sentado à esquerda da cadeira vazia inicia, dizendo: “A cadeira da minha direita está vazia para o número tal”, e chama por um número que corresponde a um aluno presente.

4 – O aluno com o número que acaba de ser chamado levanta-se imediatamente e vai sentar-se na cadeira vazia.

5 – Ao levantar-se, o aluno sentado à sua esquerda continua o brinquedo, dizendo: “A cadeira de minha direita está vazia para o número tal”, chamando outro número, podendo ser o número do aluno que acaba de levantar-se.

6 – O professor anotará os nomes dos alunos distraídos ou que interromperem a continuidade da brincadeira.

7 – Enquanto houver interesse prossegue o jogo.

8 – Finalmente, o professor dirá os nomes das pessoas que estiverem distraídas, que deverão pagar uma prenda. 

ATIVIDADE II

TACOBOL

Material: uma lata ou garrafa plástica

O professor dividirá a turma em duplas. Dentro de um círculo, um aluno com um taco de madeira ou bastão e outro aluno com uma bola de meia. Cada aluno terá direito a 5 arremessos a uma distância de 4 metros. Quem conseguir fazer 15 pontos primeiro (cada lata que se derruba vale um ponto) ganha o jogo.

ATIVIDADE III

Dividir a turma em grupos de quatro alunos. Os alunos deverão equilibrar uma ou até 3 bolas em cima do colchão, carregando o colchão seguro pelas pontas até um cone e retornar. Se a bola cair, todos têm que largar o colchão, até que a bola seja reposta sobre o colchão.

AULA 3

ATIVIDADE I

Espalhar pela quadra os pedaços de 3 plintos desmontados e dividir os alunos em três equipes de 3 a 5 integrantes, que deverão estar do lado de fora da quadra. Ao apito do professor cada equipe deverá achar os pedaços certos de um plinto montá-lo corretamente em um ponto fora da quadra. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.

ATIVIDADE II

Com um plinto regulado para a altura dos alunos, um a um deve vir correndo, bater as mãos no plinto e saltá-lo com as pernas afastadas.

ATIVIDADE III

Dividir a turma em grupos de cinco alunos e com uma cadeira para cada grupo. Marcar uma distância de 8 metros com um cone ou uma cadeira. Um aluno deve ser carregado pelos outros 4 alunos e sentado na cadeira. A cada volta o grupo vencedor ganha um ponto e, após os cinco terem sido carregados, somam-se os pontos e determina-se a equipe vencedora.

Recursos Complementares
Avaliação

Identificar as dificuldades encontradas ns execuções dos deslocamentos;

Apontar porque determinadas execuções são mais difícieis que outras;

Identificar as habilidades motoras desenvolvidas nas atividades.

Os alunos gostaram de brincar com materiais diferentes;

Conseguiram criar novas brincadeiras;           

Os alunos sentiram dificuldades em executar diferentes tipos de locomoção (rápida, frente, costas, lateral).

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