21/01/2011
Jose Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Brincar com materiais diferentes;
Criar novas brincadeiras;
Diferentes tipos de locomoção rápida (frente, costas, lateral);
Identificar as capacidades físicas, equilíbrio, força, resistência e coordenação motora através das brincadeiras.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Brincando com cadeiras, bastões, plinto e colchão
AULA 1
ATIVIDADE I
Dança das Cadeiras
O professor precisará ter uma cadeira a menos do número de alunos que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 8 alunos, deve-se ter 7 cadeiras. Coloca-se uma música, e os alunos andam em volta de cadeiras, quando a música parar é só correr e tentar sentar, se não conseguir, sai da brincadeira. Conforme os alunos vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 8 alunos e 7 cadeiras, assim que o primeiro aluno sair tira-se mais uma cadeira, ficando 7 alunos e 6 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e um vencedor.
ATIVIDADE II
Material: um bastão de mais ou menos um metro de comprimento.
Todos os alunos, exceto um, que será escolhido aleatoriamente, formarão um círculo de aproximadamente seis metros de diâmetro. O aluno que não entrou na composição do círculo, deverá ficar no centro, segurando o bastão, que terá um de seus extremos apoiados no solo.
O jogo começa quando o jogador do centro diz o nome de um dos componentes do círculo e, ao mesmo tempo, solta o bastão. O aluno citado deve correr ao centro e pegar o bastão antes que ele caia no chão. Se conseguir, será o "bastoneiro", caso fracasse, voltará ao seu lugar. O aluno do centro não poderá chamar o perdedor novamente, antes que todos os demais tenham jogado.
Vencerá a partida o aluno que conseguir ficar mais tempo no meio do círculo.
AULA 2
ATIVIDADE I
JOGO DA CADEIRA VAZIA
1 – O professor colocará uma cadeira a mais que o número de participantes da brincadeira.
2– Todos os alunos receberão um número.
3 – O aluno sentado à esquerda da cadeira vazia inicia, dizendo: “A cadeira da minha direita está vazia para o número tal”, e chama por um número que corresponde a um aluno presente.
4 – O aluno com o número que acaba de ser chamado levanta-se imediatamente e vai sentar-se na cadeira vazia.
5 – Ao levantar-se, o aluno sentado à sua esquerda continua o brinquedo, dizendo: “A cadeira de minha direita está vazia para o número tal”, chamando outro número, podendo ser o número do aluno que acaba de levantar-se.
6 – O professor anotará os nomes dos alunos distraídos ou que interromperem a continuidade da brincadeira.
7 – Enquanto houver interesse prossegue o jogo.
8 – Finalmente, o professor dirá os nomes das pessoas que estiverem distraídas, que deverão pagar uma prenda.
ATIVIDADE II
TACOBOL
Material: uma lata ou garrafa plástica
O professor dividirá a turma em duplas. Dentro de um círculo, um aluno com um taco de madeira ou bastão e outro aluno com uma bola de meia. Cada aluno terá direito a 5 arremessos a uma distância de 4 metros. Quem conseguir fazer 15 pontos primeiro (cada lata que se derruba vale um ponto) ganha o jogo.
ATIVIDADE III
Dividir a turma em grupos de quatro alunos. Os alunos deverão equilibrar uma ou até 3 bolas em cima do colchão, carregando o colchão seguro pelas pontas até um cone e retornar. Se a bola cair, todos têm que largar o colchão, até que a bola seja reposta sobre o colchão.
AULA 3
ATIVIDADE I
Espalhar pela quadra os pedaços de 3 plintos desmontados e dividir os alunos em três equipes de 3 a 5 integrantes, que deverão estar do lado de fora da quadra. Ao apito do professor cada equipe deverá achar os pedaços certos de um plinto montá-lo corretamente em um ponto fora da quadra. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.
ATIVIDADE II
Com um plinto regulado para a altura dos alunos, um a um deve vir correndo, bater as mãos no plinto e saltá-lo com as pernas afastadas.
ATIVIDADE III
Dividir a turma em grupos de cinco alunos e com uma cadeira para cada grupo. Marcar uma distância de 8 metros com um cone ou uma cadeira. Um aluno deve ser carregado pelos outros 4 alunos e sentado na cadeira. A cada volta o grupo vencedor ganha um ponto e, após os cinco terem sido carregados, somam-se os pontos e determina-se a equipe vencedora.
Identificar as dificuldades encontradas ns execuções dos deslocamentos;
Apontar porque determinadas execuções são mais difícieis que outras;
Identificar as habilidades motoras desenvolvidas nas atividades.
Os alunos gostaram de brincar com materiais diferentes;
Conseguiram criar novas brincadeiras;
Os alunos sentiram dificuldades em executar diferentes tipos de locomoção (rápida, frente, costas, lateral).
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