Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que fazer com o lixo?

 

05/01/2011

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar a coleta seletiva e a reciclagem de materiais como a solução para a redução do volume do lixo;

Contribuir para que materiais utilizados em casa e na escola possam ser reutilizados e ou reciclados praticando a coleta seletiva;

Produzir cartazes para divulgar na escola e comunidade sobre ações desejáveis na produção e destino do lixo;

Confeccionar papel reciclado

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Vários momentos, da prática pedagógica em sala de aula, vêm sendo destinados às atividades relativas a atitudes que contribuam para a melhoria do ambiente. As atividades propostas, na maioria das vezes, envolvem a valorização de atitudes individuais do aluno atribuindo a ele a responsabilidade de preservar o planeta e promover um desenvolvimento sustentável.   

Os PCNs propõem a discussão dos assuntos relativos ao meio ambiente como tema transversal, por seu caráter interdisciplinar, e lista como capacidades que devem ser adquiridas pelos alunos:   

.Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;

.Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;

.Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto global; entre outras.

Temos questionado sobre a necessidade de rever nossa maneira de relacionarmos com o ambiente, reduzindo a produção de lixo, estimulando a reciclagem e reutilização de materiais, buscando novas alternativas que minimizem os impactos ambientais conseqüentes da produção excessiva de lixo não degradável. Para isso, percebemos que a educação ambiental deve constituir-se em um processo contínuo de responsabilidade de todos.  

Leia os textos abaixo e informe-se um pouco mais sobre o assunto.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SamHv6xq19I/AAAAAAAADQM/vEZWWvRU-Kg/s1600-h/lixo+04.JPG  - consultado em dezembro de 2010. 

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SamHv6xq19I/AAAAAAAADQM/vEZWWvRU-Kg/s1600-h/lixo+04.JPG   - consultado em dezembro de 2010. 

Estratégia:   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:   

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias sobre o que é lixo, estratégias que ajudam a reduzir o lixo e questões ambientais relacionadas com o lixo; reflexão sobre a relação entre lixo e qualidade de vida e a importância da reutilização e reciclagem; por meio das atividades desenvolvidas para explorar o assunto da aula.   

Como o professor irá ativar esse processo:   

Levantando situações – problema em que os alunos serão estimulados a emitir suas ideias sobre o que é lixo, buscando estabelecer relação entre o que é lixo de fato e o que é desperdício, e a importância da coleta seletiva para a reciclagem e reutilização do lixo. Através das discussões e atividades desenvolvidas esperamos contribuir para a construção dos conhecimentos e sistematização do estudo.

Atividade 1   

Nesse primeiro momento propomos uma atividade com vídeos para sensibilização dos alunos em relação ao tema proposto. São vídeos de curta duração que tem por objetivo alimentar as discussões. Outras sugestões podem ser encontradas na internet sobre os mesmos temas, lixo e reciclagem.   

http://www.youtube.com/watch?v=kTpT2oXcI_A&feature=relate – Sujismundo e Lixelle – consultado em dezembro de 2010.   

http://www.youtube.com/watch?v=zw5eQlr2zAs&feature=related  - Sujismundo é astro em campanha de limpeza – consultado em dezembro de 2010.   

http://www.youtube.com/watch?v=mVnX2ZGlo3k – Tá limpo! – consultado em dezembro de 2010.    

Ao final da exibição dos vídeos organize os alunos em semicírculo para que comentem o que assistiram.

Sugestão de diálogo:

. Onde você mora tem coleta diária de lixo?

. A coleta é seletiva ou convencional?

. Você acredita que uma campanha de limpeza, onde você mora poderia sensibilizar as pessoas sobre a importância de manter a cidade limpa?

. Como vocês podem agir para sensibilizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva?

Ante do quadro giz as sugestões das crianças e os comentários que podem ajudá-los na confecção de cartazes de campanha de limpeza e coleta seletiva.

Atividade 2  

Na parte introdutória dessa aula, você encontra três textos que falam o que é lixo, tipos de lixo, o que pode ser feito para reduzir o lixo e em que consiste a coleta seletiva. Reproduza esse material. Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, e distribua o material entre os grupos.

Cada grupo deve selecionar o que considera mais importante no material e confeccionar um cartaz, indicando as informações que devem ser colocadas.

Os grupos apresentam as sugestões dos cartazes antes de confeccioná-los, de modo a evitar informações repetidas.

Selecionados os conteúdos dos cartazes, cada grupo vai fazer o seu cartaz, usando de preferência materiais recicláveis como papelão de embalagens, recortes de revistas velhas para ilustrar, por exemplo.

Os cartazes devem ser expostos nas áreas de circulação da escola.

Atividade 3   

Esta é uma atividade de investigação. Oriente os alunos sobre como proceder para obter as informações necessárias. Procure saber com o serviço de limpeza urbana, a quantidade de lixo recolhida em uma semana em sua cidade ou em seu bairro.

.  Como esse lixo tem sido reaproveitado?

.  Qual o destino que se dá ao lixo recolhido?

.  Existe um projeto de coleta seletiva na cidade?

.  Qual a relação que existe entre lixo e poluição do ar?

.  Como a poluição interfere na qualidade do ar?

Nas cidades cada pessoa produz em média 750 g de lixo por dia. Leve esse dado em consideração quando discutir com a turma as informações que coletaram.

Discuta com eles algumas possibilidades de conduta em relação ao lixo: o tratamento dado ao lixo é de responsabilidade das prefeituras. Ele pode ser reaproveitado com a construção de biodigestores nos aterros sanitários, pode ser usado para compostagem (técnica que permite transformar o lixo orgânico em adubo), encaminhar materiais para a reciclagem entre outras.

Muitas vezes o lixo é jogado em terrenos baldios, depositados em lixões a céu aberto, em córregos e rios, ou incinerados. Dessa forma poluem o solo, a água e o ar. Ao lançar na atmosfera materiais poluentes, como gases tóxicos, a poluição altera a composição química do ar, comprometendo sua qualidade.  

Atividade 4  

Esta é uma atividade que tem um cunho educativo bastante significativo, além de ser muito interessante. Sugerimos que ao realizá-la, seja feito um  planejamento prévio, orientando os alunos sobre o uso de um avental, a necessidade de que os papéis a serem reciclados estejam limpos, o cuidado para não sujar a mesa e protegê-la com um forro e de não utilizar livros ou revistas que ainda possam ser usados para leitura. A tela é a mesma  empregada em serigrafia e o seu tamanho é proporcional ao da bacia em que será preparada a massa de papel. Verifique se algum pai de aluno é marceneiro e se pode ensinar e ajudar na confecção da tela. Ligue você mesmo o liquidificador, prevenindo que as crianças corram algum risco. Se for possível, realize a atividade previamente para que tenha mais segurança ao desenvolvê-la com os alunos.

Em turma: reciclando papéis

Material: papel usado, como jornal, revistas velhas; bacia grande; água; liquidificador; duas molduras, uma com e outra sem tela de náilon; cola branca (uma colher de café para um litro de água).

Ilustrador: Ideraldo Simões

Proponha que usem o papel reciclado na confecção de cartões. Escrevam uma mensagem falando da importância de se preservar os recursos da natureza. Enviem os cartões para pessoas de seu convívio.  

Recursos Complementares

Sugerimos outros vídeos a título de enriquecimento da aula. Se achar adeguado exiba-os para os alunos e promova um debate com a turma.

http://www.youtube.com/watch?v=cp46VOyrW_k – Lixo responsabilidade de todos II – consultado em dezembro de 2010.   

http://www.youtube.com/watch?v=-XCa1C7RB9E&feature=related – Povo desenvolvido é povo limpo – consultado em dezembro de 2010.   

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante o trabalho desenvolvido, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula, o seu envolvimento e participação nas diferentes atividades realizadas e a maneira como relaciona com os colegas. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Oriente os alunos para que não coloquem as mãos no lixo sem proteção, como luvas descartáveis ou mesmo um saco plástico. Esclareça que o lixo é um ambiente propício ao desenvolvimento de microrganismos causadores de doenças e foco de contaminação. Destaque a importância da coleta seletiva, da necessidade de separar o que pode ser reciclado ou reutilizado e do papel de cada um de nós nesse trabalho. Relacione a produção do lixo à contaminação do ar, do solo e das águas quando descartado de forma indevida.

Peça-lhes que observe e registre sobre o lixo produzido em sua casa.

Ø  Quais os materiais encontrados no lixo?

Ø  Existe desperdício em sua casa? Por quê?

Ø  Será que tudo o que jogamos no lixo é de fato inútil?

Ø  O que você não jogaria no lixo se não fosse fácil de substituir?

Os materiais que a natureza consegue transformar são chamados degradáveis ou biodegradáveis.

Os materiais não degradáveis são aqueles que o ser humano inventou e, que a natureza não consegue transformar.

Classifique os materiais que geralmente jogamos no lixo em materiais degradáveis (biodegradáveis) ou não degradáveis.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.