Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Plantando uma horta: oportunizando ações para proteger o meio ambiente

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Utilizar os canteiros vazios da escola para plantar;

§          Compreender todo o processo necessário para que o plantio seja feito corretamente;

§         Plantar sementes na horta da escola;

§         Perceber a ação de plantar como possibilidade de melhorar a qualidade de vida para todos a sua volta.

Duração das atividades
6 horas aulas inicialmente, mas depois serão necessários um tempo permanente de cuidado com a horta.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a tenha em mente que as hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado promovem oportunidades riquíssimas de aprendizado para nossos pequenos. Assim essa proposta pode ser desenvolvida em diferentes níveis de ensino desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.  

Atividade Número 1: uma aula de 50 minutos

Convide as crianças para juntos formarem uma horta na escola. Instigue a curiosidade de todos por meio de diferentes recursos. Uma sugestão é o vídeo “Educação Ambiental: horta de saberes e sabores”.

Esse vídeo pode ser encontrado no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=N9fGoJ4D5mQ.  

Depois do vídeo proponha um diálogo entre o grupo. Sugestões para o debate:   

O que as crianças do vídeo estavam fazendo?

Vocês já plantaram uma horta?

Gostam dessa idéia?

Que tal se plantarmos uma em nossa escola?

Todos topam?   

Vá organizando as falas e construindo uma idéia coletiva de resposta às questões conduzindo o grupo para a escolha. Com certeza todos irão aceitar a proposta uma vez que as crianças gostam muito desse movimento com a natureza.

Atividade número 2: uma aula de 50 minutos

Depois da decisão em se plantar uma horta, leve as crianças para um passeio pelo pátio da escola a fim de identificar qual o local mais adequado para o plantio da horta. Promova então a escolha e o reconhecimento do espaço em que será feito o plantio.

Nesta etapa, você professor/a deve aproveitar para conversar com os alunos, abordando questões como:     

O QUE É UMA HORTA?

PARA QUE SERVE E O QUE PODEMOS PLANTAR NELA?

Construa um registro individual contendo as hipóteses do grupo sobre essas questões. Esse registro pode ser em forma de desenho ou outro recurso de sua escolha.

Envie uma atividade de casa para que as crianças possam socializar com a família o processo que estão vivendo na escola. Nessa atividade explique de forma resumida o objetivo da proposta e peça que os adultos ajudem as crianças a descobrirem os passos para se plantar uma horta. É fundamental envolver as famílias no trabalho com as crianças, pois assim os conhecimentos adquiridos na escola vão sendo reforçados pela família.

Atividade número 3: Uma aula de 50 minutos

Organize as atividades trazidas pelas crianças de forma que os conteúdos trazidos por todas sejam aproveitados. Monte com as crianças um mural com as descobertas feitas.

O título do mural pode ser: O QUE É UMA HORTA? Dessa forma as crianças terão sempre a oportunidade de consultar o mural durante o processo.     

Atividade número 4: Duas aulas de 50 minutos

Agora chegou a hora de decidir o quer plantar e descobrir como plantar. Leve algumas sugestões tais como alface, tomate, cenoura, rabanete, mas também ouça as sugestões que as crianças trazem, pois todas tem muito a contribuir. Para essa decisão você professor/a deve prestar atenção na escolha da maioria.  Decidido o que plantar, chegou a hora de preparar a terra. É preciso fazer uma nova pesquisa sobre o plantio. Leve as crianças à biblioteca e explore as possibilidades em como se fazer uma pesquisa. É claro que você deve fazer a seleção prévia do material para que, ao chegar lá este já esteja disponível para todos os alunos. Revistas, livros, vídeos, livros de histórias que contemplem a temática poderão ajudar na pesquisa, todos esses materiais devem ter pouco texto e muitas imagens garantindo a compreensão das crianças . Para essa seleção peça ajuda aos responsáveis pela biblioteca. Ao final da exploração do material construa um texto coletivo com as descobertas feitas pela turma.

Atividade número 5: Uma aula de 50 minutos

Na pesquisa sobre o plantio as crianças irão descobrir que precisam preparar a terra afofando-a, desmanchando os torrões que se formam e molhando-a. Vejam como é rico esse momento:

Atividade realizada em setembro de 2010. Acervo da autora.   

Atividade número 6:   

Acompanhamento do plantio: Chegado o grande dia, organize as crianças e mãos a obra. Nessa aula nossa proposta foi a plantio de sementes de cenoura:

Atividade realizada em setembro de 2010. Acervo da autora.

Depois de plantar vivemos um momento intenso de curiosidade e aprendizado. Durante o período de germinação das sementes, podem ser criadas atividades relacionadas à horta, como: visita ao minhocário, observação da germinação da semente construindo a linha do tempo, limpeza e rega dos canteiros. Também podem ser desenvolvidos trabalhos ligados ao tema "natureza".    Por meio do Projeto Horta, as crianças estudam as Ciências na prática. A vivência deste projeto é uma experiência muito rica para os alunos, instiga a curiosidade e introduz noções de Ciências Naturais desde a Educação Infantil.

.

Recursos Complementares

Professor/a faça uma pesquisa sobre como se trabalhar esse tema com seus alunos. Há muitos trabalhos desenvolvidos com esse tema, pois o mesmo é rico em possibilidades para o desenvolvimento das crianças. No sítio  http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/PROJETO%20HORTA_PPD.pdf  você encontra algumas idéias interessantes que podem ser desenvolvidas.   

Outra matéria interessante está no sítio http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/plantando-saber-467331.shtml. Essa reportagem nos estimula ainda mais nesse processo.   

Avaliação

Professor/a a avaliação deve contemplar a observação periódica do interesse das crianças, o envolvimento nas atividades propostas e a participação trazendo novidades sobre o plantio da horta. Retome seus objetivos iniciais com o trabalho e observe se as crianças compreenderam: o processo de plantio e crescimento das plantas, o processo necessário para que o plantio seja feito corretamente, diferenciação entre o plantio com sementes e com mudas. Todas essas questões devem aparecer nos diversos registros que você vai propor seja com fotos, com atividades de escrita ou desenho, com produções de textos coletivos etc.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carlos Zilton, Ifma , Piauí - disse:
    zilton1209@hotmail.com

    01/03/2016

    Cinco estrelas

    Gostei muito deste material apresentado. Vou utilizar todas as sugestões e propostas apresenta no meu trabalho de pesquisa:'Como trabalhar a educação ambiental no ensino infantil.' Muitíssimo obrigado.


  • raquel allegrussi, Emei , São Paulo - disse:
    raquelcga@gmail.com

    15/03/2014

    Quatro estrelas

    Simplesmente FANTÁSTICO esta atividade!!! Trabalho com educação infantil e estamos iniciando uma hortinha com as cças, utilizando garrafas pets e potes de sorvete. A partir desta matéria, com certeza tive mtas idéias e mais confiança e segurança para trabalhar este tema. Parabéns!!!


  • marta, Escola Especial Emílio Mudrey , Paraná - disse:
    martaschinato@hotmail.com

    06/08/2013

    Cinco estrelas

    Excelente aula!!!Parabéns!


  • Jucélia, EMEI Parma I , Mato Grosso - disse:
    juvisilegal@gmail.com

    25/02/2011

    Quatro estrelas

    Esse projeto é muito interessante, me deu idéias ótimas, espero atingir os meus objetivos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.