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ESTADOS BRASILEIROS: GÊNEROS MUSICAIS PREFERIDOS!

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Respeitar e valorizar as diferenças culturais, ampliando os conhecimentos acerca da diversidade musical brasileira.

2. Conhecer a preferência musical nos diferentes estados brasileiros.

3. Pesquisar e divulgar os gêneros musicais mais tocados em emissoras de rádio de sua cidade.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos saibam os significados dos termos: música, gêneros musicais, preconceito e discriminação. É importante também que conheçam os diferentes gêneros musicais, que tenham noções básicas de leitura, interpretação e escrita e que saibam fazer uso do dicionário para procurar o significado de palavras desconhecidas.

Estratégias e recursos da aula

Palavras iniciais:   

Professor, na aula intitulada “Diversidade musical interfere na vida das pessoas?”, sugerimos a elaboração de um projeto interdisciplinar sobre o tema Música/Diversidade Musical, com a participação dos professores das diferentes áreas de conhecimento da escola. Assim, é importante desenvolver com os alunos as atividades sugeridas na aula citada, dando continuidade com as propostas desta aula, como forma de colaborar com a execução do projeto que poderá ser desenvolvido com os alunos, a fim de ampliar os seus conhecimentos acerca do tema.  

Atividade 1:   

Diversidade musical brasileira: respeito ou preconceito?   

Inicie a aula, apresentando a letra e o vídeo referente à música “País Tropical”, disponível no link:

http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/ . A letra da música poderá ser distribuída aos alunos para que possam cantá-la.   

País Tropical 

Jorge Ben Jor

Composição: Jorge Ben Jor / Wilson Simonal   

Moro num país tropical,

abençoado por Deus

E bonito por natureza, mas que beleza

Em fevereiro (em fevereiro)

Tem carnaval (tem carnaval)

Tenho um fusca e um violão

Sou Flamengo

Tenho uma nega

Chamada Tereza

Sambaby Sambaby

Sou um menino de mentalidade mediana

Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida

Pois eu não devo nada a ninguém

Pois é, pois eu sou feliz

Muito feliz comigo mesmo

Moro num país tropical, abençoado por Deus

E bonito por natureza, mas que beleza

Em fevereiro (em fevereiro)

Tem carnaval (tem carnaval)

Tenho um fusca e um violão

Sou Flamengo

Tenho uma nega

Chamada Tereza

Sambaby Sambaby

Eu posso não ser um band leader

Pois é, mas assim mesmo lá em casa

Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam

Pois é, essa é a razão da simpatia

Do poder, do algo mais e da alegria

Sou Flamê

Tê uma nê

Chamá Terê

Sou Flamê

Tê uma nê

Chamá Terê

Do meu Brasil

Sou Flamengo

E tenho uma nega

Chamada Tereza

Sou Flamengo

E tenho uma nega

Chamada Tereza  

Depois da turma cantar e se divertir com a música, pergunte se a conheciam, o que acharam de sua letra e o que sentiram ao ouvi-la.   

Prosseguindo, pergunte: Por que o Brasil é considerado um país tropical? Vocês concordam que ele é bonito por natureza? Por quê? Podemos dizer que a diversidade cultural e musical é uma riqueza de nosso país? No Brasil, há preconceito e discriminação em relação a alguns gêneros musicais? (O professor de Música poderá colaborar com toda a discussão e o professor de Geografia explorar de forma mais detalhada com os alunos o que caracteriza a diversidade de um país tropical).   

A fim de ampliar o debate sobre o preconceito musical, apresente aos alunos as seguintes imagens para serem comentadas por eles:

Fonte: http://noeminascimentoansay.blogspot.com/2010/03/reportagem-sobre-preconceito-musical.html (Neste link encontra-se também uma reportagem sobre preconceito musical).    

Em seguida, solicite à turma que faça a leitura da afirmação abaixo, adaptada do texto “Gêneros musicais são necessários”, de Jael Soares:  

“Todas ou a maioria das músicas se encaixam dentro de um gênero musical ou recria outro. Os gêneros são como as pessoas – existem brancas, negras, mamelucas, índias, mestiças etc. Todas as etnias existem por um motivo genético e/ ou ambiental e suas existências são necessárias, para de certa forma, dentre tantas coisas, equilibrarem-se e mesclarem-se. Com os gêneros acontece da mesma forma. A diversidade genérica deve existir para que as pessoas escolham suas preferências ou mesclem gêneros para comportar seus desejos ou necessidades musicais. Assim, como mesclar etnias é importante para a diversidade populacional e, de certo modo, para a diminuição do preconceito, mesclar aspectos de gêneros musicais é importante para o aumento da diversidade cultural de um povo e a diminuição do preconceito musical”.   

Fonte: http://www.dihitt.com.br/barra/generos-musicais-sao-necessarios (Texto na íntegra).   

Na sequência, exiba também a tabela abaixo, com dados obtidos em uma pesquisa realizada pela Dra Beatriz Ilari, intitulada “Música, comportamento social e relações interpessoais”, em que foram relacionadas características pessoais a alguns gêneros musicais, como se pode observar abaixo:

 

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722006000100022&script=sci_arttext (Texto na íntegra)    

Após a leitura, incentive os alunos a discutir as ideias contidas na afirmação de Jael Soares e os dados da tabela apresentada, dizendo se concordam ou não com estas informações.   

Problematize, ainda, a discussão sobre o “preconceito musical”, lançando questões tais como: Para vocês, quais gêneros musicais sofrem mais preconceito por parte das pessoas? Por que vocês acham que isto acontece? Vocês já escutaram expressões associadas a outros gêneros musicais, como por exemplo, ao forró, rock, funk como “cachaceiro”, “maluco”, “depravado”? O que leva as pessoas a demonstrar atitudes preconceituosas em relação a alguns gêneros musicais? Ter atitude crítica é diferente de ter atitude preconceituosa em relação a letras de músicas próprias de alguns gêneros musicais? É importante desenvolver uma postura crítica e respeitosa frente a esta diversidade musical presente em nosso dia a dia? Por quê?  

Para ler mais sobre o assunto, acesse os sítios:

http://99assuntos.com/index.php/2009/07/preconceito-musical-ate-que-ponto-a-ignorancia-transcende-o-estilo-musical-proprio/   Preconceito musical: até que ponto a ignorância transcende o estilo musical próprio?  

http://www.dropmusic.com.br/index.php/colunistas/mauricio-varnum-carvalho/502-preconceito-musical  Preconceito musical    

http://www.pcg.com.br/eblack/01.htm  Hip Hop: muito se fala, pouco se conhece e o que se faz...?    

Considerando, então, a importância de valorizar e ampliar os conhecimentos acerca da diversidade musical presente em nosso país, vamos aprender um pouco mais sobre o universo dos vários gêneros musicais. Para isto, o professor deverá fazer uma leitura dialogada do texto “Estilos Musicais: Quem canta seus males espanta!” ou de partes selecionadas por ele, acessando o sítio http://www.slideshare.net/Marilia/estilos-musicais-presentation (Este momento poderá se tornar uma oportunidade rica para a troca de ideias e de informações entre alunos e professores de diferentes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Música, História, Geografia, dentre outros).    

Por fim, os alunos destacarão as informações mais relevantes para divulgá-las na escola, por meio de painéis, que poderão ser ilustrados com desenhos, gravuras, fotos e outros.     

Atividade 2   

Preferência musical nos Estados Brasileiros!   

Inicie este momento solicitando aos alunos que digam os nomes dos Estados Brasileiros e liste-os na lousa (26 Estados e o Distrito Federal).   

Em seguida, como fonte de enriquecimento e para ampliar os conhecimentos dos alunos, os professores de sala e de Geografia poderão compartilhar com a turma um vídeo que traz informações a respeito da origem dos nomes dos Estados Brasileiros, ao som de “300 anos de descobrimento” na voz de Jair Rodrigues, acessando o link

http://www.youtube.com/watch?v=1LRd5JPNBxw    

Dando continuidade, apresente aos alunos a imagem do mapa abaixo e pergunte se eles sabem ou imaginam quais os gêneros musicais preferidos nos Estados Brasileiros ou em alguns deles. Anote as suas repostas (Professor, provavelmente em sua turma, existem alunos provenientes de outros Estados Brasileiros, que trazem saberes socioculturais acerca dessas preferências musicais. Ouça o que eles têm a dizer e valorize a troca de conhecimentos entre eles).  

Fonte: http://filosofiadoconhecimento.blogspot.com/2008/05/siglas-dos-estados-brasileiros.html    

O professor de Geografia poderá explorar com a turma as siglas correspondentes aos estados, quais são as regiões brasileiras, quais estados fazem parte de cada uma delas, qual a região com maior número de estados, dentre outras possibilidades.   

Prosseguindo, proponha à turma que se divida em grupos para investigar sobre a preferência musical nos diversos Estados Brasileiros e outras curiosidades. Para isto, cada grupo poderá recorrer à imagem do mapa e escolher no máximo cinco estados, mas cuidando para que todos eles sejam pesquisados (Este é um momento propício para desenvolver com os alunos a capacidade de saber ouvir, tomar decisões, fazer escolhas, argumentar, trocar e negociar opiniões, de forma respeitosa e ética). Esta investigação poderá ser feita em bibliotecas da escola e da cidade, em Conservatórios de Músicas, no Laboratório de Informática da escola e em casa, utilizando a internet, livros, enciclopédias, revistas, fotos, pesquisas publicadas sobre o assunto, dentre outros.   

Sugestão de alguns links para pesquisa:  

http://www.suapesquisa.com/samba/  Samba e História do Samba    

http://www.slideshare.net/luzitania/sertanejo  História da música sertaneja    

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm  Forró    

http://www.forrodicumforca.com/noticias.asp?editoria=Especial&Not_ID=8819  Nordeste comemora o dia do forró    

http://www.suapesquisa.com/rap/  RAP    

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/frevo.htm    Frevo  

http://www.suapesquisa.com/reggae/    Reggae  

http://www.achetudoeregiao.com.br/ba/salvador.htm  Salvador (Ritmos musicais mais comuns...)    

http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1134  Música, ritmos e danças que retratam a Amazônia    

http://musicadobrasil.blogs.sapo.pt/216257.html  Música do Brasil - Carnaval 

Com as informações coletadas, cada grupo deverá organizar uma pasta com todo o material pesquisado referente aos gêneros musicais preferidos nos Estados Brasileiros escolhidos por eles.   

No momento de socialização da pesquisa pelos grupos, o professor deverá apresentar à turma dois cartazes: no primeiro deverá conter a lista elaborada anteriormente, com os nomes dos Estados Brasileiros e os respectivos gêneros musicais preferidos, de acordo com as opiniões dos alunos. No segundo cartaz deverão estar listados apenas os nomes dos Estados Brasileiros, com um espaço entre eles.   

Logo a seguir, com base nas pesquisas realizadas, um elemento de cada grupo deverá afixar no segundo cartaz, fichas com os gêneros musicais preferidos relativos aos Estados Brasileiros pesquisados, podendo compartilhar, de forma sucinta, outras informações que julgarem interessantes.   

Após este momento, a turma deverá comparar os dois cartazes, comentando sobre as semelhanças e diferenças entre as respostas dadas por eles e as obtidas por meio da pesquisa.   

Posteriormente, as pastas organizadas por cada grupo poderão ser colocadas em uma mesa na sala de aula, para que os alunos possam manuseá-las, a fim de conhecer outras informações/curiosidades. Em seguida, divulgá-las para a comunidade escolar expondo-as em um espaço apropriado da instituição.

Atividade 3   

No rádio, os gêneros musicais mais tocados!   

 

Fonte: http://blogdozulmira.files.wordpress.com/2010/11/radio20mania.jpg 

Esta atividade poderá ser realizada de forma integrada com os professores das seguintes áreas de conhecimento: Música, Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, dentre outros.   

Inicie distribuindo aos alunos o texto informativo abaixo, para ser lido, interpretado e discutido, com a mediação dos professores:  

O meio rádio alcança 77% dos brasileiros   

Desde a década de 40, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) mensura a audiência de rádio e oferece informações sobre o comportamento da população por meio de diversos serviços. Pioneiro em pesquisa de opinião no Brasil e na América Latina, o IBOPE foi criado em 13 de maio de 1942 por Auricelio Penteado, advogado e sócio da rádio Kosmos, de São Paulo.

A aferição da “radioaudiência”, como era denominada na década de 40, foi concebida a partir do modelo Gallup. Mensalmente pesquisadores do IBOPE abordavam 30 mil pessoas, em diferentes bairros de São Paulo, para perguntar qual rádio estavam ouvindo naquele momento. Essa metodologia existiu até 1982. A partir de 1983, as entrevistas passaram a ser por recall – metodologia na qual o entrevistador pergunta o que o entrevistado ouviu ontem e anteontem. Hoje, são realizadas mais de 400 mil entrevistas anuais, nas 11 principais regiões metropolitanas, utilizando-se desta mesma metodologia.

Considerado um dos meios mais ágeis da comunicação, o rádio alcança no Brasil 77% das pessoas, o que representa cerca de 50 milhões de ouvintes, conforme a cobertura do Target Group Index. Destaque para Fortaleza (85%), Porto Alegre (84%) e Belo Horizonte (82%).

Fonte: IBOPE Mídia – Target Group Index - Ano 10 onda 2+Ano 11 onda 1 (Fev09-Jan10).   

Quanto aos gêneros musicais mais tocados, foram obtidos os seguintes resultados:

Fonte: IBOPE Mídia – Target Group Index - Ano 10 onda 2+Ano 11 onda 1 (Fev09-Jan10)

Na opinião de Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE Mídia o meio rádio “foi, é e continuará sendo um grande companheiro das pessoas, pois além da mobilidade, ele está disponível em várias plataformas”.

Fonte: http://www.midiadados.com.br/tag/radio/  Publicado originalmente em: IBOPE, 30/09/2010 (Texto na íntegra).

Sintetizando, diga aos alunos que, de acordo com o texto apresentado, as emissoras de rádio ainda são bastante procuradas pelos ouvintes, sendo que o gênero musical mais tocado é o sertanejo seguido do gênero MPB, com uma diferença de apenas 3%.   

PESQUISANDO...   

Na sequência, os professores deverão propor aos alunos a realização de uma pesquisa em emissoras de rádio de sua cidade, a fim de conhecer os gêneros musicais mais tocados. Além disso, poderão investigar se há diferenças em relação às músicas mais pedidas pelos ouvintes nos períodos da manhã, tarde e noite e as mais solicitadas pelo público feminino e masculino, dentre outros aspectos.    

Todo o grupo deverá discutir sobre algumas providências necessárias para a realização da pesquisa, distribuindo tarefas, tais como:  

- Levantamento do número de emissoras de rádio que existem na cidade. Caso seja um número elevado, o grupo poderá trabalhar com uma amostragem.

- Contato com as emissoras de rádio da cidade, agendando dia e horário de visitas, para coletar os dados.

- Autorização de pais/responsáveis pelos alunos para a saída da escola.

- Ida às emissoras de rádio, em grupos, com o acompanhamento de, pelo menos, um professor.   

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS COLETADOS...    

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_RoKYc5VXsGQ/SkTUBhiNHOI/AAAAAAAAGlk/xHmHjHLUhF8/s320/graficos.jpg    

Após a coleta dos dados, os alunos e professores deverão analisá-los, organizando-os por meio de recursos diversos. Os professores de Língua Portuguesa e Música poderão aproveitar a oportunidade para trabalhar com as questões pesquisadas, podendo transformá-las em categorias de respostas e, também, na produção de um texto que sintetize as informações relativas à pesquisa. O professor de Matemática auxiliará nos procedimentos de cálculo das porcentagens, na elaboração e interpretação de tabelas e gráficos.  

Alunos e professores deverão divulgar os resultados da pesquisa para a comunidade escolar, em murais e no jornalzinho da escola. Também é interessante verificar a possibilidade de realizar esta divulgação para a comunidade local, por meio das próprias emissoras de rádio que contribuíram com a investigação e também na Web, contando com a colaboração do professor de Informática.   

Proponha aos alunos a idealização, elaboração e execução de uma “Rádio Escola”, para tocar músicas de diferentes gêneros musicais em momentos de início e final das aulas, durante o recreio e em eventos festivos realizados pela escola e também para divulgar projetos, pesquisas realizadas, curiosidades e fazer anúncios diversos, funcionando como meio de comunicação e interação entre toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios sobre o assunto, para seu conhecimento ou para acrescentar à aula:  

http://www.youtube.com/watch?v=KBLIQvKrrdA&feature=related  Diga Não à Hipocrisia! Preconceito Musical    

http://issuu.com/virusplanetario/docs/cartilha_apafunk_internet?mode=embed&layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Flight%2Flayout.xml&showFlipBtn=trueManual de defesa do artista do funk    

http://www.brasilchannel.com.br/estados/  Estados Brasileiros: desmembrando o conhecimento (clicar na sigla de cada estado).    

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1518-6.pdf?PHPSESSID=2010011308222591 Caderno pedagógico - Música: O Cotidiano presente em nossas vidas.    

http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/4/49/GT2-_IC-_01-_Projeto_Radio-_varios.pdf  Projeto Rádio SE LIGA      

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/  ESTADOS BRASILEIROS (mapa dos estados e siglas correspondentes)   

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.     

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos conseguiram: demonstrar atitudes de respeito em relação à diversidade musical brasileira; ler e interpretar diferentes tipos de texto; conhecer e investigar a preferência musical nos diferentes estados brasileiros; pesquisar, analisar e divulgar os gêneros musicais mais tocados em emissoras de rádio de sua cidade; participar ativamente de todo o processo de criação da “Rádio Escola”.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • RUBIANA, UFFS , Santa Catarina - dijo:
    rubiana.do@hotmail.com

    23/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente Proposta!


  • bernardo, escola estadual de ensino médio pedro scheneider , Rio Grande do Sul - dijo:
    bernardo.05@live.com

    27/06/2012

    Cinco estrelas

    Achei muito legal esse site, é bem completo e mostra dados sobre o gosto musical dos brasileiros!!!!


  • Luciana Castro, Escola Estadual Agostinho Hipólito de Fonseca Freire , Minas Gerais - dijo:
    lucianaletras2009@yahoo.com

    18/08/2011

    Quatro estrelas

    Adorei o projeto,já iniciei e está sendo ótimo.Parabéns pela elaboração.Abraços .Luciana


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