17/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
1ª Etapa: alunos em grupos de 4
Professor, apresente a situação problema abaixo e peça aos grupos para discutirem como eles a resolveriam. Instigue-os a fazerem estimativas do resultado, pronpondo a eles elaborarem um plano de ação para resolverem, matematicamente, o problema.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Os bombeiros foram chamados a fazerem um resgate de uma pessoa em um apartamento de 20 metros de altura em um prédio em chamas. Sabe-se que a escada do caminhão de bombeiros pode estender-se até um comprimento máximo de 30 m, quando é levantada a um ângulo máximo de 60º. A altura que a escada poderá alcançar será suficiente para o salvamento da pessoa?
( Após as discussões dos alunos e socialização das soluções encontradas, o professor fazer suas intervenções, fazendo um direcionamento para o que vai ser visto na etapa seguinte, tais como:
2ª Etapa:
cosseno: http://www.zumodrive.com/share/8ZSMMjM4Ym
seno: http://www.zumodrive.com/share/8ZSSM2U3Mj
(No momento da apresentação, o professor comentará cada slide e deverá interpelar os alunos para os resultados, antes que estes sejam apresentados no próximo slide).
Após a apresentação dos slides, o professor deverá fazer os seguintes questionamentos:
(Com essas e outras questões pertinentes a esse momento, o professor deve falar sobre a existência da tabela trigonométrica e poderá mostrá-la e explicá-la acessando o site
http://www.somatematica.com.br/emedio/tabtrig.php (Acessado em 12/12/2010).
Aproveitando a tabela, deve-se questionar os alunos: qual é a medida do ângulo alfa apresentados? Propor também outros valores para que os alunos se familiarizem com a tabela.)
3ª Etapa:
Nessa etapa, o professor poderá colocar os alunos em grupos de no máximo 4 alunos e entregará uma folha de atividades para que eles possam assimilar e sedimentar o que foi apenas exposto. Essas atividades devem proporcionar oportunidades ao aluno para calcular seno e cosseno de um ângulo desconhecido; determinar seno e cosseno sabendo a medida do ângulo. Como atividade final, os alunos deverão resolver a situação problema colocada no início desse estudo.)
Modelo de algumas atividades que podem ser propostas
No final, cada grupo deverá socializar com o outros suas respostas e suas conclusões.
Curiosidades sobre Hiparco - o pai da trigonometria e uma breve história da trigonometria são encontradas nos sites;
http://www.esaas.com/grupos/matematica/estagios/Paginas/HiparcoDeNiceia.htm Acessado em 12/12/2010
http://anamixa.tripod.com Acessado em 12/12/2010
A Avaliação será feita por meio de observação da participação dos alunos em todas a etapas e principlamente na 4ª etapa, momento em que o professor poderá avaliar com maior precisão se os alunos aprenderam o conceito de seno e cosseno, construíram o conceito de cosseno de um Ângulo agudo, aprenderam a descobrir os valores dos ângulos consultando uma tabela.e souberam determinar seno e cosseno de um ângulo agudo.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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01/04/2014
Cinco estrelasAula impressionante..parabéns
21/11/2012
Cinco estrelaslegal