12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Os alunos deverão apresentar a habilidade de identificar e compreender informações explícitas em textos informativos e de opinião.
Professor,
Para realizar esta sequência didática conforme está proposta, serão necessários computadores com acesso à internet e data show. Caso a escola não disponha desses recursos, sugerimos as seguintes alterações:
Primeira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/educacao-autoridade-500682.shtml - Educação e autoridade, Lya Luft - acesso em 12-12-10
Professor/a,
Reproduza para os alunos o texto indicado no link acima (ou outro artigo de sua preferência) e solicite a leitura silenciosa.
Em seguida, peça que um ou mais alunos realizem a leitura oral e discuta com a turma o conteúdo do texto, fazendo as seguintes perguntas:
Sugira que os alunos também elaborem perguntas durante essa conversa inicial, buscando compreender o texto.
Terminado o "bate papo" sobre o texto, disponha os alunos em pequenos grupos (duplas ou trios), peça que eles identifiquem a principal informação de cada parágrafo e a resumam em uma frase (escrita com as palavras deles).
No momento da correção, selecione um grupo para apresentar a frase do primeiro parágrafo, outro para o segundo, e assim sucessivamente, até terminar o texto. Vá anotando no quadro as frases ditadas pelos alunos, após correção com a turma. Depois de terminar a transcrição no quadro, peça que os alunos leiam os enunciados na ordem e verifiquem se a sequência está de acordo com a do texto e se as informações mais significativas estão contempladas.
Após a reflexão dos alunos, explique-lhes que acabaram de sintetizar um texto, a partir das ideias principais dos seus parágrafos. Argumente que este tipo de atividade é importante para sistematizar os conhecimentos adquiridos, ajuda a compreender os textos lidos e serve como aliada no estudo de outros conteúdos, como geografia, história, ciências...
Segunda aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Nesta aula divida a turma em cinco grupos e sorteie temas para pesquisa. Sugerimos: preconceito no Brasil, preconceito racial, homofobia, machismo, bullying; pois acreditamos serem assuntos muito importantes para a boa convivência entre os alunos e pouco explorados na escola. Caso você queira, pode escolher outros temas que julgar mais pertinentes para sua turma.
Explique para os grupos o trabalho a ser realizado:
Sobre como realizar o procedimento:
Imprima os textos e as sínteses para correção.
Para auxiliar os grupos, você pode sugerir a leitura de alguns textos indicados abaixo:
http://4.bp.blogspot.com/_xt3h4-jVUSo/S8IyMg-5JKI/AAAAAAAAAG0/tcP-uQO-1nA/s1600/preconceito1.jpg - acesso em 12-12-10 - Imagem
http://www.brasilescola.com/psicologia/atitude-preconceito-estereotipo.htm - Texto sobre preconceito - acesso em 12-12-10
http://www.brasilescola.com/historia/democracia-racial.htm - Democracia racial - acesso em 12-12-10 ( a imagem acima ilustra o texto)
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/sera-elas-sao-451878.shtml - Será que elas são? - acesso em 12-12-10
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/sonosso/gd080302.htm#1 - Mulheres aumentam participação no mercado, mas ainda são discriminadas - acesso em 12-12-10.
http://2.bp.blogspot.com/_Wv5wybf5reU/TAA-kiFtdNI/AAAAAAAAERM/zZj-9akzr_s/s1600/about_bullying.jpg - acesso em 12-12-10 - Imagem
http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/ - A brincadeira que não tem graça - acesso em 12-12-10
Terceira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
http://1.bp.blogspot.com/_9JZia5rEwLI/TIDjs6B7RnI/AAAAAAAAAD4/40EBae5CPps/s1600/inserindo+imagem1.png - acesso em 12-12-10 - Tela do Power Point.
Leve novamente os alunos ao laboratório de informática e entregue as sínteses com suas sugestões de correção.
Em seguida, oriente-os a organizarem uma apresentação em Power Point, utilizando a síntese para expor seu texto à turma:
Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Nesta aula, os grupos deverão apresentar sua síntese para a turma, utilizando os slides produzidos na aula anterior. Cada apresentação deverá durar aproximadamente 15 minutos.
Nos minutos finais da aula, discuta com a turma os textos apresentados.
Quinta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
http://www.organizesuavida.com.br/portal2010/materias/ver/340/conheca-os-mapas-mentais-e-facilite-seus-estudos - acesso em 12-12-12
Inicie a aula retomando as apresentações e discussões ocorridas na aula anterior.
Em seguida, proponha aos alunos a elaboração coletiva de um mapa mental a respeito do que foi falado na aula anterior. Sobre mapas mentais, consulte o link disponível em Recursos complementares.
Pergunte-lhes que palavra deveria ficar ao centro do mapa e a escreva no meio do quadro. Sugerimos que seja preconceito ou discriminação.
Peça que um membro de cada grupo vá ao quadro e, com giz colorido, registre uma nova palavra em torno dela, por exemplo: racismo, homofobia, bullying, preconceito contra a mulher.
Em torno dessas novas palavras, eles deverão registrar outras, até concluírem os assuntos discutidos.
Terminado o mapa, realize sua leitura com os alunos e proponha que a partir dele eles produzam um artigo de opinião se posicionando contra os diversos tipos de preconceito tratados.
Oriente-os a produzirem um esquema com as ideias principais de cada parágrafo e desenvolvê-las no texto.
Sobre esse gênero textual, consulte o link indicado em Recursos complementares.
Sexta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Nesta aula, solicite que cada aluno leia o texto de outro, observando se atendeu aos objetivos propostos e se apresenta clareza. Eles deverão trocar sugestões sobre os textos. Isso feito, os alunos deverão reescrever os artigos, levando em conta as sugestões recebidas.
Recolha os textos para correção da ortografia, pontuação, concordância, regência, coesão, coerência, dentre outros aspectos que julgar necessários, e faça os apontamentos.
Sétima aula - 50 min.
Entregue os textos comentados para os alunos, peça que eles os reescrevam novamente fazendo as correções.
Exponha os textos no mural da sala.
http://site.suamente.com.br/como-usar-mapas-mentais/ - acesso em 12-12-10
http://www.brasilescola.com/redacao/artigo-opiniao.htm - acesso em 12-12-10 - Texto sobre artigo de opinião.
Professor,
A avaliação deve ser processual.
Observe, a cada atividade desenvolvida:
Nas produções escritas, considere:
Não corrija os erros para os alunos. Sinalize os problemas, teça comentários, indique os pontos positivos do texto e oriente a reescrita.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/03/2011
Cinco estrelasADEQUADA AS NECESSIDADES DOS ALUNOS