Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produção de sínteses: Esquema e mapa mental.

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • desenvolver a habilidade de síntese;
  • produzir textos sob a forma de esquema;
  • produzir textos sob a forma de mapa mental;
  • reconstruir textos partindo do esquema ou do mapa mental.
Duração das atividades
Sete aulas: uma de 50 min. e seis de 1h e 40 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão apresentar a habilidade de identificar e compreender informações explícitas em textos informativos e de opinião.

Estratégias e recursos da aula

Professor,

Para realizar esta sequência didática conforme está proposta, serão necessários computadores com acesso à internet e data show. Caso a escola não disponha desses recursos, sugerimos as seguintes alterações:

  • reproduza para os alunos os textos a serem utilizados nas duas primeiras aulas;
  • solicite que eles registrem a síntese produzida a mão;
  • peça que produzam cartazes com os tópicos para a apresentação ou lâminas para utilizar no retroprojetor.

Primeira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/educacao-autoridade-500682.shtml - Educação e autoridade, Lya Luft - acesso em 12-12-10 

Professor/a,

Reproduza para os alunos o texto indicado no link acima (ou outro artigo de sua preferência) e solicite a leitura silenciosa.

Em seguida, peça que um ou mais alunos realizem a leitura oral e discuta com a turma o conteúdo do texto, fazendo as seguintes perguntas:

  1. Qual o assunto do texto?
  2. Qual a opinião da autora sobre o tema?
  3. Para que público leitor ele foi escrito?
  4. Que mensagem o texto transmite?
  5. Qual a sua opinião sobre as ideias da autora apresentadas no texto?

Sugira que os alunos também elaborem perguntas durante essa conversa inicial, buscando compreender o texto.

Terminado o "bate papo" sobre o texto, disponha os alunos em pequenos grupos (duplas ou trios), peça que eles identifiquem a principal informação de cada parágrafo e a resumam em uma frase (escrita com as palavras deles).

No momento da correção, selecione um grupo para apresentar a frase do primeiro parágrafo, outro para o segundo, e assim sucessivamente, até terminar o texto. Vá anotando no quadro as frases ditadas pelos alunos, após correção com a turma. Depois de terminar a transcrição no quadro, peça que os alunos leiam os enunciados na ordem e verifiquem se a sequência está de acordo com a do texto e se as informações mais significativas estão contempladas.

Após a reflexão dos alunos, explique-lhes que acabaram de sintetizar um texto, a partir das ideias principais dos seus parágrafos. Argumente que este tipo de atividade é importante para sistematizar os conhecimentos adquiridos, ajuda a compreender os textos lidos e serve como aliada no estudo de outros conteúdos, como geografia, história, ciências...

Segunda aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Nesta aula divida a turma em cinco grupos e sorteie temas para pesquisa. Sugerimos: preconceito no Brasil, preconceito racial, homofobia, machismo, bullying; pois acreditamos serem assuntos muito importantes para a boa convivência entre os alunos e pouco explorados na escola. Caso você queira, pode escolher outros temas que julgar mais pertinentes para sua turma.

Explique para os grupos o trabalho a ser realizado:

  • eles deverão pesquisar textos sobre o tema na internet, realizar sua leitura e escolher um para apresentar,
  • escolhido o texto, eles deverão realizar a sua síntese, como feito na aula anterior com o texto de Lya Luft,
  • a síntese deverá ser registrada no Word e salva em um arquivo para a próxima aula. Se for necessário, instrua os alunos sobre como fazer esse procedimento e deixe que os colegas se ajudem.

Sobre como realizar o procedimento:

  1. os alunos deverão "clicar" no botão iniciar do computador e, em seguida, no programa Microsoft Office Word;
  2. aberto o programa, deverão registrar sua síntese, utilizando os recursos disponíveis;
  3. para finalizar, deverão "clicar" em salvar, abrir uma nova pasta, nomeá-la e dar nome ao arquivo, de forma que facilitem encontrá-lo na próxima aula.

Imprima os textos e as sínteses para correção.

Para auxiliar os grupos, você pode sugerir a leitura de alguns textos indicados abaixo:

http://4.bp.blogspot.com/_xt3h4-jVUSo/S8IyMg-5JKI/AAAAAAAAAG0/tcP-uQO-1nA/s1600/preconceito1.jpg - acesso em 12-12-10 - Imagem 

http://www.brasilescola.com/psicologia/atitude-preconceito-estereotipo.htm - Texto sobre preconceito - acesso em 12-12-10 

http://www.brasilescola.com/historia/democracia-racial.htm - Democracia racial - acesso em 12-12-10 ( a imagem acima ilustra o texto)

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/sera-elas-sao-451878.shtml -   Será que elas são? - acesso em 12-12-10

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/sonosso/gd080302.htm#1 - Mulheres aumentam participação no mercado, mas ainda são discriminadas - acesso em 12-12-10. 

http://2.bp.blogspot.com/_Wv5wybf5reU/TAA-kiFtdNI/AAAAAAAAERM/zZj-9akzr_s/s1600/about_bullying.jpg - acesso em 12-12-10 - Imagem 

http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/ - A brincadeira que não tem graça - acesso em 12-12-10 

Terceira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

http://1.bp.blogspot.com/_9JZia5rEwLI/TIDjs6B7RnI/AAAAAAAAAD4/40EBae5CPps/s1600/inserindo+imagem1.png - acesso em 12-12-10 - Tela do Power Point. 

Leve novamente os alunos ao laboratório de informática e entregue as sínteses com suas sugestões de correção.

Em seguida, oriente-os a organizarem uma apresentação em Power Point, utilizando a síntese para expor seu texto à turma:

  1. eles deverão "clicar" em Iniciar, depois no programa Power Point;
  2. em seguida, adicionar um título e um subtítulo para o trabalho;
  3. criar novos slides com os tópicos da síntese.

Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Nesta aula, os grupos deverão apresentar sua síntese para a turma, utilizando os slides produzidos na aula anterior. Cada apresentação deverá durar aproximadamente 15 minutos.

Nos minutos finais da aula, discuta com a turma os textos apresentados.

Quinta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

http://www.organizesuavida.com.br/portal2010/materias/ver/340/conheca-os-mapas-mentais-e-facilite-seus-estudos  - acesso em 12-12-12

Inicie a aula retomando as apresentações e discussões ocorridas na aula anterior.

Em seguida, proponha aos alunos a elaboração coletiva de um mapa mental a respeito do que foi falado na aula anterior. Sobre mapas mentais, consulte o link disponível em Recursos complementares.

Pergunte-lhes que palavra deveria ficar ao centro do mapa e a escreva no meio do quadro. Sugerimos que seja preconceito ou discriminação.

Peça que um membro de cada grupo vá ao quadro e, com giz colorido, registre uma nova palavra em torno dela, por exemplo: racismo, homofobia, bullying, preconceito contra a mulher.

Em torno dessas novas palavras, eles deverão registrar outras, até concluírem os assuntos discutidos.

Terminado o mapa, realize sua leitura com os alunos e proponha que a partir dele eles produzam um artigo de opinião se posicionando contra os diversos tipos de preconceito tratados.

Oriente-os a produzirem um esquema com as ideias principais de cada parágrafo e desenvolvê-las no texto.

Sobre esse gênero textual, consulte o link indicado em Recursos complementares.

Sexta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Nesta aula, solicite que cada aluno leia o texto de outro, observando se atendeu aos objetivos propostos e se apresenta clareza. Eles deverão trocar sugestões sobre os textos. Isso feito, os alunos deverão reescrever os artigos, levando em conta as sugestões recebidas.

Recolha os textos para correção da ortografia, pontuação, concordância, regência, coesão, coerência, dentre outros aspectos que julgar necessários, e faça os apontamentos.

Sétima aula - 50 min.

Entregue os textos comentados para os alunos, peça que eles os reescrevam novamente fazendo as correções.

Exponha os textos no mural da sala.

Recursos Complementares

http://site.suamente.com.br/como-usar-mapas-mentais/ - acesso em 12-12-10 

http://www.brasilescola.com/redacao/artigo-opiniao.htm - acesso em 12-12-10 - Texto sobre artigo de opinião.   

Avaliação

 Professor,       

A avaliação deve ser processual.

Observe, a cada atividade desenvolvida:

  • o envolvimento dos alunos,
  • o entrosamento dos indivíduos nas atividades em grupo,  
  • a desenvoltura nas atividades orais.      

 Nas produções escritas, considere:

  • a adequação ao tema e à proposta,
  • o uso de elementos de coesão,
  • a coerência interna e externa,
  • a relação entre o texto, os esquemas e o mapa mental produzidos;
  • o empenho em reescrever o texto.

  Não corrija os erros para os alunos. Sinalize os problemas, teça comentários, indique os pontos positivos do texto e oriente a reescrita.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.