Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medidas de tempo: o calendário na sala de aula

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.);
  • Entender o calendário;
  • Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto;
  • Identificar os dias da semana;
  • Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo;
  • Resolver situações problema envolvendo a temática proposta.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhados com o aluno, de forma contextualizada, os numerais de zero a trinta e um. É importante que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, pois serão propostas situações problema as quais terá necessidade de interpretá-las.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 INFORMAÇÕES AO PROFESSOR  

 A noção de que cada acontecimento ocorre no seu tempo é conquistada gradualmente pelo aluno, mas você pode proporcionar experiências nas quais os alunos vivenciem o uso social da medida de tempo. Uma sugestão é afixar na sala de aula o calendário do mês, para acompanhar com os alunos o transcorrer do tempo. Se preferir você poderá utilizar um calendário que tenha todos os meses do ano. Estabeleça uma rotina, todos os dias, inicie a aula dialogando com a turma: qual dia do mês é hoje? Qual dia da semana? Qual é o mês?

Você poderá acrescentar novos questionamentos no decorrer da semana, por exemplo:       

* Qual dia do mês foi ontem? E qual dia da semana?      

* Amanhã, qual dia será?       

* Quantos dias faltam para terminar este mês?       

* Qual é o último dia da semana deste mês?       

* Amanhã já estaremos em outro mês, qual é o nome dele?       

* Quantos dias faltam para....? Refira a algum evento esperado pela turma.

Outra sugestão é confeccionar fichas: com os dias da semana,com os nomes dos meses e com os dias (1, 2, 3, 4,...31) para fazer o registro da data.

É relevante, ainda, marcar no calendário datas importantes para o grupo: trabalho de campo, aniversariantes do mês, dentre outras.

Dialogando com os alunos

Professor, inicie a atividade fazendo uma sondagem sobre o que os alunos sabem sobre unidade de medida de tempo: calendário. Questione o grupo:

* Como fazemos para descobrirmos que dia é hoje?       

* O que é calendário?       

* Quem já viu um calendário?       

* Para que serve um calendário?       

* Como é organizado um calendário?       

* Quais são os dias da semana? E os meses do ano?       

* Vamos conhecer alguns modelos de calendários?

Para o momento do diálogo leve para sala de aula diferentes modelos de calendários:

* Os que apresentam cada dia do ano em uma página;

* Os que indicam um mês em cada página, dividido em semanas e dias da semana;       

* Os que apresentam, em uma só página, todos os meses do ano, com seus dias e semanas. (A familiarização dos alunos com diferentes tipos de calendários enriquece seu conhecimento e  permite que estabeleçam relações de semelhança e diferença entre suas formas de registros da passagem do tempo).

Professor, peça que os alunos observem os diferentes calendários e digam suas semelhanças e diferenças.

Explore os dias da semana, meses do ano, quantidade de dias de cada mês. Você poderá consultar a aula Calendário: o dia, o mês e o ano, postada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22407   Essa aula trabalha itens relevantes sobre o calendário, dentre eles a questão: “Por que a semana tem sete dias?”.

Após o diálogo proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre a temática “calendário". Você poderá fazer assim:   

TAREFA DE CASA

Convide seus familiares para ajudá-lo a responder as adivinhações que você irá registrar abaixo. (Professor, registre na lousa as perguntas e peça para os alunos copiarem. Você poderá fazer o registro no caderno de Matemática ou Língua Portuguesa).

 Após responder as adivinhações, responda: Qual foi o tema trabalhado nas diferentes respostas? Justifique.

1- O que é, o que é? Há quem o mate por querer, sem lhe tirar nunca a vida. Pobre é todo o que o perder, e tem mais que uma medida. Tempo.   

2- Qual é a coisa, qual é ela, que não tem pés nem patas e passa e corre, sem parar. Uns dizem que voa, mas não tem asas e outros dizem ser dinheiro, sem jamais o terem visto. Tempo.   

3- O que é, o que é? São sete irmãos, cinco foram à feira e dois não. Os dias da semana.   

4- O que é, o que é? Ontem será amanhã e amanhã será ontem? O hoje.   

5- Qual é o dia que nunca chega? Amanhã.   

6- Qual é o mês mais curto que existe? Maio, só tem quatro letras.   

7- O que é, o que é? São sete irmãos, cinco têm sobrenome e dois não. Os dias da semana.   

8- O que é, o que é? Que perdido uma vez, nunca mais se acha? O Tempo.  

Agora, é com você.

Faça as adivinhações com seus familiares, veja se eles conseguem adivinhar. Pergunte se eles conhecem outras adivinhações que tenham como respostas a temática trabalhada. Em caso afirmativo, registre-as em seu caderno.      

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa.

Organize os alunos em um grande grupo, faça as adivinhações para que eles possam respondê-las.  Em seguida peça que os alunos que conseguiram registrar outras adivinhações façam a leitura para que todos possam tentar adivinhá-las. Quando terminarem as apresentações pergunte o que acharam da atividade e se foi possível aprender alguma coisa com elas.   

Em seguida faça um registro sobre calendário. Você poderá fazer assim:

 

Fonte: Acervo da autora  

Leia o poema abaixo com atenção.    

    Calendário    

   Celina Ferreira

Em janeiro, boas festas!

Fevereiro é carnaval!

Em março virão as aulas,

depois abril, tudo igual.

Chega maio, mês das mães,

junho, mês dos balõezinhos.

Mas julho traz nossas férias

agosto é o mês do paizinho!

Vem setembro. É primavera.

Virá outubro é afinal

novembro passa depressa,

chega dezembro. É Natal.

Agora, que você já leu o poema crie seu calendário registrando os acontecimentos importantes para você.

Veja o texto produzido pela aluna Eduarda Duarte – 3º ano do Ensino Fundamental,  da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia- ESEBA.  

Fonte: Acervo da autora

Escolha um dos acontecimentos importantes que você registrou em seu calendário e faça a sua ilustração.

Imagem feita pela aluna Eduarda Duarte – 3o ano do Ensino Fundamental,  da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia- ESEBA.  

Fonte: Acervo da autora

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, faça um levantamento sobre o que os alunos já conseguiram aprender sobre calendário.

Em seguida pergunte se eles sabem o que significa quinzena, bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto. Ouça as hipóteses deles e logo após informe e/ou complemente o significado de cada palavra.

Ao final do diálogo registre na lousa um texto que contemple os dados levantados. Peça aos alunos que copiem no caderno de Matemática. Você poderá fazer assim:  

Calendário  

Em nossos diálogos sobre calendário foi possível aprender que nele estão marcados os dias da semana, os dias dos meses e os meses do ano.

Observando o calendário de nossa sala de aula vimos que:

* Um ano tem doze meses;       

* Os meses estão divididos em semanas;      

* Cada semana tem sete dias;       

* A semana começa no domingo e termina no sábado;       

* Os dias da semana são: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado;       

* Os meses do ano têm 30 ou 31 dias. Fevereiro é um mês diferente, ele tem 28 ou 29 dias.       

* Quando fevereiro tem 29 dias é um ano bissexto. (Explique aos alunos que o ano tem 365 dias e seis horas. Em 4 anos, haverá uma diferença de aproximadamente 1 dia. É por isso que o ano bissexto ocorre de 4 em 4 anos).

Também descobrimos que uma quinzena tem quinze dias, o bimestre tem dois meses, o trimestre tem três meses e o semestre tem seis meses.

Para sabermos se o mês tem 31 dias ou menos, basta lembrarmos da seguinte quadrinha popular:

Trinta dias tem novembro,

Abril, junho e setembro;

Fevereiro vinte e oito ou vinte e nove tem,

Todos os outros têm trinta e um.

Agora, consultando os versinhos, escreva os nomes dos meses do ano, de acordo com a quantidade de dias, na tabela seguir.

Meses com menos de trinta dias

Meses exatamente de trinta dias

Meses com menos de trinta dias

VARIAÇÕES

Para saber se um dia tem 30 ou 31 dias você poderá utilizar o sítio:

   

Fonte:  http://aprenderecia.blogspot.com/2009/01/os-meses-do-ano-nas-nossas-mos.html 

Explique assim:

Feche as mãos e fale os nomes dos meses, começando pelo ossinho do dedo indicador. Conte os ossinhos e os espaços entre eles (veja imagem acima).

Na contagem, quando o mês cair num ossinho, ele tem 31 dias. Se o mês cair nos espaços entre os ossinhos, não tem 31 dias. É importante lembrar que fevereiro cai no espaço entre os ossinhos, mas não tem 30 dias.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, registre as atividades na lousa e peça que os alunos copiem e em seguida resolvam cada uma delas.   

Aprendendo mais sobre calendário...

Leia, pense e resolva as atividades abaixo.

1- Em que mês nós estamos?   

a- Quantos dias tem este mês?

b- Que dia do mês é hoje?

c-  Qual será o de amanhã?

d-  Em qual dia da semana começou este mês?

e- Quantos dias faltam para terminar o mês?      

f- Quantos sábados tem este mês?       

g- Qual é dia que corresponde ao primeiro domingo do mês?

2- Observe um calendário, poderá ser o da sala de aula ou o de sua agenda (caso o aluno possua).

Fonte da imagem: http://www.semprealegria.com/blog/?cat=7     (Acesso 01/12/2010)

Quais os meses possíveis do aniversário de Laura? ________________________________________

Fonte da imagem: http://www.semprealegria.com/blog/?cat=7 (Acesso 01/12/2010)

Quais os meses possíveis do aniversário de Felipe? _________________________________________

Observe as informações que Laura e Felipe deram sobre o possível mês do aniversário deles. Há algum mês que podemos garantir que nenhum, dos dois faz aniversário? Se afirmativo, que mês é esse? ________________.

E você, em que mês faz aniversário? _____________ Descubra o mês de aniversário de alguns colegas e escreva abaixo o nome do aniversariante e o mês em que ele nasceu.  

Professor, a temática calendário poderá ser trabalha de forma interdisciplinar. Você poderá fazer assim:

HISTÓRIA: Construção da linha de tempo de fatos importantes na vida de cada criança. Os vários tempos e espaços. Sugestão do sítio: http://www.youtube.com/user/escolaonline#p/c/70427C4FFEFE8933/28/LPgTw7U3O_E  (Acesso 01/12/2010)

PORTUGUÊS: Produção de texto sobre atividades realizadas diariamente pelos alunos e/ou em diferentes dias da semana.

CIÊNCIAS: Movimentos da Terra.Melhores meses para plantio.

INFORMÁTICA: Pesquisas na internet sobre o tema.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo de ensino e de aprendizagem. Ela deve fornecer ao professor informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos ou não, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados, dentre outras. Por isso, durante as atividades propostas você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, assim é possível identificar como o aluno está pensando e obter pistas do que ele não está compreendendo. Dessa forma, observe se os alunos são capazes de reconhecer o significado das palavras bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto; identificar os dias da semana;  usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo e resolver situações problema envolvendo a temática proposta.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marinalva da silva, particular , Distrito Federal - disse:
    marinalvatety@hotmail.com

    30/04/2013

    Cinco estrelas

    Amei ! muito bom mesmo, parabéns!


  • Fabíola Gomes Nogueira Costa, E.M.E.F SANTA TERESINHA , Paraíba - disse:
    fabiolagomes42@hotmail.com

    01/04/2013

    Cinco estrelas

    Essa e uma aula excelente adorei continui assim.


  • KATIA MIKAELLY, EDUCANDÁRIO , Pernambuco - disse:
    katia.mikaelly@hotmail.com

    04/12/2012

    Quatro estrelas

    AS DICAS SÃO ÓTIMAS,E CONCERTEZA IREI USAR NA MINHA TURMA,PARABÉNSSS!!!


  • Eliana Maria de Carvalho, Escola Municipal São José , Pernambuco - disse:
    eliana.mariacarvalho@hotmail.com

    30/04/2012

    Cinco estrelas

    Otima aula, me ajudou bastante já aproveitei diversas atividades, continuarei visitando sempre. Se possivel me envie novidades para turmas de Pre II e 3º ano ensino fundamental. Parabéns pelo exelente trabalho.


  • ROSILENE MARIA SANTOS, E.M;Antonino Cândido Lopes , Minas Gerais - disse:
    rosilenebts@hotmail.com

    16/10/2011

    Cinco estrelas

    A aula é excelente! Irá contribuir muitíssimo para a aprendizagem dos meus alunos, abriu um leque de possibilidades...


  • raquel xavier dos santos, universidade federal de pernambuco , Pernambuco - disse:
    raquelxavier73@hotmail.com

    12/10/2011

    Cinco estrelas

    excelente aula! achei muito bem elaborada. com ela tive um direcionamento sobre o tema, uma vez que eu estou começando agora a minha carreira como educadora. espero ter outras oportunidades de ver outras as aulas como esse tanto envolvendo a matemática como também outras matérias. desde já muito obrigada pela sua dedicação com a educação. um abraço.


  • Nemia Sacramento Barreto de Almeida , PREDIO ESCOLAR SANTA BARBARA , Bahia - disse:
    eniapro@hotmail.com

    25/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Achei sua aula muito interessante. Legal demais!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.