11/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Os alunos deverão conhecer as características de uma dissertação e de um texto narrativo.
ATIVIDADE 01
Música e poesia contemporânea
Professor, como sabemos, é difícil fazermos uma análise do cenário literário sem uma referência de tempo e espaço. Dessa forma, objetivamos, nessa aula, construir uma reflexão sobre algumas tendências contemporâneas da literatura brasileira, ou seja, manifestações literárias dos últimos vinte ou trinta anos, pós-ditadura.
Para tanto, podemos elencar vários nomes. A prosa urbana de Fernando Bonassi, Luiz Vilela, Dalton Trevisan e Rubem Fonseca. O conto e a crônica de Marcelo Rubens Paiva, Moacyr Scliar e Raduan Nassar. E a poesia, por exemplo, de Arnaldo Antunes.
Esse último, conhecido por ter sido integrante do grupo de rock Titãs, tem produzido poesia desde a década de 1980 até os dias atuais. No entremeio de uma poesia concreta e existencialista, o autor trata de questões filosóficas relativas à vida. Dedicaremos as atividades que se seguem à obra deste autor. No entanto, você poderá empreendê-las tomando como referência outros autores contemporâneos.
Observação: as atividades da presente aula possuem um sentido filosófico em sua constituição. Caso seja viável, convide um professor da área de Filosofia para auxiliá-lo nos debates e discussões.
Nessa primeira atividade, exiba o vídeo do poema (música) “Alma”, de Arnaldo Antunes e Pepeu Gomes.
Link para o poema musicado (interpretado por Zélia Duncan): http://www.youtube.com/watch?v=leZT1qg8iUs&feature=player_embedded
Link para a letra: http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/91586/
É indispensável que todos os alunos possuam a letra para que possam acompanhá-la.
Exiba o vídeo cerca de três ou quatro vezes, pedindo que os alunos façam anotações em seu caderno acerca de suas interpretações/impressões sobre a mesma.
Não se trata de uma letra com uma interpretação superficial, já que o núcleo da mesma é alma humana.
Você poderá ler, verso por verso, o poema e questioná-los quanto a possíveis interpretações.
Assim, organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos e peça que eles preparem um texto dissertativo a partir das anotações empreendidas no caderno e dos seguintes pontos:
Permita que os integrantes dos grupos debatam os pontos elencados, durante 10 minutos.
É bem provável que questões de ordem religiosa permearão as discussões e os textos. Faça com que tal temática seja empreendida de forma respeitosa. É importante que a diversidade de crenças seja também debatida em sala de aula.
Após a produção dos textos, desenvolva uma rodada de leitura dos mesmos.
ATIVIDADE 02
Debatendo preconceitos
Inicie a presente atividade questionando os alunos acerca dos seguintes pontos:
Faça inscrições das falas, de modo que todos os alunos embocem suas opiniões sobre a temática.
Observação: o conceito de preconceito é genérico, haja vista que existem várias formas do mesmo se efetivar. No entanto, é possível que os alunos focalizem o preconceito racial. Desenvolva a discussão de modo que eles percebam a amplitude desse conceito.
Posteriormente, exiba o poema (musicado) “Inclassificáveis”, de Arnaldo Antunes:
http://www.youtube.com/watch?v=AZ0AAtaqngU
Link para a letra: http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/91636/
É indispensável que todos os alunos possuam a letra para que possam acompanhá-la.
Proponha que, individualmente e em casa, os alunos produzam um texto dissertativo, embasado nas seguintes questões:
Esses pontos e questionamentos serão o embasamento para um texto corrido. Reafirme que não se trata de um questionário a ser respondido, e sim de um único texto que contemple tais questões.
Após a produção dos textos, empreenda um momento de leitura em que todos possam escutar e discutir as redações da turma.
ATIVIDADE 03
Poesia concretista
Professor, fale para seus alunos do conceito de poesia concreta. Demonstre que é um tipo de poesia experimental ou vanguardista, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte.
Posteriormente, exiba o poema de Décio Pignarati:
http://www.literaturaemfoco.com/?p=2991
Em conjunto, empreenda uma interpretação oral sobre o poema. Baseie-se nos seguintes pontos:
Posteriormente, exiba o poema “Rio”, de Arnaldo Antunes:
http://clp-esb.blogspot.com/2008/03/dia-da-poesia-poesia-concreta.html
Aqui, novamente, empreenda uma interpretação oral, de modo que a turma construa uma significação singular sobre o poema e a temática discutida. Motive a discussão interpretativa com os seguintes pontos:
ATIVIDADE 04
Produzindo uma narrativa ficcional
Exiba para o alunos o clipe do poema “Não vou me adaptar”, de autoria de Arnaldo Antunes e interpretado por Nando Reis:
http://www.youtube.com/watch?v=2rGA1olf-ZI&feature=player_embedded
Link para a letra: http://letras.terra.com.br/nando-reis/98793/
Munidos da letra do poema-canção, os alunos empreenderão, em grupos 3 ou 4 alunos, uma breve interpretação do mesmo. Posteriormente, desenvolva uma reflexão interpretativa a partir dos seguintes pontos:
Evidentemente, os versos e estrofes de/ “Não vou em adaptar” não precisam ser classificados como fizemos acima. O imprescindível é que você “retalhe” o poema de tal forma que os alunos percebam um eu lírico deprimido, insatisfeito com o rumo que sua vida tomou e, principalmente, sentindo um estranhamento em relação ao mundo e à sociedade. Um debate empreendido de forma dialógica e democrática pode promover a construção desses sentidos.
Posteriormente, proponha a produção de um texto narrativo ficcional que possua como ambiente temático o eu lírico de “Não vou me adaptar”.
Em duplas ou trios, os alunos produzirão este texto e criarão situações vividas por um sujeito com as características presentes no eu lírico.
As produções poderão ser empreendidas em casa.
Promova, após a feitura dos textos, uma rodada de leitura dos mesmos.
Artigo "Poesia contemporânea em Arnaldo Antunes: ventando as palavras, alforriando as coisas", de Valeria Rosito Ferreira:
http://www.unigran.br/revistas/interletras/ed_anteriores/n6_n7/textos/poesia_contenporanea.pdf
Após as atividades propostas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/11/2012
Cinco estrelasmaravilhosa
09/06/2011
Cinco estrelasOrientações enriquecedoras!