11/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de formação de frases. Após esse levantamento é importante que saibam que uma frase pode ter uma ou várias palavras e também que em toda frase tem uma pontuação. Para obter outros exemplos de atividades que têm como foco a elaboração de frases você poderá lançar mão da aula “Elaboração de frases” postada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23496
Providencie uma cópia para cada aluno das tirinhas abaixo, criadas por Ziraldo. Aproveite a oportunidade para informar aos alunos sobre quem é Ziraldo. Você poderá utilizar os sítios http://www.ziraldo.com/historia/biograf.htm ou
http://projetoleiah.tripod.com/resumo/autor/default.htm (Acesso 08/12/2010)
Fonte: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaTirinha/PaginaAnterior.asp?da=06112010 (Acesso 08/12/2010)
Fonte: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaTirinha/PaginaAnterior.asp?da=30112010 (Acesso 08/12/2010)
Peça aos alunos que leiam as tirinhas. Em seguida promova um diálogo sobre o que entenderam de cada uma delas e também questione:
* O que vocês sabem sobre frases?
* Quantas palavras podem ter numa frase?
* As frases precisam ter pontuação?
* A primeira tirinha tem quantas frases? Quais são elas?
* E a segunda, quantas frases tem? Cite quais são elas.
Após o diálogo, solicite que os alunos colem as tirinhas no caderno de Língua Portuguesa. Você poderá fazer assim:
Fonte da imagem: CD Cliparts & Cia - 06
1- Leia as tirinhas a seguir. (Solicite que os alunos colem as tirinhas utilizadas anteriormente).
2- Releia os seguintes conjuntos de palavras retirados das tirinhas:
Ah! Lembrei! |
Qual foi o melhor livro de suspense que você já leu? |
Upa! |
Como são chamados esses conjuntos de palavras? Frases.
3- Responda:
Você sabe explicar o que é uma frase? Escreva do seu jeito, a sua opinião. (Resposta pessoal. Nesse momento, não se espera que o aluno escreva o conceito correto de frase. Trata-se de um levantamento de hipótese sobre os conhecimentos prévios do aluno, bem como o que foi possível apreender do diálogo realizado anteriormente).
4- Tarefa de casa
Consulte diferentes fontes de pesquisas: livros, revistas, panfletos de propagandas, dentre outras para descobrir diferentes frases. Selecione as frases, recorte-as e traga para sala de aula. (Professor, você poderá indicar a quantidade de frases que cada aluno deverá trazer ou apenas indicar o mínimo).
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a atividade realizada em casa.
Peça aos alunos que leiam em voz alta as frases que trouxeram. Diga-lhes que é importante que leiam com entonação de voz, ou seja, obedecendo a pontuação. Posteriormente às leituras instrua os alunos a confeccionarem um mural utilizando todas as frases. Você poderá instruir que colem as frases em colunas, assim:
Frases com uma palavra |
Frases com até quatro palavras |
Frases com cinco ou mais palavras
|
Abaixo está registrado um mural feito pelos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA.
Fonte: Acervo da autora
VARIAÇÕES
Professor, você poderá utilizar todas as frases para fazer mural ou também pedir que os alunos colem uma ou duas e deixar as demais para colarem no caderno. Se optar pela segunda sugestão peça que colem as frases no caderno após a identificação da atividade, veja a sugestão:
Consulte jornais e revistas, recorte algumas frases e em seguida cole-as abaixo. (Cada aluno cola as suas frases)
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: CD Cliparts & Cia - 06
Acompanhe a turma até o Laboratório de Informática, a fim de realizar alguns jogos que têm como foco a elaboração de frases. Durante a realização movimente pelo Laboratório, a fim de verificar as dificuldades e as facilidades dos alunos. Faça intervenções questionando-os a cada novo jogo. Ao final da atividade solicite que avaliem este momento, justificando suas respostas. Sugerimos os sítios:
http://clubedoprofessor.com.br/escolas/joanadarc/tarefas/portugues/2serie/compl00.htm (Acesso 08/12/2010)
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5592
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6213 Enigma dos símbolos I - palavras embaralhadas
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6212 Enigma dos símbolos II - palavras embaralhadas
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6211 Enigma dos símbolos III - palavras embaralhadas
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6203 Enigma dos símbolos IV - palavras embaralhadas
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6202 Enigma do símbolos V - palavras embaralhadas
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para iniciar esta atividade leia para os alunos o texto “Você troca?” de Eva Furnari.
Neste texto você encontrará frases que propõem algumas trocas. Converse com os alunos sobre a pontuação utilizada no final das frases (quando e onde usá-la) e também sobre as trocas propostas pela autora.
Peça que digam outras trocas engraçadas. Em seguida você poderá registrar o texto na lousa e pedir que os alunos o copiem e façam a sua ilustração.
Você Troca? (Eva Furnari)
Você troca um gato contente
Por um pato com dente?
Você troca um canguru de pijama
Por um urubu na cama?
Você troca um coelho de chinelo
Por um joelho de cogumelo?
Você troca um leão sem dente
Por um dragão obediente?
Você troca um ratinho de camisola
Por um passarinho na gaiola?
Você troca uma taturana molhada
Por uma banana descascada?
Você troca um espião com preguiça
Por um ladrão de salsicha?
Você troca um tutu de feijão
Por um tatu de calção?
Você troca um rato assustado
Por um gato amarrado?
Você troca um lobinho delicado
Por um Chapeuzinho malvado?
Você troca um pinguim fantasiado
Por um patim alucinado?
Você troca um mamão bichado
Por um bichão mimado?
Você troca um gato de bota
Por um sapo boboca?
Você troca um varal de feiticeira
Por um final de brincadeira?
Fonte do texto: http://vamoseducar.blogspot.com/2009/06/voce-troca-eva-furnari.html (Acesso 08/12/2010)
Fonte da imagem: http://catarinaprofessora.blogspot.com/2010/04/voce-troca-um-gato-contente-por-um-pato.html
(Acesso 08/12/2010)
Professor, feita a ilustração continue registrando as atividades abaixo no quadro. Peça que os alunos fiquem atentos ao produzir as frases, elas deverão ter coesão (articulação das palavras) e coerência (sentido).
As palavras estão misturadas. Qual é a ordem correta? Veja o exemplo:
Camisola por papagaio uma gaiola vizinha um de na
Nunca troque...
Um papagaio na gaiola por uma vizinha de camisola.
a- um avião por enorme cachorrão um
Nunca troque... Um enorme avião por um cachorrão.
b- vaca faca uma por uma
Nunca troque... Uma vaca por uma faca.
c- encantada uma por lata amassada fada uma
Nunca troque... Uma fada encantada por uma lata amassada.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Professor, registre as atividades na lousa e peça que os alunos as copiem e resolvam.
1- De acordo com as frases lidas e os jogos realizados nas aulas anteriores, responda:
a- Uma frase pode ter uma só palavra? Justifique sua resposta.
b- Uma frase pode ter mais de uma palavra? Justifique sua resposta.
2- Observe a cena a seguir.
Fonte da imagem: http://escritasdaalma.blogspot.com/2010/10/viagens-de-leituras.html (Acesso 08/12/2010)
Você entendeu os conjuntos de palavras apresentados nos balões? Por quê? (Observe se os alunos foram capazes de perceber que o conjunto de palavras da fala da Magali não podem ser compreendidos pelo fato das palavras apresentarem-se desorganizadas).
Transforme em uma frase o conjunto de palavras que não é frase. Para isso, organize as palavras de maneira adequada. Não se esqueça de observar a palavra que está próxima ao ponto final. (Eu estou achando ela muito engraçada e cheia de mistérios.)
3- Depois de nossas conversas sobre o que é frase, reveja o que você escreveu na primeira atividade, sobre o que é frase. Você continua pensando a mesma coisa? Se necessário, reescreva sua resposta. (Professor, é importante que você ajude o aluno fazer a leitura do que foi escrito anteriormente. Ajude-o a compreender que frase é toda palavra ou conjunto organizado de palavras que transmitem o conteúdo desejado na situação que é utilizado).
4- Agora, é sua vez.
Escreva alguns conjuntos de palavras desordenadamente e em seguida peça que um colega organize as palavras de maneira coesa, e que construa uma frase com coerência. É importante que você fique atento: as frases iniciam com letra maiúscula e terminam com um ponto final.
a- Resposta pessoal.
b- Resposta pessoal
c- Resposta pessoal
Nos sítios abaixo é possível ter outras informações sobre formação de frases.
http://www.comusa.com.br/lea/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=111
http://www.infoescola.com/portugues/frase-oracao-e-periodo/
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint2.php
http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/frase-periodo-e-oracao
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1089363 (Acesso 08/12/2010)
Professor, a avaliação é um processo que deve se dar de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de ensino e de aprendizagem. Assim, avalie o desempenho da turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de: desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; reconhecer palavras e frases bem como as ler com ritmo, clareza e pontuação. Observe também se os alunos empregaram as palavras de forma coesa para formação de frases coerentes e se exercitaram a criatividade e a fluência verbal durante os diversos momentos vivenciados.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/06/2011
Cinco estrelasParabéns. Muito bem planejado esse conteúdo... e me será utilíssimo. É exatamente o que estou procurando.
18/02/2011
Cinco estrelasExcelentes atividades sobre formação de frases. Gostei muito! Serão bastantes utilizadas...