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CONHECENDO E VALORIZANDO A HISTÓRIA DA MINHA CIDADE

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer a história da sua cidade a partir de sua própria história.

2) Identificar especificidades da sua cidade e de sua história a partir de registros de fatos e situações.

3) Conhecer e valorizar a cidade onde vive.

4) Conscientizar-se da importância de exercer o seu papel de cidadão na busca pela melhoria de sua cidade.

Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO/A PROFESSOR/A: 

Professor/a, consideramos fundamental que as crianças, desde cedo, conheçam a história da cidade em que vivem, sendo papel da escola valorizar o patrimônio histórico e cultural presentes em cada localidade. Temos clareza de que sensibilizar os/as alunos/as para a importância de se conhecer a história de sua cidade não se configura como uma tarefa simples, porém, à medida que estabelecemos relações entre a história dos/das próprios/as alunos/as e de sua cidade, o tema torna-se contextualizado, favorecendo o interesse e o envolvimento com o assunto. Assim, essa aula tem o propósito de apresentar aos/as alunos/as elementos da história da cidade em que vivem utilizando diferentes estratégias, sem a preocupação com a memorização de fatos, de datas ou de informações detalhadas sobre situações ou pontos turísticos, mas com o intuito de proporcionar a valorização e o respeito pela sua cidade, reconhecendo-se como membro desse contexto e participante da construção dessa história.

Atividade 1:

1º Momento: Professor/a incie sua aula convidando os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: "Palavra Cantada- Eu", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E 

2º Momento: Professor/a, é importante, nesse momento, fazer uma reflexão sobre o vídeo com os/as alunos/as explorando o fato de que cada um de nós temos uma história, assim como retratado no clipe. Perguntar o que sabem sobre sua história, onde nasceram, moraram, estudaram, enfim, o que viveram desde o nascimento até os dias atuais.

3º Momento: Cada aluno/a deverá produzir um texto com o título: "A história da minha vida"

TAREFA DE CASA: 

Os/as alunos/as deverão entrevistar os/as pais e/ou responsáveis solicitando que relatem a sua história desde o seu nascimento até os dias atuais. Se os/as alunos/as tiverem e os familiares permitirem, poderão levar na próxima aula seus álbuns de fotografias com registros de fatos importantes vividos até então.

Atividade 2:

1º Momento: Socializar as tarefas de casa enfatizando os aspectos particulares e específicos da vida de cada aluno/a numa perspectiva de valorizar a história de cada um. Confrontar as histórias relatadas pelos familiares com as histórias inicialmente registradas pelos/as próprios/as alunos/as na produção escrita da atividade anterior.

2º Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo:"Ora Bolas" - Palavra Cantada, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Z3oGEzU2P3I 

Ora Bolas- Palavra Cantada   

Oi, oi, oi... olha aquela bola

A bola pula bem no pé, no pé do menino

Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!

Onde ele mora! Mora lá naquela casa!

Onde está a casa! A casa tá na rua!

Onde está a rua! Tá dentro da cidade!

Onde está a cidade! Do lado da floresta!

Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!

Onde está o Brasil, tá na América do Sul, no Continente Americano, cercado de oceano, das terras mais distantes de todo o planeta

E como é o planeta!

O planeta é uma bola que rebola lá no céu (Refrão)  

3º Momento: Explorar o vídeo com os/as alunos/as a partir da seguinte reflexão: Assim como exibido nesse clipe, cada um de nós mora em uma rua, em uma cidade, em um país, em um continente, em um planeta, e cada um desses espaços têm uma história. Propor aos/as alunos/as: Pensando nisso, que tal todos/as vocês contarem sobre o lugar onde vivem?!

Comentários ao/à professor/a:

Professor/a, nesse momento deixe livre ao/as alunos/as para que relatem os detalhes sobre seu bairro ou rua, bem como a percepção que têm sobre a cidade em que moram. Solicite que façam um desenho representando sua casa, sua rua, seu bairro e sua cidade. Nesse desenho, o/a aluno/a poderá destacar um ponto turístico, histórico ou que considere importante na sua história de vida que se passou na sua cidade.

4º Momento: Convide os/as alunos/as  a se sentarem em círculo para socializarem os desenhos produzidos.

TAREFA DE CASA:

Solicite aos/as alunos/as que ao retornarem para suas casas, procurem observar o trajeto do caminho tomado, atentando-se para detalhes de sua cidade tais como: característica das moradias, comércios, limpeza das ruas, movimento de carros, escolas, população, dentre outros. Os/as alunos/as poderão registrar o que observaram para posteriormente relatarem aos/as colegas. Professor/a, caso seja possível, você poderá solicitar aos/as alunos/as que ao retornarem à aula, no outro dia, fotografem alguns pontos da cidade, no trajeto de casa para a escola que mais lhe chamaram à atenção. 

Atividade 3:

Professor/a, para a realização da atividade proposta nessa aula você terá que levar revistas ou jornais locais para serem recortados. Uma outra opção seria levar gravuras/imagens impressas da sua cidade retiradas da internet.

1º Momento: Socializar as tarefas de casa dos/das alunos/as. Explorar as semelhanças e diferenças encontradas em espaços diversos da cidade. Sugere-se, professor, que você tenha em mãos o mapa da sua cidade e procure localizar com os/as alunos/as os pontos destacados por eles/as.

2º Momento: Convidar os/as alunos/as para, em trios, construírem um "Quebracabeças de pontos da cidade". Entregar a cada trio, revistas ou jornais locais para recortes, tesouras, colas, papel cartão. Orientar os/as alunos/as a selecionarem imagens nítidas e grandes e colarem no papel cartão. Após essa etapa, os/as alunos/as deverão fazer riscos assimétricos separando em até cinco partes cada gravura. O quebracabeças estará pronto para jogar!

Imagem do Arquivo Pessoal da Autora

Imagem do Arquivo Pessoal da Autora

3º Momento: Convidar os/as alunos/as para se sentarem em círculo e apresentarem suas produções aos demais colegas. Após a montagem de cada quebracabeça pelo trio, propor outra forma de jogo: "Quebrando a cabeça em grupo". Todas as peças deverão ser misturadas e distribuídas entre os/as alunos/as. Esses deverão se levantar e procurar o colega que contém a peça que ajuda a formar o quebracabeça. Após a montagem das imagens, os/as alunos/as deverão pesquisar nos materiais impressos ou on-line (caso seja possível), informações sobre os locais representados na imagem: nome e origem do nome, localização, período em que foi inaugurado, principais acontecimentos políticos que marcaram a época, dentre outros.

4º Momento: Os/as alunos/as deverão apresentar aos/as demais colegas as informações obtidas sobre os locais pesquisados.

Atividade 4: 

Professor/a, converse com antecedência com a coordenação pedagógica de sua escola sobre a possibilidade da realização de uma "Visita de Campo" em alguns pontos de sua cidade. Essa atividade viabilizará a realização da proposta a seguir.

1º Momento: Realizar a Visita de Campo em pontos hisóricos da cidade como: Arquivo Público, Prefeitura, Museu Municipal, Igrejas, dentre outros e coletar as principais informações sobre as histórias desses espaços. Professor/a, é fundamental que você fotografe o que for possível!

2º Momento: De volta à sala de aula, explore com os/as alunos/as: o que viram, o que acharam da história daqueles lugares, se sabiam das histórias relatadas, se imaginavam que tal local fora outro espaço em outro momento e assim por diante.

3º Momento:"Construção de álbuns de figurinhas". De posse das fotos impressas, proponha aos/as alunos/as que se sentem em duplas e disponibilize para cada dupla algumas imagens para que as reproduzam por meio de desenhos, no formato retangular (tamanho: 8 x 12cm) similar a uma figurinha ou cartão postal. Seria interessante que cada dupla produzisse pelo menos 10 figurinhas (cinco cada aluno/a).

4º Momento: Professor, entregue aos/as alunos/as 4 folhas de papel canson colorido ou outro papel semelhante para que dobrem ao meio e grampeiem formando um álbum. Após essa etapa, os/as alunos/as deverão colar as figurinhas produzidas por eles/as e registrar embaixo da mesma uma curiosidade sobre o local retratado.

Professor, essa atividade foi inspirada no trabalho do artista Georges Thomaz que tem um belo projeto com  álbuns de figurinhas da cidade de Uberlândia. Confira a reportagem sobre o mesmo  "História de Uberlândia em um álbum de figurinhas - Exposição com imagens do Álbum de Figurinhas Uberlândia chega à sua segunda edição com fotos e ilustrações que retratam a história do Município" disponível no endereço abaixo: 

http://www.araguari.com.br/noticia.aspx?catNot=58&id=9966&nomeCatNot=Cultura%20e%20Eventos 

Georges Thomaz apresentando seu trabalho com Álbum de Figurinhas da Cidade de Uberlândia na Escola de Educação Básica da UFU

Recursos Complementares

Artigo eletrônico: Projeto Brasília, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/projeto-brasilia-cidade-planejada-528737.shtml 

Artigo eletrônico: A origem da nossa cidade, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/a-origem-da-nossa-cidade-426144.shtml 

Reportagem sobre Álbum de figurinhas de Uberlândia, disponível em:

http://www.claudiafarnesi.com.br/wp/?tag=album-de-figurinhas-de-uberlandia 

Avaliação

Professor/a, procure observar se os/as alunos/as demonstraram interesse em conhecer a história da sua cidade e se o fato de ter sido abordada a história de suas vidas lhes auxiliou na compreensão do conteúdo trabalhado. Solicite a cada um/a que escreva em um breve texto se foi possível compreender a relação existente entre a própria história e a história da cidade, bem como seu papel de cidadão e de co-responsável pela preservação da memória e do patrimônio cultural da cidade em que vivem.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Jaime Batista Ramos, "AMAI"Comunicação"ONGs"Instituto Arbore, Made In Forest , Minas Gerais - disse:
    jaime.ramos1@yahoo.com.br

    27/11/2011

    Quatro estrelas

    Preservar o meio ambiente é preservar a história de sua cidade cinsciênte...! Este é um começo do equilíbrio da sustentabilidade ambiental cultural, social, econômico, emocional.


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