Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS TIRINHAS MUDAS E A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA.

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer leitura de imagem;
  • Desenvolver a sequência lógica;
  • Desenvolver habilidades para a produção oral e escrita;
  • Elaborar textos descritivos;
  • Identificar a tese de uma história (tirinha);
  • Interpretar informações explícitas e implícitas na história;
  • Formular hipóteses;
  • Identificar traços de humor ou ironia na história;
  • Identificar o gênero textual, sua função social e onde o encontramos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 min – 3 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja  capaz de expor seu pensamento.

Estratégias e recursos da aula

Elaboramos nossa proposta para ser desenvolvida em três momentos, com algumas atividades que podem ser realizadas ao longo a semana.

  • Dinâmica da caixinha;
  • Atividades de interpretação;
  • Produção de texto coletiva;
  • Trabalhos de grupo;
  • Atividades para casa.                                                                

Alguns recursos que vamos utilizar:

  • Tirinhas da turma da Mônica e da bruxinha;
  • Caixinha com tirinhas;
  • Material escolar em geral;
  • Cartaz.   

1ª atividade- uma aula de aproximadamente 60 min.

-Professor, utilize a rodinha para discutir com os alunos  sobre tirinhas. Pergunte quem conhece.

-Leve para sala uma caixinha com tirinhas de pano, de papel e tirinhas de história em quadrinho. Peça que os alunos retirem da caixa e falem sobre o que pegaram, deixe que levantem hipóteses, só depois  apresente o dicionário, explique como ele é utilizado, como se organiza, localize e leia o conceito para os alunos. Observe que ele traz mais de uma definição e cabe ao leitor utilizar aquela que se encaixa no contexto da frase. Veja um exemplo a seguir:

Tiras:  pedaço de pano, papel ou outros, mais comprido que largo. Fita, faixa. Faixa de uma história em quadrinhos. Agente de polícia. Fonte: Dicionário Aurélio.

Neste caso a definição que utilizaremos será:  Faixa de uma história em quadrinhos.

-Depois de trabalhar a caracterização do gênero textual reproduza a tirinha a seguir, distribua  para cada aluno e desenvolva as atividades:

Imagem 1- Fonte: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira284  Acesso em 10/12/2010

  

1-Assinale a alternativa que tem apenas palavras que fazem parte da história   

(    ) Mônica, mala, fogão, casa                 (    ) Mônica, Cebolinha, mala, árvore

(    ) Mônica, Cebolinha, chuva, casa        (    ) Cebolinha, árvore,  mala, mesa   

2-Observando o primeiro quadrinho, qual palavra o Cebolinha está gritando:

(    ) Oba!              (    ) Aiii!             (    ) Credo!            (    ) Olha!  

 3-Qual a intenção da Mônica ao ajudar o Cebolinha: 

(    ) Levá-lo para o hospital.                                  (    ) Fazer um curativo no dedo machucado.

(    ) Tampar-lhe a boca para ele parar de gritar.      (    ) Levá-lo até a mãe dele.   

4-Observando o local da história podemos considerar que ela se passa:

(    ) No quintal da casa do Cebolinha.                   (    ) Em frente a uma casa.

(    ) Na zona rural.                                              (    ) No parque de diversões.   

5-Este tipo de história é encontrado: 

(     ) Em livros de contos de fadas.                      (    ) Em folhetos de propaganda.

(    ) Em gibis.                                                    (    ) Em revistas informativas.   

6-O que torna a tirinha engraçada é:

(    ) A Mônica chegando correndo.                                                       (    ) O Cebolinha gritando de dor.

(    ) O Cebolinha olhando o dedo machucado e com esparadrapo na boca. (    ) A expressão de alivio da Mônica quando  o Cebolinha para de gritar.  

 PRODUÇÃO DE TEXTO

 -Após a exploração das imagens trabalhe com os alunos um texto descritivo. Faça coletivamente.

-Na construção do texto, caracterize o local onde se passa a história, os personagens e o tema. Se for primeiro ano, faça um pequeno texto e trabalhe as palavras, as letras e sílabas (relação grafema e fonema), dentro das dificuldades ortográficas que está desenvolvendo.       

2ª Atividade: uma aula de aproximadamente 60 min.  

 TRABALHANDO EM GRUPO   

-Organize os alunos em grupos de quatro. Considerando que são turma de alfabetização utilize a estratégia de letras, sílabas ou palavras.

-Sugestão: escreva palavras que são do contexto dos alunos: 4 –mesa, 4-cadeira, 4-bola, 4-boneca, 4-papai, 4-mamãe, peça para que localizem as palavras iguais para se agruparem.     

Professor, reproduza a tirinha, recorte os quadrinhos e entregue aos grupos para que organizem a história na sequência que considerarem correta.  

Imagem 2- Fonte: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira284   Acesso em 10/12/2010

- Discuta e deixe que cheguem à conclusão de qual seria a melhor forma de organizarem a história, peça que numerem.

-Em seguida solicite para que um aluno do grupo apresente a tirinha na sequência para a sala.

-Professor, oriente para que elaborem o texto, contando a história de acordo com os quadrinhos.  Se forem alunos do primeiro ano, farão a tentativa da escrita.  Em qualquer uma das situações é importante que se faça a reescrita, pois é o momento da reelaboração das hipóteses da escrita.   

Explorando a estrutura do gênero textual   

-Explore os tipos de balões usados nas falas dos personagens de história em quadrinho, em caso de fala, grito, pensamento, ruídos...

Imagem 3- Fonte: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html  Acesso em 10/12/2010

 -Explique o que são onomatopeias e que são recursos muito utilizados nas histórias em quadrinhos.    

 3ª atividade: uma aula de aproximadamente 60 min.     

-Professor, apresente a tirinha para os alunos com o recurso que considerar melhor: Power Point (data show), cartaz, lâminas no retro projetor ou cópias para cada aluno.

 -Solicite que façam oralmente a leitura das imagens, caracterizem os personagens e identifiquem o tema da história.

 -Apresente a eles duas versões de textos para que escolham o que melhor retrata a história. No primeiro ano faça a leitura dos textos para os alunos. Veja a seguir:         

Eva Furnari

Imagem 4- Fonte:  http://picasaweb.google.com/ditadoida/BruxinhaEvaFurnari#5227057295983246130   Acesso em 10/12/2010

Eva Furnari

Imagem 5- Fonte:  http://picasaweb.google.com/ditadoida/BruxinhaEvaFurnari#5227057295983246130   Acesso em 10/12/2010

Questione:

1. Porque a história foi denominada: Coelhenete.

2. No segundo texto, qual parágrafo mostra uma opinião.     

Professor, para o 1º ano você pode construir frases, recortar e pedir que façam a relação entre a frase e o quadrinho, ou ler os dois textos e elaborar atividades como:

1) Circule no texto os nomes dos personagens:

2) Ajude a autora a organizar as frases abaixo,  reescrevendo-as corretamente:   

Abruxi  nha estava brincando comopatinete. _______________________________________________   

O coe lhinhosaltou per toda bru xinha. _______________________________________________   

3) Faça um desenho mostrando o que aconteceu com a bruxinha depois do último quadrinho e escreva em um balão o que ela falou.   ·         

Outro gênero que você pode explorar com este recurso é poesia, faça uma produção coletiva eles vão gostar e logo estarão fazendo sozinhos. ·         

Primeiro trabalhe com poesias, leia para eles com entonação, faça leitura jogralizada, dividindo a turma em grupos, meninos e meninas, varie as estratégias para eles interagirem e não se cansarem. ·         

Observe a presença de rimas ou não, divisão em versos, estrofes. ·         

Sugira que elaborem uma estrofe para cada quadrinho.  Veja uma  poesia que elaborei  a partir da tirinha de Eva Funari:

  Coelhenete                                      

 Denize D. Campos Rizzotto   

Uma bruxinha feliz

Sentada em um banquinho

Brincava com um coelhinho   

A brincalhona bruxinha

Levantou e num repente

Fez uma coisa surpreendente...   

Transformou o pobre coelhinho

Em um patinete reluzente   

Ela subiu no patinete

E parecendo uma criança

 Ligou o coitado

Que já não tinha mais esperança   

Mas mesmo sendo um patinete

Ele pensou numa vingança

Saiu pulando que nem coelho

Para ela cair e machucar a pança.     

Trabalhe com outras tirinhas deixando que os alunos produzam suas poesias.

Eva Furnari

Imagem 6- Fonte: http://picasaweb.google.com/ditadoida/BruxinhaEvaFurnari#5227057295983246130   Acesso em 12/12/2010

Recursos Complementares
Avaliação

Professor o trabalho se baseia em leitura de imagens, portanto as hipóteses e a observação da interação dos alunos é um importante referencial para você, quanto a eficácia das estratégias. Os registros escritos e as produções de textos te oferecerão dados quanto às capacidades de elaboração, compreensão, coesão, coerência.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • duda, Bolívia - disse:
    dudasruas@hotmail.com

    28/05/2014

    Quatro estrelas

    otima


  • rosy reis, Colégio municipal cinco de Julho , Bahia - disse:
    rosyreis2010@hotmail.com

    16/07/2012

    Cinco estrelas

    Excelente o seu trabalho,tenho certeza que muitos professores irão dar continuidade ,passando por diversos alunos ,assim como eu também irei usar. Você está d parabéns!


  • cleudiana soares, municipal , Piauí - disse:
    cleudianasoares@gmail.com

    18/06/2012

    Cinco estrelas

    Ainda não tinha encontrado uma aula que estivesse realmente no nível de crianças dessa idade , adorei tenho certeza que eles são capazes de assimilar os objetivos propostos alem de se divertirem.


  • Istael Dutra, Escola Estadual Professor Astor Vianna , Minas Gerais - disse:
    istael_campos@hotmail.com

    21/04/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito.


  • EMERSON LIMA, ESCOLA MUNICIPAL LAERTE PEDROSA DE MELO , Pernambuco - disse:
    emer.lima@hotmail.com

    24/02/2012

    Quatro estrelas

    Obrigado pela sugestão. Tenha certeza que será de muito proveito pra todos nós... Parabésn pela iniciativa.


  • Maria Lucia, EMEF Maria Luiza , São Paulo - disse:
    lvilella2@gmail.com

    29/07/2011

    Cinco estrelas

    Excelente. Estava precisando de ajuda e obtive o que eu precisava. Muito obrigada...


  • Edineia lopes, SEE , Minas Gerais - disse:
    eneidasepol@hotmail.com

    23/04/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pelas atividades. Trabalhei todas as atividades em sala de aula com intervenção pedagógica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.