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Bem Comum e Interesse Público

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• O conceito de “Bem Comum”.

• O conceito de “Interesse Público”.

• Maneiras de a sociedade fazer valer seus interesses.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos como: Estado, coisa pública e sociedade.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Primeira etapa

- O professor deve conduzir uma discussão com os alunos em torno do que eles entendem por “política”, anotando no quadro suas opiniões e problematizando-as.

- O ponto central a ser discutido é: qual a finalidade da política? O professor deve retomar o procedimento de anotar no quadro as opiniões dos alunos e problematizá-las.

- O professor deve, então, introduzir o conceito de “Bem Comum”, discutindo sobre sua origem com Aristóteles e a interpretação dada por São Tomás de Aquino, usando as imagens abaixo para enriquecer a aula.

 Aristóteles. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_Az7-fRRxbNM/S9yrfHCOAqI/AAAAAAAAAGc/qHq-yr0GJj4/s1600/aristoteles.jpgjbnjj.jpg  

 São Tomás de Aquino. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_bzcnwHNLRY0/R550A4eNZiI/AAAAAAAAAOg/EfcW08necdQ/s1600/S%C3%A3o+Tom%C3%A1s+de+Aquino.jpg  

Aula 2:

Primeira etapa

- O professor deve tocar ou distribuir a letra da música “Comida”, da banda Titãs (letra disponível em: http://letras.terra.com.br/titas/91453/; e música disponível em: http://listen.grooveshark.com/#/s/Comida/24XmmI).    

- Os alunos devem ser incentivados a traçar relações entre a letra da música e o conceito de “Bem Comum” apresentado na aula anterior. O professor deve repetir o procedimento de anotar as opiniões dos alunos no quadro e problematizá-las.

- O professor deve provocar os alunos sobre o teor dos versos da música. Quem seria “a gente” que narra os versos? Qual a razão das palavras de ordem e do tom imperativo? A música pode ser vista como um manifesto?

- Deve ser introduzido, então, o conceito de “Interesse Público”.

- Os alunos devem ser incentivados a discutir maneiras de o Interesse Público se manifestar e se fazer valer, assim como a sua relação com a política. As imagens abaixo devem ser mostradas para que os alunos as interpretem sob a luz dos conceitos apreendidos.

 Movimento popular protesta contra propostas de privatização da Petrobras, em defesa da soberania nacional sobre a extração de petróleo. Rio de Janeiro, 21 de maio de 2009. Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_s4QisI7C-Gw/ShW8GtN kII/AAAAAAAACGM/mG0_3LAU4no/s400/ato_cpi_petrobras_03.jpg  

 A população brasileira foi às ruas para demonstrar o seu descontentamento com o regime militar instaurado no País e pedir o retorno da democracia.  São Paulo, 1984. Disponível em: http://api.ning.com/files/*-RuB5GRtWFHL6Lbde-AZizZaZHpa0*ZN67Jdo4sGFs_/ditadura.gif  

 Os cargos públicos eletivos devem representar a vontade de seus eleitores, que devem acompanhar de perto as ações do político que ajudou a eleger. Autor: Adão Iturrusgarai. Fonte: http://adao.blog.uol.com.br/ .  

Segunda etapa 

Os grupos definidos na última aula agora deverão escrever mais um breve texto, relacionando suas ideias de Bem Comum, produzidas na última aula, com o conceito de “Interesse Público”. Seria possível uma relação entre os dois? Como estabelecê-la e dar-lhe vazão?

Aula 3

Primeira etapa 

No Laboratório de Informática, divididos em grupos de quatro, os alunos deverão fazer um pequeno texto em que discutirão do que seria composto ou como seria o Bem Comum, atualmente, no Brasil e no mundo.  

Cada grupo pesquisará o site de uma organização ou projeto abaixo e deverá falar sobre como esta ou este se relaciona com o bem comum e o interesse público, não necessariamente agindo em sua defesa.  O texto deverá ser entregue na aula seguinte.

Organizações e projetos:

• “Green Peace Brasil”: http://www.greenpeace.org/brasil/  

• “Lei Ficha Limpa”: http://www.fichalimpa.org.br/  

• “Todos pela educação”: http://www.todospelaeducacao.org.br/  

• “Favela é isso aí”: http://www.favelaeissoai.com.br/oprojeto.php    

Recursos

• Música “Comida”.  Composição: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto (letra disponível em: http://letras.terra.com.br/titas/91453/; e música disponível em: http://listen.grooveshark.com/#/s/Comida/24XmmI ).   

 • Links de suporte para o trabalho final:

- “Green Peace Brasil”: http://www.greenpeace.org/brasil/  

- “Lei Ficha Limpa”: http://www.fichalimpa.org.br/  

- “Todos pela educação”: http://www.todospelaeducacao.org.br/  

- “Favela é isso aí”: http://www.favelaeissoai.com.br/oprojeto.php 

CONCLUSÃO

Os alunos devem compreender o Bem Comum como a finalidade da política e que este nem sempre vai de encontro ao Interesse Público. Também é importante a compreensão dos movimentos populares para a expressão desse interesse e o bom funcionamento da política.

Recursos Complementares

Textos de apoio para o professor:

- DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO. Bem Comum. Disponível em: http://sites.google.com/site/dicionarioenciclopedico/bem-comum   

- FILHO, Ives Gandra da Silva Martins. O princípio ético do bem comum e a concepção jurídica do interesse público. Disponível em: http://jus.uol.com.br/revista/texto/11/o-principio-etico-do-bem-comum-e-a-concepcao-juridica-do-interesse-publico

Avaliação

A avaliação se dará de acordo com a participação durante a pesquisa e a discussão em grupos e nos textos produzidos pelos alunos.

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