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Estratégias de reformulação no texto expositivo: correção e paráfrase.

 

18/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá o que é reformular um texto, analisando as estratégias de paráfrase e correção, sua importância e função na construção de textos expositivos, orais e escritos.

Duração das atividades
5 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas preparadas para alunos do 1º ano do ensino médio, com experiência em leitura de textos expositivos.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2  

Professor: conduza seus alunos ao laboratório de informática. Projete a imagem abaixo, disponível no site http://www.rg9.org/propagare.php 

Inicie uma conversa informal sobre publicidade e propaganda introduzindo a seguinte questão: Os dois conceitos são sinônimos? Como o senso comum interpreta essas palavras?

Na sequência, faça uma breve revisão com seus alunos sobre o texto expositivo, suas características. Diferencie-o do texto argumentativo. Se julgar necessário, consulte a aula "Diferenças entre texto expositivo e argumentativo". É importante deixar claro aos alunos que os gêneros do agrupamento “expor” visam ao domínio da transmissão e da construção de saberes. Eles estão fortemente presentes, por exemplo, nos livros didáticos, nos manuais de ensino (para citar a modalidede escrita) e nas aulas expositivas, palestras e seminários (citando a modalidade oral).

Distribua cópias xerocadas do texto abaixo, disponível na íntegra em http://www.rg9.org/propagare.php mesmo site onde se encontra a imagem projetada.

A diferença entre publicidade e propaganda

A confusão entre os termos publicidade e propaganda, no Brasil, se originou quando as primeiras traduções foram feitas. Entenderam “advertising” como propaganda, logo quando alguém fazia a tradução de um livro ou artigo, os conceitos dos autores sobre o que é “advertising” eram convertidos e traduzidos como sendo os conceitos de propaganda. Na realidade, o termo propaganda vem de seu homônimo em latim “propaganda”, que significa semear ideias e ideais de cunho político, cívico ou religioso. A propaganda tem caráter ideológico e tem como objetivo fazer adeptos, seguidores e converter opiniões. Na América do Norte, muitas vezes o termo “propaganda” é entendido como pejorativo, como uma espécie de lavagem cerebral e sempre com fins políticos, cívicos ou religiosos.

Já o termo publicidade foi, e por muitas vezes ainda é, confundido com os esforços de relações públicas em gerar mídia espontânea e gratuita. Na realidade, o termo publicidade pode ser entendido de maneira genérica como o ato de tornar público e mais especificamente como “advertising”, ou seja, uma ferramenta de comunicação e marketing que tem como função e fim promover, utilizando os meios de comunicação nos espaços publicitários. Ou melhor, a ferramenta que utilizando os meios de comunicação e os espaços publicitários, com patrocinador identificado, tem como fim seduzir e tornar público, levando o consumidor à compra de determinado produto ou serviço. Podemos dizer que, enquanto a propaganda tem cunho político, cívico ou religioso, a publicidade tem cunho comercial.

Reparem que a propaganda é paga pela igreja, governo ou partido político, enquanto a publicidade é paga pelo seu anunciante identificado... Os esforços de Relações Públicas, assessoria de imprensa e patrocínio, de uma forma ou de outra, também são pagos e têm como um de seus principais objetivos criar visibilidade e mídia espontânea... [...]

Para facilitar o entendimento da real diferenciação dos termos, vejamos o exemplo: 

- O governo Brasileiro faz uma campanha na TV para divulgar e promover a idéia da utilização de preservativos no combate a AIDS. Isso é propaganda. Se nessa mesma campanha fosse divulgada alguma marca de fabricante de preservativos, isso seria publicidade.   

[...]

Feita a leitura, verifique a compreensão dos alunos quanto ao caráter expositivo do texto e das informações veiculadas.

Atividade 1 (para ser feita por escrito, em dupla)

a) O que o autor se propõe a fazer nesse texto?

b) O autor do texto, Dennys Monteiro, em seu perfil, apresenta-se como graduado em Marketing, com MBA em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial. Essas credenciais são importantes na legitimação do texto?  

c) Qualquer profissional estaria apto a escrever sobre esse tema? Por quê?

d) O objetivo comunicativo desse texto é

(    ) relatar uma experiência vivida por ele durante uma interação em sala de aula

(    ) relatar um fato histórico de cunho etimológico

(    ) fornecer instruções aos usuários de um serviço

(    ) informar, esclarecer diferenças entre conceitos

(    ) defender seu ponto de vista sobre o que vem a ser publicidade e propaganda

e) Leia o trecho abaixo e, em seguida, marque a opção correta.

"A confusão entre os termos publicidade e propaganda, no Brasil, se originou quando as primeiras traduções foram feitas. Entenderam “advertising” como propaganda, logo quando alguém fazia a tradução de um livro ou artigo, os conceitos dos autores sobre o que é “advertising” eram convertidos e traduzidos como sendo os conceitos de propaganda." 

Nesse trecho, a preocupação do autor é

(    ) Discutir a dificuldade dos tradutores em encontrar palavras adequadas em português para termos em inglês.

(    ) Apresentar um equívoco relevante ocorrido durante as traduções do inglês para o português.

(    ) Apresentar o conceito de propaganda, acabando por vez com qualquer dúvida. 

f) Leia o fragmento abaixo e faça a distinção entre o que é conceito (ou parte de conceito) e comentário sobre esse conceito.

" A propaganda tem caráter ideológico e tem como objetivo fazer adeptos, seguidores e converter opiniões. Na América do Norte, muitas vezes o termo “propaganda” é entendido como pejorativo, como uma espécie de lavagem cerebral e sempre com fins políticos, cívicos ou religiosos."

g) Preencha o quadro abaixo com algumas distinções entre propaganda e publicidade. Coloque um título na primeira linha.

PROPAGANDA

PUBLICIDADE

1.

1.

2.

2.

3.

3.

4.

4.

h) Faça um resumo do texto, a partir dos elementos do quadro acima.

i) Ao lançar mão da exemplificação, qual foi o objetivo do autor?

Finalizada a tarefa, faça a correção e recolha para verificação.

Atividade 2

Projete a imagem abaixo do amaciante Mon bijou, disponível em

http://www.mrbrand.com.br/blog/img/F6F_anu_bombril_mon_bijou_gianecchini_dpz_1007.jpg  

Discuta rapidamente os recursos verbais e não-verbais utilizados. Explore a ambiguidade da frase: "Me aperta, me cheira, me chama de Mon bijou', especialmente considerando o público-alvo. 

Depois, projete essa outra imagem abaixo, acessando http://marista.edu.br/files/2009/02/banner-carnaval.jpg  

Explore também os recursos verbais e não-verbais. Par sua informação, essa campanha foi veiculada no período do carnaval.

 Finalize a aula, perguntando: de acordo com o texto lido, qual deles é publicidade? Qual é propaganda?

Aulas 3 e 4 

Professor: devolva as atividades da aula anterior e, se for o caso, solicite que façam a reescrita das questões.

Na sequência, faça uma retomada da aula anterior, enfatizando os seguintes aspectos do texto expositivo:

- veiculam o conhecimento mais sistematizado, transmitido culturalmente;

- difundem o saber, utilizando uma estrutura expositivo-explicativa, como conceitos e definições.

Na aula de hoje, os alunos aprenderão algumas estratégias de reformulação, como a correção e a paráfrase, muito presentes em textos expositivos, especialmente os orais. Além de identificá-las, vocês poderão analisar as funções que exercem no texto.

O quadro abaixo servirá apenas como apoio teórico para você, professor, se esse conteúdo não tiver sido tratado no seu curso, ou tratado mais superficialmente.

Coloque o tema em pauta, buscando colher as impressões e percepções dos alunos. Se julgar necessário, faça anotações no quadro daquilo que for mais relevante.

Estratégias de reformulação

Ao construir seus enunciados, o escritor/falante deve ter a preocupação de oferecer uma proposta de compreensão ao leitor/ouvinte. Ao fazer isso, ele estará sendo colaborativo, propiciando que o outro reconheça a intenção comunicativa.

Na fala, a formulação do texto (planejamento) é simultânea à própria elocução. Por isso, o falante se vê obrigado a monitorar seu texto, reformulando-o, se necessário, à medida que ele vai sendo produzido. Nesse processo são comuns as paráfrases e correções.

Paráfrase e correção

A paráfrase e a correção são deflagradas por algum problema de formulação de um enunciado. Ele poderá ser, então, parafraseado ou corrigido, originando o enunciado reformulado.

Se houver paráfrase, o novo enunciado manterá uma relação de equivalência com o enunciado de origem.

Se houver correção, o novo enunciado reformulado anulará, total ou parcialmente, o primeiro.

As atividades de reformulação podem apresentar marcadores.

Por exemplo, na fala: a repetição do enunciado a ser corrigido seguido da partícula 'não'; uma pausa; um marcador de paráfrase (quer dizer, isto é, ou melhor). Esses últimos são os que se evidenciam na escrita.

Observação: nem sempre importa diferenciar a correção da paráfrase. Algumas vezes, há casos em que a distinção se anula. O que importa é identificar a reformulação e a intenção do enunciador em garantir o entendimento.

Paráfrase: algumas funções

► resolver problemas de natureza interacional

► resolver problemas de desdobramento temático

► resolver problemas de adequação vocabular

► estruturar tópicos mais longos e abrangentes (o sujeito parafraseia para retomar um tópico conversacional dominante em relação a outros mais periféricos (típico da fala)

► garantir a compreensão de um ponto de vista (também se aplica à correção)

► cooperar com o bom andamento da conversação  (também se aplica à correção)  

Correção: algumas funções

► repara infração conversacional. Por exemplo, uma conversa se dá por meio de troca de turnos conversacionais. Quando alguém não "dá a vez" ao outro, ele estará sujeito ao reparo (um tipo de correção). Outra regra sempre desobedecida e reparada é a de que, em qualquer turno, fala um de cada vez. Mas nas conversas é comum vermos sobreposição de vozes e falas simultâneas.

► corrigir "erros" (fonético-fonológicos; morfossintáticos, por exemplo, erros da gramática normativa) e inadequações (por exemplo, impropriedade de informação) assegurando a compreensão mútua.

► garantir o reconhecimento de uma posição social (pela obediência aos registros do 'bem-falar')

► adequação informativa, precisão referencial

(PRETTI, D.(Org.) Análise de textos orais.Sâo Paulo: FFLCH/USP, 1993)

Encerrada a discussão, solicite que os alunos retomem o texto da aula passada A diferença entre publicidade e propaganda.

Anote no quadro a atividade abaixo, que será feita individualmente com a sua orientação. 

Atividade 3

Releia o trecho abaixo.

"Já o termo publicidade foi, e por muitas vezes ainda é, confundido com os esforços de relações públicas em gerar mídia espontânea e gratuita. Na realidade, o termo publicidade pode ser entendido de maneira genérica como o ato de tornar público e mais especificamente como “advertising”, ou seja, uma ferramenta de comunicação e marketing que tem como função e fim promover, utilizando os meios de comunicação nos espaços publicitários. Ou melhor, a ferramenta que utilizando os meios de comunicação e os espaços publicitários, com patrocinador identificado, tem como fim seduzir e tornar público, levando o consumidor à compra de determinado produto ou serviço."

Questões

1) O que o autor quis dizer com "Já o termo publicidade foi, e por muitas vezes ainda é, confundido com os esforços de relações públicas em gerar mídia espontânea e gratuita."

(Resp.: o trecho acima se refere ao ato de divulgar fatos e pessoas na forma de favores)

2) À expressão "na realidade" (segunda linha) segue uma explicação.

a) Essa expressão marca

(   ) a correção do enunciado anterior com a introdução de uma explicação correta do termo publicidade

(   ) a paráfrase  do enunciado anterior com a introdução de uma reformulação

b) Que função tem o enunciado reformulado:

(    ) corrigir a impropriedade de uma informação

(    ) garantir o reconhecimento de uma posição social

(    ) cooperar com o bom andamento da conversação

3) Segundo o autor, há duas maneiras pelas quais se pode compreender o termo publicidade. Quais são elas?

(Resp.: de maneira genérica como o ato de tornar público e mais especificamente como “advertising”, ou seja, uma ferramenta de comunicação e marketing que tem como função e fim promover, utilizando os meios de comunicação nos espaços publicitários.)

4) Após a palavra "advertising" aparece o marcador ou seja. O que ele sinaliza? (Resp.: que o enunciado anterior será reformulado)

5) O marcador ou seja reformula o enunciado anterior para

(     ) corrigir informação imprecisa.

(    )  ampliar o sentido da expressão "advertising"

(    ) corrigir problema ortográfico  

6) Ainda no mesmo trecho, há outro marcador de reformulação. Qual é ele? (Resp.: ou melhor)

7) Qual foi a intenção do autor ao fazer mais uma reformulação? (Resp.: ele quis tornar inequívoca a sua explicação; com isso mostrou ser colaborativo, facilitando a compreensão do leitor.)    

8) Na sua opinião, durante a leitura do texto, o trecho acima teria sido o de maior complexidade? Isso explicaria o uso de tantas reformulações?

Aula 5

Essa aula é destinada à elaboração de uma atividade em dupla. Trata-se de uma adaptação de exercício encontrado no livro de Ilari, citado em "Recursos complementares".

Atividade 4

Leia o fragmento de uma aula de Organização e Métodos que analisa a história da cadeia de lanchonetes Bob's, gravada para fins de estudo da linguagem falada culta da cidade do Rio de Janeiro.

era uma empresa de pequeno porte...mas chegou um determinado momento...no ano passado EM QUE... a sua administração se defrontou com um problema muito grave... ou a empresa abandonava a sua estrutura de pequeno porte... ou...então...a empresa ia acabar desaparecendo...por que razão? Porque ela possuía uma administração muito pequena... [...] a empresa tinha três ou quatro pessoas na sua direção e... aproximadamente dezoito... filiais...onde gerentes... empregados chamados de gerentes...tinham uma determinada função...mas não tinham uma autonomia gerencial...era apenas...o chefe daquele setor...o gerente é muito mais do que um simples chefe...ele tem uma autonomia...administrativa...ele tem uma...delegação de autoridade...e...portanto...ele tem uma parcela de poder...

[...]

1) Para cada enunciado grifado, identifique o enunciado reformulado.

2) Esclareça se o enunciado reformulado é uma correção ou uma amplificação.

3) Apresente possíveis funções para essas reformulações, ou seja, com que intenção o professor corrigiu ou ampliou seu enunciado?

Finalizada a tarefa, corrija e solicite que façam a reescrita, se for o caso.

Recursos Complementares

ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.

Sobre procedimentos de monitoramento da fala, leia artigo de Tarso Galembeck em

http://www.filologia.org.br/revista/34/11.htm 

Avaliação

A avaliação será feita por meio de um seminário: atividade expositiva oral. Os alunos serão divididos em grupos de quatro participantes. Cada grupo deverá preparar sua apresentação, atendendo às instruções abaixo.

1) Buscar na Internet uma publicidade e uma propaganda bem interessante e adequada para a sala de aula.

2) Elaborar quatro questões para exploração/entendimento da publicidade.

3) Elaborar quatro questões para exploração/compreensão da propaganda.

4) Explicar para a turma o conceito de publicidade e propaganda, conforme foi visto na aula (usar o resumo feito em sala). 

Enquanto os grupos se apresentam, os demais alunos, na condição de ouvintes, deverão estar atentos ao uso que eles fizerem de paráfrase e correção durante a apresentação oral. Ao final da apresentação do grupo 1, o grupo 2 apontará se houve ou não reformulação e por quê. Ao final do grupo 2, será a vez do grupo 3 comentar, e assim por diante.

Ao final de cada apresentação, pergunte à turma o que observaram.

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