21/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Estudar o Fauvismo, seu papel no movimento modernista e seus principais artistas.
Incentivar a produção artística individual dos alunos.
Produzir obras na temática fauvista com uso de materiais de fácil acesso para instituição.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema, com o texto “Fovismo” disponível no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Fovismo (acesso em 04/04/210) , chamando atenção para as origens desse movimento artístico, bem como seus principais artistas e seu papel na História da Arte.
Enquanto movimento Modernista, o Fauvismo buscou uma negação ao tradicionalismo em prol da criação de uma nova cultura em um novo olhar pela Arte.
Um grupo de pintores, entre eles, Paul Gauguin, Georges Braque, Paul Cézanne e Henri Matisse, escandalizou os contemporâneos, ao utilizar nos seus quadros cores violentas, de forma arbitrária. A crítica Parisiense os comparou a feras (fauves). Tal denominação, inicialmente de caráter depreciativo, acabou por se fixar e passou designar o movimento.
Usando temas leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica, a cor era utilizada, pelos fauvistas, para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume, sendo ela totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objeto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras.
Durante as explicações, é importante que os alunos tenham acesso a imagens, impressas ou projetadas, de obras dos maiores representantes do Fauvismo.
Duas mulheres taitianas, Paul Gauguin
http://www.ricci-art.net/img006/505.jpg
(acesso em 04/04/210)
A Oliveira próxima a Estaque, Georges Braque
(acesso em 04/04/210)
Piscina de Londres, André Derain
(acesso em 04/04/210)
O Porto de Sauzon, Jean Puy
http://www.sauzon.com/image/commun/sauzp01.jpg
(acesso em 04/04/210)
Os jogadores de cartas, Paul Cézanne
(acesso em 04/04/210)
A dança, Henri Matisse
(acesso em 04/04/210)
Aula 2:
Para segunda aula sobre o Fauvismo, o professor deverá disponibilizar aos alunos:
- Folhas de papel cartão ou outro papel mais rígido
- Giz de cera de diversas cores
- Velas e fósforos.
O professor pedirá para que em um suporte de papel cartão (12x12cm), os alunos criem um desenho com a temática Fauvista.
Em seguida, os alunos, dispostos em grupos de 4 alunos usarão o giz de cera com a ponta derretida por uma vela para preencherem as cores de seus trabalhos (a divisão em grupos de 4 se refere ao uso de uma única vela por grupo, os trabalhos serão realizados individualmente). Essa técnica irá gerar uma tonalidade mais forte ao desenho e produzirá volume às obras.
É importante lembrar, aos alunos, que uso de cores vibrantes e o preenchimento de todas as áreas do suporte são características marcantes do Fauvismo.
Imagens dos trabalhos apresentados pelos alunos do ensino médio.
Aula 3:
Com os trabalhos prontos, o professor deve escolher um local na escola para que os trabalhos sejam expostos. Essa exposição deve ser organizada junto com os alunos para que eles debatam sobre os temas escolhidos e a melhor disposição para sua apresentação.
Sobre a expressividade das cores nas obras Fauvistas:
http://www.pitoresco.com.br/art_data/fauvismo/index.htm
(acesso em 07/04/210)
Sobre Henri Matisse, o principal representante do movimento Fauvista:
http://www.suapesquisa.com/biografias/henri_matisse.htm
(acesso em 07/04/210)
Site com diversas imagens de obras Fauvistas:
http://www.esfcastro.pt:8079/users/franciscosilva/Fauvismo.html
(acesso em 07/04/210)
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos. Serão levados em consideração participação e empenho na realização das atividades, bem como o entendimento do tema abordado.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/04/2013
Cinco estrelasgostei de todos parabns soke posso falar so isso pela net.O trabalho de vcs me ajudou a tirar 1.0 e valia 1.0.............................. OBRIGADO MARIA REIS STEFANI
16/10/2012
Cinco estrelasmuito bom a aula é exelente! mui bommmm....
25/04/2012
Cinco estrelasamei a sua sugestão de aula, se possível você enviar mais algumas de outras séries e outros tipos de arte vou amar bastante. bjss
27/03/2011
Cinco estrelasMaravilhoso seu trabalho, foi de grande ajuda para um projeto que estou concluindo. Parabéns!