Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HABILIDADE 10 DO ENEM: Esporte e qualidade de vida. Construindo um novo conceito.

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a relação do esporte de rendimento com a manutenção da qualidade de vida;
  • Propor a prática de jogos e esportes que possam contribuir para a mudança de hábitos; melhorando a qualidade de vida;
  • Utilizar o ambiente da aula de modo a torná-la propícia para a reconstrução de um conceito de qualidade de vida, propondo práticas que possam contribuir melhoria da saúde, como alongamento e caminhada e outras que não ajudam como o treinamento neuromuscular exagerado e o uso de anabolizantes.
Duração das atividades
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Iniciar esta aula perguntando aos alunos se praticar esportes é sinônimo de saúde ou qualidade de vida. A idéia dessa primeira conversa é alertar para os alunos que uma prática desordenada, exagerada ou incorreta pode contribuir para o aparecimento de lesões graves no corpo e até mesmo doenças perigosas como o câncer (no caso do uso de anabólicos).

Atividade 1

Dando continuidade à aula pedir que os alunos se reúnam em grupos menores, de 4 ou 5 alunos, para relacionar em uma folha de papel nomes de atletas que tiveram sua carreira interrompida temporariamente ou para sempre por causa de lesões e doenças graves oriundas de suas práticas. Em seguida, pedir que cada grupo exponha os nomes relacionados. A idéia é verificar se este assunto é de conhecimento ou não dos alunos (caso a resposta seja negativa o próprio professor deve relacionar alguns nomes de atletas brasileiros que passaram ou passam por esse problema).

Terminada a conversa propor uma corrida de 100 metros rasos.

Após a atividade perguntar aos alunos suas sensações, como o corpo se comportou e se comporta durante e depois dessa corrida. Apontar aos alunos que a prática esportiva com objetivo de manutenção da saúde e qualidade de vida deve ser moderada, respeitar a condição física e seguir a orientação de um profissional.

Em seguida o professor deve propor uma corrida de 800 metros (caso os alunos não consigam terminar a atividade propor que eles caminhem ao invés de correr). Desta vez as sensações, reações e dificuldades discutidas anteriormente ficaram bem mais evidentes. Somente os alunos com aptidão para correr podem se mostrar bem mais satisfeito com a atividade.

Atividade 2

O professor deve escolher para essa atividade um ambiente calmo onde os alunos possam se concentrar. Distribuir um colchonete para cada um deles e propor a prática do alongamento, relaxamento e massagem.

  • No primeiro momento: - o professor deve orientá-los para, lentamente, irem alongando cada pequeno e grande grupamento muscular. Sugere-se que o professor escolha uma sequência de exercícios que siga uma lógica tranquila: como dos pés a cabeça ou ao contrário da cabeça aos pés. È muito importante que nessa atividade o professor tenha condições de nomear cada grupamento e região a ser tracionada.
  • Segundo momento: - o professor deve escolher uma música bem calma e relaxante (colocá-la para tocar) e pedir aos alunos que encontrem uma posição corporal, a mais confortável que puder, no colchonete e fecharem os olhos. Neste momento da atividade o professor deve orientar os alunos para que desenvolvam a habilidade de reconhecer e focar os estímulos sonoros: primeiro o professor pedira que os alunos (de olhos fechados) reconheçam todos ou case todos os barulhos que seus ouvidos possam escutar (o mais perto e nítido ao mais afastado e turbulento); em seguida pedir que eles escolham um ou dois desses barulhos e tentem imaginar qual seria a provável cena cotidiana pertence tal som (como transito de carro, recreio dos alunos menores, uma aula de música, entre outras coisas); e por fim o professor deve pedir aos alunos que foquem seus ouvidos apenas a música, neutralizando o celebro para qualquer outro estímulo sonoro. Pedir que eles imaginem a cena que desejarem com alguém ou grupo de pessoas que se sentir mais à-vontade. Finalizar esse momento da aula pedindo que cada aluno abra os olhos bem de vagar.
  • Terceiro e último momento da atividade. Pedir que os alunos se organizassem em duplas, distribuir uma bolinha de massagem para cada dupla, orientá-los que um colega da dupla permanecerá deitado (a principio debruço e em seguida de barriga para cima) e pedir que realizem movimentos circulares por todo o corpo do colega tentando achar pontos de tensão na musculatura (principalmente na região do pescoço e ombro) fazendo uma leve massagem. Deixar passar algum tempo e trocar os alunos de posição (quem estafa fazendo a massagem ira se deita para recebê-la). A seguir imagem dessa bolinha de massagem.

http://www.emule.com.br/lista.php?categoria=1074&ordem=HIT_PAGE 11/12/10.   

Terminada a atividade o professor deve salientar a importância para o “conhecer o corpo” quando o indivíduo tem o interesse de iniciar sua prática esportiva para manutenção da saúde e qualidade de vida. Esse processo de alto conhecimento pode evitar sobre carga, lesões graves e ajudar no psicológico.

Atividade 3

Reunir os alunos e perguntá-los se conhecem alguém que usa ou usou anabolizantes. Perguntar também se eles conhecem os efeitos colaterais do uso dessas substancias. A idéia neste momento é colocar em discussão o uso de anabólicos como suprimento alimentar, visando ganhar força e massa muscular. Esclarecer seus malefícios. Caso haja interesse do professor, sugere-se ilustrar a atividade com o seguinte vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=WNdxP9N4USo 11/12/10 

Atividade 4

Reunir os alunos e propor uma nova relação conceitual sobre esportes, saúde e qualidade de vida. Seria interessante se este momento fosse registrado de forma escrita para futuras aulas com o mesmo tema (com a mesma ou novas turmas).

Recursos Complementares
Avaliação
  • Relacionar esporte e qualidade de vida;
  • Verificar se os alunos identificam que esporte de rendimento não se relaciona com a manutenção da qualidade de vida;
  • Verificar se os alunos conseguem identificar jogos e esportes que possam contribuir para a mudança de hábitos para melhorar a qualidade de vida;
  • Avaliar se o ambiente da aula foi usado de modo a torná-la propícia para a reconstrução de um novo conceito de qualidade de vida, propondo práticas que possam contribuir para a melhoria da saúde, como alongamentos, corridas e caminhadas.
  • Apontar práticas físicas que não contribuem com a qualidade de vida.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.