15/12/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Nenhum.
Iniciar esta aula perguntando aos alunos se praticar esportes é sinônimo de saúde ou qualidade de vida. A idéia dessa primeira conversa é alertar para os alunos que uma prática desordenada, exagerada ou incorreta pode contribuir para o aparecimento de lesões graves no corpo e até mesmo doenças perigosas como o câncer (no caso do uso de anabólicos).
Atividade 1
Dando continuidade à aula pedir que os alunos se reúnam em grupos menores, de 4 ou 5 alunos, para relacionar em uma folha de papel nomes de atletas que tiveram sua carreira interrompida temporariamente ou para sempre por causa de lesões e doenças graves oriundas de suas práticas. Em seguida, pedir que cada grupo exponha os nomes relacionados. A idéia é verificar se este assunto é de conhecimento ou não dos alunos (caso a resposta seja negativa o próprio professor deve relacionar alguns nomes de atletas brasileiros que passaram ou passam por esse problema).
Terminada a conversa propor uma corrida de 100 metros rasos.
Após a atividade perguntar aos alunos suas sensações, como o corpo se comportou e se comporta durante e depois dessa corrida. Apontar aos alunos que a prática esportiva com objetivo de manutenção da saúde e qualidade de vida deve ser moderada, respeitar a condição física e seguir a orientação de um profissional.
Em seguida o professor deve propor uma corrida de 800 metros (caso os alunos não consigam terminar a atividade propor que eles caminhem ao invés de correr). Desta vez as sensações, reações e dificuldades discutidas anteriormente ficaram bem mais evidentes. Somente os alunos com aptidão para correr podem se mostrar bem mais satisfeito com a atividade.
Atividade 2
O professor deve escolher para essa atividade um ambiente calmo onde os alunos possam se concentrar. Distribuir um colchonete para cada um deles e propor a prática do alongamento, relaxamento e massagem.
http://www.emule.com.br/lista.php?categoria=1074&ordem=HIT_PAGE 11/12/10.
Terminada a atividade o professor deve salientar a importância para o “conhecer o corpo” quando o indivíduo tem o interesse de iniciar sua prática esportiva para manutenção da saúde e qualidade de vida. Esse processo de alto conhecimento pode evitar sobre carga, lesões graves e ajudar no psicológico.
Atividade 3
Reunir os alunos e perguntá-los se conhecem alguém que usa ou usou anabolizantes. Perguntar também se eles conhecem os efeitos colaterais do uso dessas substancias. A idéia neste momento é colocar em discussão o uso de anabólicos como suprimento alimentar, visando ganhar força e massa muscular. Esclarecer seus malefícios. Caso haja interesse do professor, sugere-se ilustrar a atividade com o seguinte vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=WNdxP9N4USo 11/12/10
Atividade 4
Reunir os alunos e propor uma nova relação conceitual sobre esportes, saúde e qualidade de vida. Seria interessante se este momento fosse registrado de forma escrita para futuras aulas com o mesmo tema (com a mesma ou novas turmas).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!