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Tipos de moradia.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer a distinção das moradias pelo tipo de arquitetura de projetos simples;
  • Classificar moradias levando em consideração o projeto de construção as condições da moradia.
  • Compreender que o estilo de arquiteturas de diferentes moradias relaciona-se com o espaço físico, com o tempo histórico, com a cultura de diferentes sociedades, classes sociais e o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia.  
Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter um conceito inicial de moradia e de arquitetura.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade - Fazer a distinção das moradias pelo estilo da arquitetura.

1º Momento: 

Selecione várias fotos para ser apreciadas pelos alunos e  verificadas as diferenças entre as arquiteturas  similares, exemplos: casas; apartamentos, barracos, palácios.Destacamos o exemplo de casas:

 Exemplo: confronto entre casas para traçar a diferença na arquitetura.

Casas

                                                                   Diferenças

Casa A

Casa B

Destacar as diferenças.

Casa C

Casa D

Casa A: Fonte:  http://www.nordicasa.eu/wp-content/gallery/casas_madeira_moderna_luxo/casas_de_madeira.jpg

Casa B: Fonte    http://livroseafins.com/wp-content/uploads/2008/11/casa1b.gif     

asa C: Fonte:     http://www.casaforteconstrucoes.com.br/img/produtos/alvenaria2.jpg 

Casa D: Fonte:   http://imoveis.posot.com.br/casas/br/venta/2010/09/25/94109.jpg 

Observe que a comparação é feita entre casas com materiais similares na busca de diferenciar a arquitetura de projeto simples. Se você  fizer uma classificação das casas do quadro, primeiro faça uma divisão entre as casas de telhados de uma água e  de telhados de duas águas. Em seguida, escolha uma diferença marcante para dividir as casas de materiais similares (madeira ou alvenaria) pelo seu projeto de construção. Assim, pode ensinar aos alunos a construir mapas conceituais, tendo sempre em vista um fundamento classificatório.

Exemplo:

2º momento:

 Discuta com os alunos as condições da moradia. Assista ao vídeo indicado a seguir com seus alunos e ao final classifique as moradias com base nas condições que apresentam. Observe a lógica descrita a seguir.  

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=zqrXyn2uMIM 

Condições de moradia

Excelente

Ótima

Boa

Regular

Péssima

 

3º Momento:

Discuta com os alunos o direito à moradia, um dos direitos fundamentais à vida humana, que é levado em consideração como um dos indicadores do desenvolvimento de uma sociedade. Discuta o que é morar bem e porque a população brasileira tem problema com moradia.

2º Atividade: O estilo arquitetônico das moradias.

1º Momento: 

Leve para sala de aula, várias fotos de estilos de arquitetura clássicos e modernos que demarcam a moradia de diferentes classes sociais e discuta com seus alunos o estilo relacionado ao período histórico e as classes sociais.  

Fonte:   http://imoveisemfortaleza.com/images/P9140186.JPG   

2º Momento:

Realize uma aula-passeio pela cidade dos alunos, para que  possam fotografar os diversos tipos arquitetônicos de moradias. Após a aula-passeio revele as fotos e em  uma atividade posterior divida a turma em grupos para discutir os estilos arquitetônicos das fotos das casas da cidade. Ao final, faça uma assembléia para que todos compartilhem as descobertas. Para análise das fotos, você deve escrever em uma cartolina, os estilos e suas características. Em seguida, cada grupo identifica cada foto incluído em um ou outro estilo, com base no quadro abaixo.   

ARQUITETURA CLÁSSICA

ARQUITETURA MODERNA

  •  Arquitetura clássica refere-se à arquitetura da Antiguidade Clássica,
  • Tipo arquitetura grega ou nela inspirada, como a arquitetura romana, do Renascimento ou do Neoclassicismo.
  • A arquitetura clássica pode ser dividida em: Arquitetura grega, helenística e romana.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_cl%C3%A1ssica 

  • Arquitetura moderna é uma designação genérica para o conjunto de movimentos e escolas arquitetônicas que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX (especialmente os períodos entre as décadas de 10 e 50), inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo.
  • O termo modernismo é, no entanto, uma referência genérica que não traduz diferenças importantes entre arquitetos de uma mesma época. Não há um ideário moderno único.
  • Suas características podem ser encontradas em origens diversas. Uma das principais bandeiras dos modernos é a rejeição dos estilos históricos principalmente pelo que acreditavam ser a sua devoção ao ornamento.
  • Outra característica importante eram as idéias de industrialização, economia e a recém-descoberta da noção do design.
  • Acreditava-se que o arquiteto era um profissional responsável pela correta e socialmente justa construção do ambiente habitado pelo homem, carregando um fardo pesado.  Os edifícios deveriam ser econômicos, limpos, úteis.

.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_moderna 

Ao final, poderá levá-los a refletir que o estilo de arquiteturas de diferentes moradias relaciona-se com o espaço físico, com o tempo histórico, com a cultura de diferentes sociedades, classes sociais e o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia.

3ª Atividade - Fazendo arte.

1º Momento:

Você e os alunos podem escolher um estilo arquitetônico mais presente em sua cidade referendada na obra de algum pintor. Imprima o quadro e os alunos fazem uma releitura da parte referente à arquitetura. De início, você pergunta:

  • De que trata o quadro?
  • Quais os elementos, que cada aluno consegue perceber?
  • Em seguida, os alunos fazem a releitura escolhendo alguns elementos que lhes remetem as suas vivências.

2º momento:

Cada grupo recebe a mesma obra, de forma sigilosa, faz a apreciação e posteriormente comunica para o turma do que se trata, qual a percepção dos componentes do grupo sobre a obra de arte de Tarsila e somente no final é que eles devem descobrir de que se trata da mesma obra.

Fonte:  http://2.bp.blogspot.com/_vtQkME5oni0/TESick5Z5vI/AAAAAAAAAG8/JE7k6fzdkwI/s1600/O-MAMOEIRO-TARSILA-DO-AMARAL.jpg 

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os conseguiram:

- Fazer a distinção das moradias  da arquitetura;

- Classificar moradias levando em consideração as condições e o estilo;

- Compreender que o estilo de arquiteturas de diferentes moradias relaciona-se com o espaço físico, com o tempo histórico, com a cultura de diferentes sociedades, classes sociais e o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia.  

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