Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Textos enciclopédicos e lendas: conhecendo a cultura africana

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Compreenda as características centrais do gêneros: textos enciclopédicos e lendas.   
  • Construa a compreensão global dos textos lidos.   
  • Planeje, revise e corrija a própria escrita considerando o tema central e possíveis desdobramentos.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento dessa sequência didática, os alunos deverão ter se apropriado do sistema alfabético, ou seja, ter compreendido que cada grafema (letra), geralmente, corresponde a um fonema (som). As crianças que ainda não construíram esse conhecimento poderão ser auxiliadas por aquelas que já o dominam.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: HISTÓRIAS AFRICANAS

Objetivos:                  

  • Compreender a história “Bruna e a Galinha D’angola”
  • Conhecer e definir o gênero textual “lenda”             

1.1 Bruna e a Galinha D’angola

Explique às crianças que muitos brasileiros são descendentes de povos africanos, trazidos para o Brasil na época da escravidão. Por isso, é muito importante conhecer um pouco mais sobre esse continente. Uma boa forma de isso acontecer é por meio da escuta de histórias e lendas africanas.

Convide os alunos a conhecerem a história “Bruna e a Galinha D’angola” que relata uma lenda africana sobre a origem do mundo. Ela está localizada no site: http://www.youtube.com/watch?v=eqvqBT41lWY&feature=related

Antes de iniciar o vídeo, explore a capa da história por meio das perguntas:

  • Qual o nome do livro, da autora e da ilustradora?
  • Que ilustração a capa nos apresenta?
  • Que história será contada? (Registre as hipóteses dos aprendizes no quadro)     

Inicie o vídeo e combine com as crianças de interrompê-lo em um dado momento. Elas deverão dar sugestões sobre o próximo conteúdo da história. Sugerimos, por exemplo, que você interrompa a exibição no  momento em que Bruna inicia a fabricação de galinhas de barro. Faça, então, a pergunta:

  • E agora,  será que Bruna irá fazer mais amizades? Por que?

Além disso, você poderá interromper o vídeo no momento em que as meninas encontram o baú da avó e, em seguida, questionar:

  • O que será que tem no baú?   

Ao final, as crianças deverão verificar se suas hipóteses se confirmaram. Incentive-as a recontarem a história oralmente e dizerem se gostaram dela, justificando suas respostas. Se necessário, coloque o vídeo novamente.     

1.2  Trabalhando a lenda     

a)     Reconto oral da lenda.   

Retome a história “Bruna e a Galinha D’angola” e peça aos alunos que relembrem a lenda africana contada pela avó sobre a origem do mundo.  Se necessário, passe essa parte do vídeo novamente. Caso a escola tenha disponível, reconte a lenda por meio da leitura do livro infantil. Explique às crianças que é possível conhecer a história por meio dessas duas formas de comunicação: a internet e o livro.   

b)    Reconto da lenda por meio de ilustrações  

 Divida uma folha em quatro partes e peça aos aprendizes que ilustrem a lenda africana sobre a origem do mundo. Eles também deverão elaborar um título para ela e escrevê-lo na parte superior da folha. Assim, será possível verificar a compreensão que construíram em relação ao texto.

Ao final, fixe os trabalhos no mural da sala.

c) O que é uma lenda?   

Leia para os alunos a definição do gênero textual “lenda”, elaborada pelo autor Sérgio Roberto Costa (2008):

História cheia de mistério e fantasia que nasceu com o objetivo de explicar acontecimentos que teriam causas não conhecidas. Normalmente, o autor da lenda é desconhecido e ela é passada de geração em geração.

 

Em seguida, pergunte se a história lida se enquadra nesse gênero textual. O debate pode ser orientado pelo preenchimento da ficha abaixo. Explique à turma que uma lenda deverá possuir as características apresentadas na tabela:

QUESTÕES

SIM

NÃO

A História pretende explicar algo desconhecido? 

Conhecemos o nome do autor da história?

Ao que parece, a história foi passada de geração em geração?

 

Durante a atividade, deixe escrito no quadro a definição do gênero “lenda”, lida anteriormente, e oriente os aprendizes a relacionarem as questões da tabela à caracterização do gênero.

Ao final, a turma deverá concluir se a história lida é uma lenda.   

1.3  Reescrita da lenda   

Agora que os aprendizes já conhecem a lenda, proponha-lhes o exercício de reescreverem o texto com suas palavras. Deverão se preocupar em manter o sentido original da história. As crianças que ainda não dominam o sistema de escrita deverão fazer a atividade com colegas que possam ajudá-las . Para a produção do texto, sugerimos os procedimentos:

 a) Planejamento coletivo do texto.

Peça aos alunos que levantem os principais pontos que deverão ser abordados no texto e registre-os em um canto do quadro.

b) Escrita em duplas.

Os alunos deverão escrever a lenda observando o planejamento feito.

 c) Correção feita pela professora.

A professora poderá corrigir o texto, utilizando os seguintes códigos:

  • Círculo: Nos locais em que a história está incompleta
  • Traço: Em palavras escritas de forma emendada.
  • Cruz: Em palavras ortograficamente incorretas   

d) Devolução e nova escrita do texto.

No momento da correção, a professora poderá explicar os códigos utilizados e ficar disponível para atender as dúvidas dos alunos. Se necessário, é importantes atendê-los individualmente, enquanto os demais realizam outra atividade.

Obs: O texto deverá ser guardado. Ele será usado na atividade 3.

ATIVIDADE 2: CONHECENDO MAIS SOBRE O CONTINENTE AFRICANO

Objetivos:

  • Identificar informações no texto e relacioná-las.                   
  • Realizar inferências                   
  • Pesquisar informações no texto                      

2.1  Levantamento dos conhecimentos prévios.   

Leve as crianças para a sala de informática e apresente o mapa mundi.

http://pra-frente-brasil-afn.blogspot.com/2010/05/mapa-mundi_1795.html 

Em seguida, faça as seguintes questões

  • Onde fica localizada a África?
  • Ao que parece, esse continente é composto por muitos países?
  • O que vocês sabem ou já ouviram falar sobre a África? (Registre em seu caderno pessoal as respostas das crianças.)   

2.2  Atividades de leitura.   

Sugerimos que você trabalhe cada texto em dias alternados. A turma pode ler e discutir os textos e, em duplas, responder as perguntas. Em seguida, é só fazer a correção coletivamente.

http://geografianocotidiano9ano.blogspot.com/2010_07_01_archive.html 

                                                                                                A ÁFRICA

A África é o terceiro maior continente, ficando atrás da Ásia e da América e o segundo mais populoso, com cerca de 900 milhões de habitantes.

É o  continente mais pobre de todos, sendo que a maioria dos países foi dominada durante muitos anos pela Europa. Pelo menos 21 países estão entre os 30 mais pobres do mundo. Porém, existem alguns com condições de vida melhores, como a África do Sul. Ela esteve bastante presente na mídia no ano de 2010 graças a Copa do Mundo sediada neste país.

Alguns países foram dominados por Portugal e, por isso, usam o português como língua oficial, assim como nós. São eles: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

(Texto adaptado do site: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/)  

Para compreensão do texto, sugerimos as seguintes questões:

a) Questões que demandam a habilidade de identificar informações no texto:   

  • Quantos habitantes têm a África?
  • Que países da África usam o português como língua oficial?   

b) Questões que demandam a habilidade de relacionar informações:   

  • Por que a África é considerada um continente populoso?
  • Quais as condições de vida da maioria da população africana?   

c)      Questões que demandam a habilidade de realizar inferências e de extrapolar o texto:   

  • Para o autor do texto, o que contribuiu para que a África se tornasse um continente pobre?
  • O que o texto quer dizer quando afirma que países da África foram dominados por países europeus?     

SAARA

                                                                             

O Deserto do Saara se estende por diversos países da África. É o mais extenso deserto da terra, cobrindo uma área de 7 milhões e 780 mil quilômetros quadrados. Tem o solo árido e um clima predominantemente desértico: a maior temperatura já registrada foi de 58 graus . Por isso, os aninais que vivem nessa região desenvolveram várias formas de sobreviver. O dromedário, por exemplo, pode ficar até 16 dias sem beber água. Mas, quando ele encontra uma fonte, engole 100 litros em apenas 10 minutos. Além disso, ele perde pouca água pela urina e pelo suor.

(Texto adaptado dos sites: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_287971.shtml, http://hellenpereira1.multiply.com/photos/album/10/Fotos_do_Deserto_do_Sahara)      

Para compreensão do texto, sugerimos as seguintes questões:

a) Questões que demandam a localização de informações:   

  • Qual a área do deserto do Saara?
  • Qual a maior temperatura já registrada nessa região?   

b) Questões que demandam a habilidade de relacionar informações:

  • Por que o dromedário consegue sobreviver no deserto do Saara?   

c) Questões que demandam a habilidade de realizar inferências e de extrapolar o texto:   

  • Segundo o texto, o que é preciso para que um animal sobreviva no deserto?
  • Os pelos que aparecem na corcova do dromedário o ajudam em sua sobrevivência no deserto. Qual deve ser a sua função?  

MOÇAMBIQUE   

Moçambique é um país da África e foi dominado durante muitos anos por Portugal. Tornou-se independente em 1975. Hoje, pequena parcela da população tem acesso à energia elétrica e um grupo ainda menor à televisão. Essa elite assiste, além da programação local, a programação integral da TV Record e as três novelas da rede Globo, incluindo Malhação. Por isso,  muitos moçambicanos seguem os costumes, a moda, e a maneira de falar dos brasileiros. Apesar disso, enquanto aqui no Brasil o corpo magro que é considerado bonito, nesse país, em que muitas pessoas ainda passam fome e não têm energia elétrica, nem televisão , estar acima do peso é sinal de riqueza, beleza e fartura.   

(Texto adaptado do site: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/) 

Para a compreensão do texto, sugerimos as seguintes questões:

a) Questões que demandam a localização de informações:   

  • Moçambique foi dominada por qual país?
  • Quando Moçambique se tornou independente?   

b) Questões que demandam a habilidade de relacionar informações:  

  •  Por que muitos moçambicanos seguem os costumes dos brasileiros?
  • Por que em Moçambique a pessoa é considerada bonita quando está mais “gordinha”?   

c)Questões que demandam a habilidade de realizar inferências (ler o texto nas entrelinhas):   

  • De acordo com o texto, existe só um tipo de pessoa bonita? Por que?   

2.2 Jogo: “Fui à África e vi”             

Para os alunos se divertirem e conhecerem um pouco mais sobre a fauna africana, proponha-lhes o jogo: “Fui à África e vi”  , localizado no site:   http://www.futura.org.br/acordacultura/data/documents/storedDocuments/{3C1992DE-D6D9-409B-B257-8C78C9B57D7A}/{88B40AA2-D97E-4491-9B33-873AE74D9C78}/africa.swf             

Caso os estudantes queiram conhecer um pouco mais os animais da África, poderão fazer uma pesquisa sobre suas características. Primeiramente, peça que levantem as informações que gostariam de saber e registre as questões no quadro.

Dependendo do perfil da turma, a pesquisa poderá ocorrer de três formas:

  • Pesquisa em enciclopédias. Sugerimos que você divida a sala em duplas e peça a cada uma que pesquise um animal, selecionado por você. Os alunos deverão procurar responder as questões que levantaram e registrar no caderno suas conclusões.  

  • Pesquisa em textos preparados por você. Prepare textos informativos sobre esses animais e questões que demandam a habilidade de identificar informações, relacioná-las e realizar inferências.

  3. DIVULGANDO O QUE APRENDEMOS

Objetivos:

  • Sistematizar os conhecimentos aprendidos                   
  • Usar a fala em uma situação formal.       

3.1 Apresentação da lenda             

Peça aos alunos que apresentem a lenda aos familiares, em uma reunião. Para isso, eles podem ensaiar a leitura do texto que elaboraram na atividade 1. Deverão prestar atenção nos seguintes pontos:

  • Ler junto com a dupla.
  • Ter um tom de voz e uma entonação adequada.   

Durante o ensaio, você poderá convidar alguns estudantes da escola para sua apreciação. Eles deverão avaliar a apresentação, tendo como base os itens levantados acima.   

3.2 Mural: “Você sabia...”                         

Proponha às crianças a elaboração de um mural com algumas curiosidades que aprenderam sobre a África. Retome os textos lidos na atividade 2 e peça aos alunos que digam o que aprenderam. Faça o registro no quadro, em forma de itens.  

Em seguida, divida a sala em duplas e distribua uma folha de ofício. Cada uma deverá ficar responsável pela escrita de um aprendizado.  Como os trabalhos serão colados no mural da escola, os aprendizes deverão prestar atenção nos seguintes pontos:

  • Escrita legível.
  • Letra grande (se preciso, entregue a folha já pautada.)
  • Caso haja ilustração, ela deve completar as informações do texto. Ao final, é só organizar o mural.
Recursos Complementares

Sugerimos a leitura dos artigos contidos no site: http://www.acordacultura.org.br/artigos  

Avaliação

Para verificar se os alunos aprenderam a identificar uma lenda, sugerimos que você leia dois textos de gêneros diferentes e peça que apontem qual deles é a lenda.             

Em seguida, para avaliar a produção de texto dos aprendizes, solicite que reescrevam a referida lenda.             

Você também poderá selecionar um texto enciclopédico e pedir aos aprendizes que respondam questões que visam identificar, relacionar informações e realizar inferências.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.