Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mecanismos de controle da corrupção

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• O que é corrupção.

• Quais os seus malefícios.

• Como combater a corrupção

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Primeira etapa

A turma deverá ser dividida em três grupos. Cada um dos grupos deverá escrever um parágrafo sobre um dos seguintes temas, distribuídos por sorteio:

• “O que é corrupção?”

• “Como a corrupção atrapalha a vida da população?”

• “Como a corrupção pode ser combatida?”

Segunda etapa

Os grupos deverão apresentar o resultado por eles construídos, em um debate em um seminário com o professor, que deve incentivar a participação de todos. Para criar provocações aos alunos, o professor pode, por exemplo, exibir as imagens abaixo e inserir perguntas:

- Como a corrupção pode acontecer nesta cena?

 A propina é um dos métodos mais comuns de corrupção oferecidos a funcionários públicos. Fonte: http://www.transitoweb.com.br/gerenciador/fotos_noticia/multa.jpg  

- Por que o policial aceitaria ser corrompido?

- Ele se corromperia se ganhasse um salário melhor?

- A corrupção aparece no dia a dia da turma? De que forma? Fonte: http://www.mp.ma.gov.br/site/imagens/logo_campanha_corrupcao.gif  

Terceira etapa 

A partir deste momento, a discussão deverá abordar o contexto da política nacional

.Muitos serviços públicos não funcionam direito por falta de verbas. Há relação deste fato com a corrupção? http://3.bp.blogspot.com/_sVz2WsgpOHM/STZ6xGCazlI/AAAAAAAAAIQ/Zi8XF3e85y0/s400/sa%C3%BAde+p%C3%  

- O professor pode também executar a música “Luís Inácio” ou distribuir a sua letra (http://letras.terra.com.br/os-paralamas-do-sucesso/439836/) e música (http://www.youtube.com/watch?v=DpdX7BwGBIQ) e discutir com os alunos sobre a visão que o povo brasileiro possui sobre seus políticos. Por que ela é desse jeito? No que isso acarreta?   

Aula 2

Nesta aula, o professor deve apresentar mecanismos e medidas de combate à corrupção e discuti-las com a turma, sempre ouvindo primeiro a opinião dos alunos e inserindo e explicando conceitos posteriormente.

- Que mecanismos e medidas os alunos conhecem? Funcionam? Como melhorar?

- A tripartição dos poderes auxilia o controle da corrupção?  

 Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_z3TaSdP_FZc/S_X3-1uREXI/AAAAAAAAAQQ/K24tLPWn27g/s1600/3Poderes.jpeg  

- Vocês já ouviram falar de Ministério Público? Qual a sua função?

 www.documentoreservado.com.br/UserFiles/Ministerio_Publico_Federal.jpg  

-  E as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs)? Sobre o que os alunos já ouviram falar? Quais os seus meios de ação e resultados?

Fonte: http://www.joildo.net/wp-content/photos/Lute_25_marco.jpg    

Fonte: http://lh5.ggpht.com/_6f16-Sn__9I/Svg6ujhmr3I/AAAAAAAABPI/Rqyz46UDnMo/isto%20e%20-%20a%20corrupCao%20q%20ninguem%20v.jpg?imgmax=400 

- Como a imprensa pode ajudar no combate à corrupção?

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_9eBTuocQanA/TIQZ24YvhlI/AAAAAAAAASM/NEaXymxCw-0/s1600  

- A população pode trabalhar no combate à corrupção? Como?

- Por exemplo, o que os alunos sabem sobre a Lei da Ficha Limpa? Como a sociedade influenciou na aprovação dessa lei? Quais os seus impactos

Fonte: http://www.fichalimpa.org.br/index.php?op=o_que_e  

 Aula 3

Quarta etapa 

Os grupos deverão trazer de casa ou pesquisar no Laboratório de Informática reportagens impressas ou em vídeos sobre grupos, políticas e medidas de controle e, também, sobre casos de corrupção e produzir um pequeno texto sobre como foram descobertos e/ou combatidos, para a realização de um Jornal Mural.

Recursos 

Música “Luís Inácio”. Composição de Herbert Vianna (letra disponível em: http://letras.terra.com.br/os-paralamas-do-sucesso/439836/; e música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DpdX7BwGBIQ).   

Conclusão

Os alunos deverão tomar consciência dos malefícios da corrupção e como esta é figura constante no nosso cotidiano, assim como também é importante a participação de todos, das mínimas às grandes atitudes, para exterminá-la.

Recursos Complementares

Links de apoio ao professor:

• “Combate à corrupção, uma luta de todos”: http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2008/03/14/combate_corrupcao_uma_luta_de_todos-426232555.asp  

• “Museu da corrupção”: http://www.muco.com.br/  

• “Lei Ficha Limpa”: http://www.fichalimpa.org.br/index.php  

• “Transparência Brasil”: http://www.transparencia.org.br/ 

Avaliação

A avaliação ocorrerá de acordo com a participação nas discussões em grupo e no seminário; do texto produzido pelos grupos e pelo resultado final do Jornal Mural.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.