20/12/2010
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
• O que é corrupção.
• Quais os seus malefícios.
• Como combater a corrupção
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Aula 1
Primeira etapa
A turma deverá ser dividida em três grupos. Cada um dos grupos deverá escrever um parágrafo sobre um dos seguintes temas, distribuídos por sorteio:
• “O que é corrupção?”
• “Como a corrupção atrapalha a vida da população?”
• “Como a corrupção pode ser combatida?”
Segunda etapa
Os grupos deverão apresentar o resultado por eles construídos, em um debate em um seminário com o professor, que deve incentivar a participação de todos. Para criar provocações aos alunos, o professor pode, por exemplo, exibir as imagens abaixo e inserir perguntas:
- Como a corrupção pode acontecer nesta cena?
A propina é um dos métodos mais comuns de corrupção oferecidos a funcionários públicos. Fonte: http://www.transitoweb.com.br/gerenciador/fotos_noticia/multa.jpg
- Por que o policial aceitaria ser corrompido?
- Ele se corromperia se ganhasse um salário melhor?
- A corrupção aparece no dia a dia da turma? De que forma? Fonte: http://www.mp.ma.gov.br/site/imagens/logo_campanha_corrupcao.gif
Terceira etapa
A partir deste momento, a discussão deverá abordar o contexto da política nacional
.Muitos serviços públicos não funcionam direito por falta de verbas. Há relação deste fato com a corrupção? http://3.bp.blogspot.com/_sVz2WsgpOHM/STZ6xGCazlI/AAAAAAAAAIQ/Zi8XF3e85y0/s400/sa%C3%BAde+p%C3%
- O professor pode também executar a música “Luís Inácio” ou distribuir a sua letra (http://letras.terra.com.br/os-paralamas-do-sucesso/439836/) e música (http://www.youtube.com/watch?v=DpdX7BwGBIQ) e discutir com os alunos sobre a visão que o povo brasileiro possui sobre seus políticos. Por que ela é desse jeito? No que isso acarreta?
Aula 2
Nesta aula, o professor deve apresentar mecanismos e medidas de combate à corrupção e discuti-las com a turma, sempre ouvindo primeiro a opinião dos alunos e inserindo e explicando conceitos posteriormente.
- Que mecanismos e medidas os alunos conhecem? Funcionam? Como melhorar?
- A tripartição dos poderes auxilia o controle da corrupção?
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_z3TaSdP_FZc/S_X3-1uREXI/AAAAAAAAAQQ/K24tLPWn27g/s1600/3Poderes.jpeg
- Vocês já ouviram falar de Ministério Público? Qual a sua função?
www.documentoreservado.com.br/UserFiles/Ministerio_Publico_Federal.jpg
- E as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs)? Sobre o que os alunos já ouviram falar? Quais os seus meios de ação e resultados?
Fonte: http://www.joildo.net/wp-content/photos/Lute_25_marco.jpg
Fonte: http://lh5.ggpht.com/_6f16-Sn__9I/Svg6ujhmr3I/AAAAAAAABPI/Rqyz46UDnMo/isto%20e%20-%20a%20corrupCao%20q%20ninguem%20v.jpg?imgmax=400
- Como a imprensa pode ajudar no combate à corrupção?
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_9eBTuocQanA/TIQZ24YvhlI/AAAAAAAAASM/NEaXymxCw-0/s1600
- A população pode trabalhar no combate à corrupção? Como?
- Por exemplo, o que os alunos sabem sobre a Lei da Ficha Limpa? Como a sociedade influenciou na aprovação dessa lei? Quais os seus impactos
Fonte: http://www.fichalimpa.org.br/index.php?op=o_que_e
Aula 3
Quarta etapa
Os grupos deverão trazer de casa ou pesquisar no Laboratório de Informática reportagens impressas ou em vídeos sobre grupos, políticas e medidas de controle e, também, sobre casos de corrupção e produzir um pequeno texto sobre como foram descobertos e/ou combatidos, para a realização de um Jornal Mural.
Recursos
Música “Luís Inácio”. Composição de Herbert Vianna (letra disponível em: http://letras.terra.com.br/os-paralamas-do-sucesso/439836/; e música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DpdX7BwGBIQ).
Conclusão
Os alunos deverão tomar consciência dos malefícios da corrupção e como esta é figura constante no nosso cotidiano, assim como também é importante a participação de todos, das mínimas às grandes atitudes, para exterminá-la.
Links de apoio ao professor:
• “Combate à corrupção, uma luta de todos”: http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2008/03/14/combate_corrupcao_uma_luta_de_todos-426232555.asp
• “Museu da corrupção”: http://www.muco.com.br/
• “Lei Ficha Limpa”: http://www.fichalimpa.org.br/index.php
• “Transparência Brasil”: http://www.transparencia.org.br/
A avaliação ocorrerá de acordo com a participação nas discussões em grupo e no seminário; do texto produzido pelos grupos e pelo resultado final do Jornal Mural.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!