Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A crônica argumentativa

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender os objetivos do gênero; 
  • Conhecer as características do gênero; 
  • Identificar as características da crônica argumentativa a partir dos estudos realizados. 
Duração das atividades
3 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura;

Conhecimento sobre o gênero crônica narrativa;

Noções de texto argumentativo/opinativo.

Estratégias e recursos da aula

Primeira parte:   

Professor: inicie a aula apresentado as imagens abaixo para os alunos. Após a observação, pergunte-lhes o que elas sugerem, permita que os alunos levantem hipóteses.

Imagens disponíveis em:  

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1024&bih=578&q=globaliza%C3%A7%C3%A3o&tbs=isch:1    

Professor: assim que os alunos terminarem as considerações sobre as imagens, distribua cópia do texto “Globalização é bom ou ruim? de Hila Rodrigues e selecione alguns alunos para realizarem a leitura em voz alta.  

Globalização é bom ou ruim?  

       A palavra “globalização” quer dizer a união de todos os países do mundo em busca de uma coisa só: desenvolvimento, crescimento e uma economia forte. Ou seja, muito trabalho, muita produção de bens para vender, muitos serviços para oferecer, etc. No fundo, são ações voltadas para a geração de riquezas que possam beneficiar a todos.

       O problema é que, na prática, as coisas ainda não estão acontecendo desta maneira. Os países pobres continuam pobres. E os ricos continuam ricos e mais poderosos. O resultado é que em alguns lugares, como o Brasil, grande parte das pessoas continua sem emprego e, portanto, sem dinheiro para levar uma vida melhor — com boa alimentação, bom atendimento na área de saúde, boas escolas, etc.

       Na opinião das pessoas que organizam o Fórum Social Mundial, a globalização só tem sido boa para os países do Primeiro Mundo, como os Estados Unidos, por exemplo. Os organizadores afirmam que no Brasil, onde muitas pessoas não têm sequer a chance de ir à escola, ainda há muito o que fazer antes de discutir os interesses dos países mais ricos. E foi exatamente para chamar a atenção desses países mais desenvolvidos que os organizadores do Fórum Social Mundial decidiram realizar suas reuniões na mesma semana em que era realizado, na Suíça, o Fórum de Davos, que foi um encontro entre todos os representantes dos países mais ricos. Eles se reuniram para discutir o futuro da economia em todo o mundo, ainda com base na globalização.           

       Mas, no final, acabaram reconhecendo que o Fórum Social Mundial foi importante para mostrar que nem todas as pessoas estão satisfeitas. E que uma parte do mundo tem propostas diferentes: melhorar os projetos sociais para a população carente, gerar emprego para todos, e garantir justiça, saúde e educação nos países mais pobres.     

HILA RODRIGUES. Estado de Minas, Belo Horizonte,  03 dez. 2001. (Adaptado.)

Professor: após a leitura comente com os alunos que como eles já estudaram, a crônica é um texto curto cujo conteúdo se baseia em um fato do cotidiano. No entanto, a crônica lida se distingue das crônicas que eles estão acostumados a ler. (crônicas narrativas)   Partindo desses comentários proponha algumas questões para serem realizadas por escrito:

1.      Qual é o tema abordado?

2.      O texto se baseou em qual fato ocorrido?

3.      De acordo com o texto, qual é o significado da palavra “globalização”? E quais são seus benefícios?

4.      Diferentemente das crônicas que vocês estão habituados a ler que têm como objetivo contar uma história, qual é o objetivo da autora do texto?

5.      Qual é a opinião da autora sobre o assunto tratado?

6.      Quais são os argumentos utilizados pela autora para embasar sua opinião?

7.      Qual foi a atitude tomada pelos organizadores do Fórum Social Mundial para demonstrar insatisfação?

8.      Normalmente a linguagem empregada na crônica argumentativa é a variedade padrão. Quanto ao tema do texto lido, podemos dizer que houve um tratamento objetivo e impessoal, ou subjetivo e pessoal? Por quê?

9.      No último parágrafo, a autora apresenta as necessidades apontadas pelos países pobres. Quais são as necessidades? Qual é o propósito dessa explanação?   

Professor: faça a correção da atividade e oriente os alunos, caso seja necessário, a completarem as respostas dadas. Através da correção e dos apontamentos certifique-se se os alunos estão compreendendo o objetivo e as características desse gênero.

Segunda etapa:   

Professor: relembre aos alunos que o texto lido na atividade anterior tratava-se de uma crônica argumentativa na qual eram apresentados argumentos que justificavam e relacionavam as ideias defendidas pela autora do texto. Em seguida, solicite aos alunos que pesquisem notícias recentes sobre fatos polêmicos como: trabalho infantil, escravização da moda, violência nas escolas, atitudes preconceituosas etc. Após a coleta das notícias, eles se reunirão em dupla a fim de selecionarem uma das notícias pesquisadas para produzirem uma crônica argumentativa. Para tanto, os alunos devem seguir o roteiro abaixo:

 1.      Elabore um texto expondo seu ponto de vista sobre o assunto tratado na notícia selecionada. Faça uma breve introdução, apresentando o tema; depois crie argumentos para fundamentar o ponto de vista defendido. Crie uma conclusão criativa.

 2.      Empregue a variedade padrão da língua.

3.      Troque o texto com outra dupla. Verifique se o ponto de vista está claro, se os argumentos estão convincentes.

 4.      Releia o texto e faça as sugestões de modificação necessárias.

5.      Reescreva o texto fazendo as alterações sugeridas e, em seguida, apresenta-o para toda a classe.   

Professor: durante a realização dessa atividade, oriente as duplas para a elaboração dos textos, bem como colabore para reescrita dos mesmos.     

Professor: primeiramente retome oralmente as características do genro crônica, depois  com a sua ajuda, proponha que os alunos escrevam um parágrafo sobre esse gênero. Para tanto, destaque que não pode faltar nesse texto:

1.      Qual é o objetivo do texto? E o tema?

2.      Quais são as estratégias utilizadas para alcançar o objetivo proposto?

3.      Qual a linguagem normalmente empregada?  

Recursos Complementares

Leitura complementar:        

 Disponível em:  

http://www.brasilescola.com/redacao/a-cronica-argumentativa.htm     

Avaliação

A avaliação deve ser realizada durante  todas as atividades, a fim de acompanhar se os alunos foram capazes de compreender as características  do gênero: crônica argumetativa, bem com produzir um exemplo do gênero estudado com habilidade,

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Leandro Ribeiro de Oliveira, ZILDA SOARES BALDI PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    mr.ribeiro@live.com

    23/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom!! Gostei!!


  • Kalhya de Sousa, Escola Monsenhor Jonas , Pernambuco - disse:
    lawekal@hotmail.com

    22/04/2012

    Quatro estrelas

    Essa atividade contribuiu bastante para o desenvolvimento das minhas aulas no 8º ano sobre o gênero em evidência.


  • NARA BARRETO, COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ AMARAL LEMOS , Sergipe - disse:
    nara.barreto@yahoo.com.br

    08/08/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa a ideia da aula. Estou trabalhando crônica com os meus alunos do 3º ano e levarei essa experiência para eles.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.