Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Manchete: um resumo da notícia

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar características recorrentes de manchetes.
  • Comparar manchetes de um mesmo dia em jornais diversos visando à exploração da ideologia do jornal.
  • Criar manchetes.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Constituição da primeira página do jornal.
  • Constituição e funcionamento da notícia.
  • Gêneros jornalísticos.
  • Relato oral.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • atividades em grupo;
  • exposição oral;
  • questionários.

Recursos:

  • jornais impressos e/ou eletrônicos;
  • papel para criação da primeira página.

Aula 1

Atividade 1

O professor deve levar para sala jornais diversos e deixar os alunos, sentados em círculo, folhearem livremente.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.manchetesdosjornais.com.br/manchetes/brasil/rj/rio/jornal_do_brasil/jornal_do_brasil.jpg&imgrefurl=http://www.manchetesdosjornais.com.br/manchetes/brasil/rj/rio/jornal_do_brasil/&usg=__WuV2RSnPVt6etdbXfz1qxqlNyj4=&h=967&w=565&sz=76&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=1cEDiTY_I1jCLM:&tbnh=114&tbnw=67&prev=/images%3Fq%3Dmanchetes%2Bde%2Bjornais%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1189%26bih%3D481%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=445&vpy=15&dur=1353&hovh=294&hovw=171&tx=96&ty=180&oei=TUsGTZK_NIKr8AbF-52zCA&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:2,s:0 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www1.folha.uol.com.br/fsp/images/cp09062007.jpg&imgrefurl=http://aanache.blogspot.com/2007/06/folha-de-s-paulo-irmo-usava-nome-de.html&usg=__7Hy7gFoMA1OYRLyAQdB7hgXp6RY=&h=785&w=440&sz=112&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=e45XkjfwQH9akM:&tbnh=139&tbnw=78&prev=/images%3Fq%3Dprimeira%2Bp%25C3%25A1gina%2Bde%2Bjornal%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1276%26bih%3D435%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2C3&itbs=1&iact=hc&vpx=437&vpy=24&dur=1453&hovh=300&hovw=168&tx=104&ty=181&ei=SIkITe3NMYGKlwfe1rzqDw&oei=SIkITe3NMYGKlwfe1rzqDw&esq=1&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:3,s:0&biw=1276&bih=43 

Depois de folhearem, o professor questionará:

  • O que vocês veem na primeira página? Descrevam-na.
  • O que chama a atenção de vocês na primeira página do jornal?
  • Por que isso acontece?

Nesse momento, é esperado que o aluno cite a manchete como foco da primeira página do jornal. Caso nenhum aluno comente a manchete, o professor realizará perguntas do tipo:

  • Existem tamanhos diferenciados de letra na primeira página?
  • E as imagens, têm tamanho padrão?
  • O que essas diferenças implicam?

Depois de incitados a olharem com mais atenção para as manchetes, o professor formalizará com os alunos que manchete é o título da notícia que aparece em destaque nos jornais. Existe a manchete do jornal inteiro que fica na primeira página e existe a manchete de cada caderno ou seção. Geralmente o destaque dado à manchete é no tamanho da letra (maior do que as outras) e na cor (negritada). A manchete configura-se ainda como um resumo da notícia, ou seja, ela fornece ao leitor pistas importantes sobre a matéria noticiada.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img.blogs.abril.com.br/1/arenapublica/avatar/globo179a.jpg&imgrefurl=http://blogs.abril.com.br/arenapublica/2008/09/1o-pagina-dos-jornais.html&usg=__pvkRinDEnNSrWL5zMYa4SmWrc3I=&h=405&w=228&sz=34&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=eBsquFR8j62IcM:&tbnh=150&tbnw=84&prev=/images%3Fq%3Dprimeira%2Bp%25C3%25A1gina%2Bdo%2Bjornal%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1356%26bih%3D583%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2C175&itbs=1&iact=hc&vpx=946&vpy=158&dur=406&hovh=299&hovw=168&tx=85&ty=160&ei=pEUHTbPeGsKAlAfxscC2DQ&oei=pEUHTbPeGsKAlAfxscC2DQ&esq=1&page=1&ndsp=27&ved=1t:429,r:24,s:0&biw=1356&bih=583 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://raivaescondida.files.wordpress.com/2010/02/pgr6-001.jpg&imgrefurl=http://raivaescondida.wordpress.com/page/14/&usg=__K0ixiHAuIeOyJGHhFtn60cRB6Ks=&h=1583&w=2045&sz=745&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=E3TZ3BL1gtRbiM:&tbnh=151&tbnw=193&prev=/images%3Fq%3Dmacnhetes%2Bjornais%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1356%26bih%3D583%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2C87&itbs=1&iact=hc&vpx=338&vpy=291&dur=31&hovh=197&hovw=255&tx=72&ty=101&ei=cUUHTbrgEMWqlAff3aD_Bw&oei=ZkUHTZT4BYWdlgeIirm9DQ&esq=3&page=1&ndsp=23&ved=1t:429,r:16,s:0&biw=1356&bih=583 

Depois disso, cada aluno deverá socializar com a turma as manchetes dos jornais que pegaram. Deverão brevemente descrevê-las: tipo de letra, layout, cor da letra, número de manchetes, e criticá-las: qual a motivação do jornal em fazer uma notícia destaque do jornal?

Importante: professor, essa atividade visa à identificação de traços e características recorrentes em manchetes.

Atividade 2

O professor levará para a sala jornais diversos publicados na mesma data. Dividirá os alunos em grupos de até 5 pessoas para que possam comparar as manchetes da primeira página de pelo menos 2 jornais diferentes.

Importante: professor, procure levar para a sala jornais cujas manchetes dizem respeito ao mesmo fato noticiado. Isso facilitará a comparação das manchetes e a identificação de posições ideológicas diferenciadas.

Essa atividade pode ser realizada no laboratório de informática por meio do acesso a links de jornais onlines:

http://oglobo.globo.com/ 

www.folha.uol.com.br/ 

www.correioweb.com.br/ 

A comparação das manchetes dos jornais deverá ser registrada na tabela abaixo:

  • Professor, xeroque a tabela para seu aluno.

JORNAL 1

JORNAL 2

Notícia base para a manchete

Título da manchete

Diferenças de posições ideológicas em relação ao fato noticiado

Marcas linguísticas que denotam essa posição ideológica

Marcas de layout que denotam essa posição ideológica (espaço resevado para a manchete, posição da manchete na primeira página do jornal, tamanho, estilo e cor da letra etc)

Após o registro na tabela, o grupo de alunos terá de socializar os achados. Para tanto, terão de expor para os colegas as manchetes, explicando a que conclusões o grupo chegou com relação à posição ideológica dos jornais.

Atividade 3

Os alunos criarão manchetes a partir dos temas:

  • atropelamento
  • engarrafamento
  • acidente de trânsito
  • poluição
  • economia
  • divulgação de relatórios sobre questões ambientais
  • assassinato
  • politica
  • própria escola

Para criarem as manchetes, os alunos deverão desenhar o próprio layout da primeira página de seu jornal fictício, como na imagem abaixo:

Depois de criadas as manchetes e toda a primeira página do jornal, os alunos farão exposição no mural da escola. Caso os alunos decidam por criarem a primeira página com o tema a "própria escola", podem imprimir a primeira página para todos os alunos da instituição.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados em função das atividades desenvolvidas ao longo da aula: discussão sobre as características recorrentes das manchetes; realização da tabela comparativa entre duas manchetes em jornais distintos e confecção de manchetes. O que deve sobressair na avaliação é a capacidade do aluno em identificar nas manchetes muito mais que uma notícia importante, a forma como o jornal a utiliza para veicular uma posição ideológica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.