14/01/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
O professor deve levar para sala jornais diversos e deixar os alunos, sentados em círculo, folhearem livremente.
Depois de folhearem, o professor questionará:
Nesse momento, é esperado que o aluno cite a manchete como foco da primeira página do jornal. Caso nenhum aluno comente a manchete, o professor realizará perguntas do tipo:
Depois de incitados a olharem com mais atenção para as manchetes, o professor formalizará com os alunos que manchete é o título da notícia que aparece em destaque nos jornais. Existe a manchete do jornal inteiro que fica na primeira página e existe a manchete de cada caderno ou seção. Geralmente o destaque dado à manchete é no tamanho da letra (maior do que as outras) e na cor (negritada). A manchete configura-se ainda como um resumo da notícia, ou seja, ela fornece ao leitor pistas importantes sobre a matéria noticiada.
Depois disso, cada aluno deverá socializar com a turma as manchetes dos jornais que pegaram. Deverão brevemente descrevê-las: tipo de letra, layout, cor da letra, número de manchetes, e criticá-las: qual a motivação do jornal em fazer uma notícia destaque do jornal?
Importante: professor, essa atividade visa à identificação de traços e características recorrentes em manchetes.
Atividade 2
O professor levará para a sala jornais diversos publicados na mesma data. Dividirá os alunos em grupos de até 5 pessoas para que possam comparar as manchetes da primeira página de pelo menos 2 jornais diferentes.
Importante: professor, procure levar para a sala jornais cujas manchetes dizem respeito ao mesmo fato noticiado. Isso facilitará a comparação das manchetes e a identificação de posições ideológicas diferenciadas.
Essa atividade pode ser realizada no laboratório de informática por meio do acesso a links de jornais onlines:
A comparação das manchetes dos jornais deverá ser registrada na tabela abaixo:
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JORNAL 1 |
JORNAL 2 |
Notícia base para a manchete |
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Título da manchete |
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Diferenças de posições ideológicas em relação ao fato noticiado |
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Marcas linguísticas que denotam essa posição ideológica
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Marcas de layout que denotam essa posição ideológica (espaço resevado para a manchete, posição da manchete na primeira página do jornal, tamanho, estilo e cor da letra etc)
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Após o registro na tabela, o grupo de alunos terá de socializar os achados. Para tanto, terão de expor para os colegas as manchetes, explicando a que conclusões o grupo chegou com relação à posição ideológica dos jornais.
Atividade 3
Os alunos criarão manchetes a partir dos temas:
Para criarem as manchetes, os alunos deverão desenhar o próprio layout da primeira página de seu jornal fictício, como na imagem abaixo:
Depois de criadas as manchetes e toda a primeira página do jornal, os alunos farão exposição no mural da escola. Caso os alunos decidam por criarem a primeira página com o tema a "própria escola", podem imprimir a primeira página para todos os alunos da instituição.
Para leitura do professor:
http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/1001/100103.pdf
http://ericaribeiro.com/wp-content/uploads/noticiaegraficojornalimpresso.pdf
Os alunos serão avaliados em função das atividades desenvolvidas ao longo da aula: discussão sobre as características recorrentes das manchetes; realização da tabela comparativa entre duas manchetes em jornais distintos e confecção de manchetes. O que deve sobressair na avaliação é a capacidade do aluno em identificar nas manchetes muito mais que uma notícia importante, a forma como o jornal a utiliza para veicular uma posição ideológica.
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