Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UTILIDADE DOS NÚMEROS

 

08/02/2011

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir os usos e as funções dos números  na sociedade atual;
  • Identificar as diferentes funções dos números (ordenar, contar, medir e codificar).
Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sequenciar objetos no momento da contagem. 

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1- Os números na nossa vida

1º momento

Na roda de conversa, solicite  que os alunos formem pares e observem a própria sala de aula,  procurando  onde estão os objetos  com registros numéricos. As crianças podem circular pela sala e apontar para  o relógio, calendário, livros entre outros ( por no máximo 5 minutos). Em seguida, todos sentam novamente na roda e cada um relata o que encontrou.

Exemplo: peça de jogo

  

Fonte:

http://3.bp.blogspot.com/_M7K9huG9uAU/TLORjFp5EXI/AAAAAAAAM-E/W6MJRa670A8/s400/9.jpg

2º momento

Questione:  para que servem os números? Onde encontramos os números na nossa sala? Solicite que cada aluno se expresse e você registra as falas em uma folha de papel madeira. Com o registro, faça uma avaliação , verificando se esse  tipo de atividade contribui para o avanço da percepção de cada um.

ATIVIDADE 2- Qual o número da sua casa?

Uma das funções dos números é a de identificação da moradia. Por exemplo, as casas e os apartamentos são numerados para facilitar o trabalho dos correios, das prefeituras etc. Portanto, pergunte às crianças: qual o número da sua casa ou apartamento? Anote as respostas no quadro para que eles visualizem a escrita numérica. Em seguida, cada um desenha sua moradia e identifica com a escrita numérica . Ao final da atividade, pergunte a cada um qual número que escreveu e caso a criança não tenha desenvolvido a escrita convencional, você registra ao lado da escrita dela.

Exemplo de registro

 

ALUNOS

MORADO/NUMERO
  CASA  APARTAMENTO

 

ANA AUGUSTA

 1028  -----------

 

MARIANA

 ------  101

 

JOÃO PAULO

 

8020

 --------------

 

RODRIGO

 

1030

 

 

 

ATIVIDADE 3- Os números na escola

1º momento

Desenvolva uma aula passeio pela própria escola, combine antecipadamente com os alunos e discuta os espaços que serão visitados. Converse na sala sobre a função dos números na sociedade, questionando se a escola também utiliza a escrita numérica. Depois organize a turma para fazer a visita à escola em busca de marcas e registros com números. Escolha pontos estratégicos para que os alunos  façam uma parada e observem em qual local ou objeto existe a escrita numérica. Também pode entrevistar um funcionário(a) da escola, como a secretária, para saber se ela  utiliza números no seu trabalho e  como faz esse uso.

Exemplo de objeto que se encontra na escola com registro numérico

 

http://1.bp.blogspot.com/_L0ZS4M42Qog/S5WDQ93iToI/AAAAAAAACN8/Tzt4k4WB_qc/s400/Picture-20.png

 

2º momento

Retorne à sala de aula e estabeleça um diálogo: o que observamos? onde encontramos os números ou a escrita numérica? Valorize as respostas de cada aluno. Em seguida, os alunos  fazem um desenho representando os locais visitados e ao final, fazem a exposição na turma.

ATIVIDADE  4- Quem é seu jogador de futebol preferido?

1º momento

Solicite que as crianças tragam camisas dos seus jogadores preferidos e na sala discuta que os números  estão presentes nos esportes e podem servir como identificadores. Além de Indicarem o número das camisas dos jogadores, indicam a quantidade de participantes, a marcação de pontos por gols no futebol, o tempo do jogo, entre outros.

 Exemplo de camisa de um jogador preferido

Fonte

http://2.bp.blogspot.com/_LDJv9TRc0SA/SlTK-9S4fEI/AAAAAAAADS4/agsInV9pAz8/s400/camisa10.jpg

 

2º momento

 Trabalhe com as crianças as habilidades de desenhar, recortar, identificar com números, pintar e recortar. Entregue uma folha de papel  e um modelo de camisa de futebol para as crianças desenvolverem as habilidades indicadas.  Cada aluno registra o número do jogador de sua  preferência e faz o colorido no papel com as cores do seu time. Ao final, fazem uma grande discussão sobre a utilização do número no futebol..

Recursos Complementares

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_acao/pcnacao_eduinf.pdf

Faça uma leitura do Modulo 11 Matemática: gerando e construindo compreensão em Matemática.(MEC, 1999)

 

Avaliação

Ao final das atividades observar se os alunos:

  1.  conseguiram novas aprendizagens entre o momento inicial e ao final do conjunto de aulas;
  2.  perceberam e expressaram as diferentes funções dos números;
  3.  fizeram tentativas de escrita numérica segundo um modelo convencional.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • erenilda ferraz de oliveira, Creche Alto da Glória , Mato Grosso - disse:
    ereferraz@hotmail.com

    13/11/2012

    Cinco estrelas

    excelente os números estão presentes na escola e nem nos damos conta em quanto pode estimular as crianças com uma aula dinâmica como essa


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.