08/02/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Sequenciar objetos no momento da contagem.
Na roda de conversa, solicite que os alunos formem pares e observem a própria sala de aula, procurando onde estão os objetos com registros numéricos. As crianças podem circular pela sala e apontar para o relógio, calendário, livros entre outros ( por no máximo 5 minutos). Em seguida, todos sentam novamente na roda e cada um relata o que encontrou.
Fonte:
http://3.bp.blogspot.com/_M7K9huG9uAU/TLORjFp5EXI/AAAAAAAAM-E/W6MJRa670A8/s400/9.jpg
Questione: para que servem os números? Onde encontramos os números na nossa sala? Solicite que cada aluno se expresse e você registra as falas em uma folha de papel madeira. Com o registro, faça uma avaliação , verificando se esse tipo de atividade contribui para o avanço da percepção de cada um.
Uma das funções dos números é a de identificação da moradia. Por exemplo, as casas e os apartamentos são numerados para facilitar o trabalho dos correios, das prefeituras etc. Portanto, pergunte às crianças: qual o número da sua casa ou apartamento? Anote as respostas no quadro para que eles visualizem a escrita numérica. Em seguida, cada um desenha sua moradia e identifica com a escrita numérica . Ao final da atividade, pergunte a cada um qual número que escreveu e caso a criança não tenha desenvolvido a escrita convencional, você registra ao lado da escrita dela.
Exemplo de registro
ALUNOS |
MORADO/NUMERO | |
---|---|---|
CASA | APARTAMENTO | |
ANA AUGUSTA |
1028 | ----------- |
MARIANA |
------ | 101 |
JOÃO PAULO |
8020 |
-------------- |
RODRIGO |
1030 |
Desenvolva uma aula passeio pela própria escola, combine antecipadamente com os alunos e discuta os espaços que serão visitados. Converse na sala sobre a função dos números na sociedade, questionando se a escola também utiliza a escrita numérica. Depois organize a turma para fazer a visita à escola em busca de marcas e registros com números. Escolha pontos estratégicos para que os alunos façam uma parada e observem em qual local ou objeto existe a escrita numérica. Também pode entrevistar um funcionário(a) da escola, como a secretária, para saber se ela utiliza números no seu trabalho e como faz esse uso.
http://1.bp.blogspot.com/_L0ZS4M42Qog/S5WDQ93iToI/AAAAAAAACN8/Tzt4k4WB_qc/s400/Picture-20.png
Retorne à sala de aula e estabeleça um diálogo: o que observamos? onde encontramos os números ou a escrita numérica? Valorize as respostas de cada aluno. Em seguida, os alunos fazem um desenho representando os locais visitados e ao final, fazem a exposição na turma.
Solicite que as crianças tragam camisas dos seus jogadores preferidos e na sala discuta que os números estão presentes nos esportes e podem servir como identificadores. Além de Indicarem o número das camisas dos jogadores, indicam a quantidade de participantes, a marcação de pontos por gols no futebol, o tempo do jogo, entre outros.
Fonte
http://2.bp.blogspot.com/_LDJv9TRc0SA/SlTK-9S4fEI/AAAAAAAADS4/agsInV9pAz8/s400/camisa10.jpg
Trabalhe com as crianças as habilidades de desenhar, recortar, identificar com números, pintar e recortar. Entregue uma folha de papel e um modelo de camisa de futebol para as crianças desenvolverem as habilidades indicadas. Cada aluno registra o número do jogador de sua preferência e faz o colorido no papel com as cores do seu time. Ao final, fazem uma grande discussão sobre a utilização do número no futebol..
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_acao/pcnacao_eduinf.pdf
Faça uma leitura do Modulo 11 Matemática: gerando e construindo compreensão em Matemática.(MEC, 1999)
Ao final das atividades observar se os alunos:
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/02/2016
Cinco estrelascoloquei as situaçoes numa aula de meu filho
10/05/2014
Cinco estrelasFOI MUITO BOM ACESSAR O PORTAL, POIS PRECISAVA CLAREAR AS IDEIAS.
09/05/2014
Cinco estrelasEu sou estudante de Licenciatura em Matemática pela UEFS, e considero muito interessante a composição das atividades por se desenvolver de modo estrovertido, que de certa forma passa a ser uma aprendizagem mais prazerosa. Parabéns.
13/11/2012
Cinco estrelasexcelente os números estão presentes na escola e nem nos damos conta em quanto pode estimular as crianças com uma aula dinâmica como essa