Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A moradia no mundo atual.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o tipo de construção atual para refletir sobre a modernização e exigências sociais;
  • Discutir sobre os problemas da moradia nas cidades brasileiras. 
Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Modernização das construções atuais;

Os problemas da moradia brasileira.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:  Discutir os tipos de construções atuais. 

1º Momento: 

Traga algumas revistas de arquitetura e de construção e deixe que os alunos folheiem e observem os projetos de residências modernas. Discutir com eles o porquê das famílias fazerem, cada vez mais, opções por apartamentos e à medida que os anos se passam mais as pessoas moram em espaços pequenos e limitados. As duas fotos abaixo permitem que os alunos façam uma análise da transformação da moradia nas grandes cidades.

Ipanema 1950

Fonte: http://portadageladeira.files.wordpress.com/2010/04/picture-1.png 

panema em 2010

Fonte: http://images03.olx.com.br/ui/7/05/87/1285107941_123009887_13-Apartamento-novo-2-dormitorios-MEIA-PRAIA-IMOVEIS-ITAPEMA-Brasil-1285107941.jpg 

  • Discutir a problemática do espaço e da segurança, que leva ao crescimento vertical das cidades;
  • Solicitar que os alunos façam uma pesquisa do lugar onde habitam, como era a moradia antes deles nascerem e como é hoje.
  • Compartilhar o resultado da investigação e montar um mural na sala.

2º momento: 

Discuta com os alunos a alternativa que as pessoas estão buscando para aumentar a segurança no mundo atual, a de morar em condomínios fechados, como no exemplo das fotos a seguir.    

Fonte: http://www.celymacedo.com.br/imagens/fachadas/RJres.recantodosRouxinois1.JPG

Fonte: http://images.quebarato.com.br/T440x/casa+em+condominio+fechado__5B00D0_1.jpg

3º Momento: Professor, a partir da foto abaixo discuta com os alunos a questão do novo modo de morar com um toque de modernização, que se inclui um novo estilo de moradia vertical.                                                                                                                                                                            

Conjunto habitacional em São Bernardo dos Campos

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Conjuntos_habitacionais_-_Favela_-_S%C3%A3o_Bernardo_do_Campo.JPG 

  • Outro aspecto a se discutir é o tipo de condomínio que a cada dia é crescente como residência dos trabalhadores, que buscam um pouco mais de segurança diante da violência social e da falta de espaço urbano.

Fonte: http://www.vivercidades.org.br/publique_222/web/media/desUrbCrime_IAPIpenha.jpg

Discutir com os alunos que a moradia humana sempre esteve em função da resolução dos problemas vividos pelas pessoas (abrigo, segurança humana e para alguns se associa ao conforto), logo, à medida que vai surgindo novos problemas e novas necessidades na sociedade  isso reflete no modo de construção da moradia. 

3º Momento: 

Professor, procure e solicite aos alunos que tragam para sala de aula fotos da sua cidade antiga, que demonstrem como este espaço era pouco habitado, com poucas casas, em seguida poderá mostrar como é hoje, como está habitado. Uma ferramenta boa para se utilizar é o Google terra. Proporcione a oportunidade dos alunos perceberem que o crescimento e a modernização urbana, criaram vários tipos de moradias em vários lugares da cidade.

2ª Atividade: Discutir sobre os problemas da moradia das cidades brasileiras: as favelas.

1º Momento: 

Traga imagens de favela para que os alunos observem. Peça que eles mostrem a diferença entre as fotos da favela e outras moradias localizadas em lugares diferentes. É importante levar os alunos a pensar sobre as classes sociais que habitam em cada uma dessas moradias e as condições de infra-estrutura, como também a diferença entre esta forma de moradia em outros bairros. Professor faça a seguinte questão para iniciar a discussão: Por que será que existem as favelas? Em seguida pede aos alunos que confrontem as duas fotos e mostre a diferença da organização do espaço. Em seguida façam a leitura do texto indicado.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Qyq0c-Ye66Y/SWyFcOBbppI/AAAAAAAAAhc/th8yhPyq_sU/s400/galeria2_favelas.jpg 

Fonte: http://images.quebarato.com.br/T440x/paulistano+bairro+privativo+casas+e+apartamentos+condominio__CB7DC_1.jpg 

Leitura texto favela -

http://www.plenarinho.gov.br/noticias/agencia_plenarinho/formas-de-cuidar-das-favelas/?searchterm=favelas

Os alunos fazem a leitura e em momento posterior realizam um debate na sala sobre o que é uma favela, porque existem favelas, como as pessoas vivem na favela. 

2º Momento: 

Solicite que os alunos tirem fotos do seu bairro, de sua comunidade e tragam para a escola. De posse das fotos, poderão montar um grande quadro representando os bairros que os alunos habitam na cidade, com os diferentes estilos de moradia.

3º Momento: 

 Ao final, poderá realizar uma visita a alguma favela da sua cidade. Localize pessoas que coordenam alguns movimentos sociais, para que estes possam mostrar e conversar sobre esta realidade com os alunos sobre os projetos sociais, a escola, creche, saúde e os serviços públicos como energia, limpeza, e saneamento básico. Para concluir, poderá construir um texto coletivo onde as crianças poderão registrar por escrito tudo o que observaram e perceberam na favela, chamando a atenção para os seguintes aspectos: como as pessoas vivem e o que é oferecido às pessoas nestes locais que elas habitam (creches, escolas, projetos sociais etc.).  

3ª Atividade: Releitura da obra “Morro da Favela” de Tarsila do Amaral.

Traga para sala o quadro de Tarsila e solicite que os alunos façam uma analise. Eles fazem uma descrição conforme a percepção de cada um. Em seguida, traçam seu desenho, trazendo aqueles aspectos que atribuíram um sentido e que entenderam o significado da favela da obra de Tarsila.

Tarsila do Amaral  

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_h92F2a-n9aY/ShDl_y91TvI/AAAAAAAAFhM/Q6uIOH4Esqc/s400/morro+favela+tarsila+do+amaral.jpg   

4ª Atividade: Ouvir e cantar músicas relacionadas à favela. 

1º momento: 

Traga para os alunos o clipe da música “Favela” do grupo Parangolé, e o “Resto do Mundo” de Gabriel Pensador para assistir, cantar e se divertir.

Vídeo 1 - http://www.youtube.com/watch?v=XPn-IxH0FPw&feature=player_embedded

Vídeo 2 - http://www.youtube.com/watch?v=-U0c2h64YZM

2º momento:   

Sugerimos que os alunos organizem um musical e uma apresentação de dança (construam a coreografia, figurino e cenário) e apresentem pra outros alunos da escola, mas antes da apresentação expliquem a finalidade dessa encenação com tais músicas.  

Recursos Complementares

Sugestão de livro: MORADIA NAS CIDADES BRASILEIRAS - Autora: Arlete Moysés Rodrigues

Avaliação

Avalia-se se as crianças conseguiram:

- Analisar o tipo de construção atual refletindo dessa forma sobre a modernização e as exigências sociais;

- Participaram das discussões sobre os problemas da moradia nas cidades brasileiras. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.