Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Coleções e arte

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O princípio de uma coleção;

Sobre algumas coleções importantes na cidade em que vive, no caso de Juiz de Fora Coleção de Alfredo Ferreira Lage que originou o Museu Mariano Procópio e a coleção do poeta Murilo Mendes que originou o Museu de Arte Murilo Mendes;

Realizar um levantamento de quem na sala faz coleções;

Criar fotografias de cada aluno e sua coleção particular;

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula.  

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

O ato de colecionar é extremamente subjetivo e emotivo. O que para uma pessoa é importante e merece ser agrupado e carinhosamente guardado, para outra pessoa não faz sentido. Os objetos podem variar entre selos, cartões de telefone, moedas, papéis de carta, até sapatos, carros e etc.

O professor pode demonstrar que esse ato pode se tornar algo muito maior do que eles imaginam. Antes de dar esta aula, ele deve pesquisar se na cidade em que vive existe algum museu que se originou de alguma coleção particular. Sabendo que existe, o professor deve iniciar a aula apresentando tal museu para os alunos.

Segue abaixo dois exemplos encontrados na cidade de Juiz de Fora (MG):   

Museu Mariano Procópio

Surgiu a partir da coleção particular de Alfredo Ferreira Lage, importante personalidade da cidade, iniciada ainda criança, construída com o seu empenho e através de doações de personalidades da época. Conta com mais de 50 mil peças que vão desde moedas até importantes obras de arte.

Alfredo Ferreira Lage

http://www.pjf.mg.gov.br/mapro/museu/perfil_alfredo.php     

Saguão do Museu Mariano Procópio

http://www.portaldoturismo.pjf.mg.gov.br/img/jf_museu_acervo.jpg  

Prédio do Museu Mariano Procópio

http://lh3.ggpht.com/_Q2TnW2FBE-M/SPdSWv1RdxI/AAAAAAAABLE/yjeclyOJXXY/museu-1.jpg  

Museu de Arte Murilo Mendes

Concentra a coleção do poeta juizforano Murilo Mendes, que durante a sua vida agrupou obras de arte de importantes nomes da arte moderna nacional e internacional. Em sua maioria, trata-se de obras ganhadas de amigos, sendo muito pouco do acervo, comprado pelo poeta.   

Murilo Mendes

http://cafecompoesia.veusdemaya.com/wp-content/uploads/murilo-mendes.jpg  

 

Prédio do Museu de Arte Murilo Mendes

http://2.bp.blogspot.com/_j01HVovqcRw/TG7aE_62ACI/AAAAAAAAAfQ/ISer8p52C_Q/s1600/murilo+mendes.jpg  

Sala de Exposições do Museu de Arte Murilo Mendes

http://www.acessa.com/turismo/arquivo/pontosturisticos/2007/05/17-museus/mam.jpg     

Após esta breve apresentação, o professor deve marcar uma visita ao museu estudado, para que os alunos possam conhecer de perto os acervos e aprofundar seus conhecimentos no local.   

2ª atividade:

Comentar e avaliar a visita com os alunos. Deixe que eles falem sobre suas impressões e opiniões.

Pergunte se alguém na sala faz algum tipo de coleção.

O professor deve solicitar que os alunos escrevam um texto comentando sobre a sua coleção. Como ela se iniciou, desde quando é feita, porque é feita, como é guardada e etc. Estes textos deverão ser lidos e comentados com a turma.

Os alunos que não fazem coleções devem escrever textos comentando a coleção do museu que visitaram.

Ao final da atividade, o professor deve solicitar que os alunos tragam suas coleções para a escola.   

3ª atividade:

Com as coleções individuais em mãos, o professor deve solicitar que o aluno organize sua coleção em uma mesa para ser fotografada na sala de aula.

Pode-se levar apenas uma câmera que fique circulando pela sala para concentrar todas as fotos.

Se houver alunos que não fazem coleções, o professor pode pedir que eles ajudem na organização das coleções dos colegas e que fiquem responsáveis por fotografar todas as coleções organizadas. Se forem muitos, pode-se dividir a turma em duplas com um que tem coleção e outro não. Assim eles trabalham fotografando uma coleção específica.

As imagens podem ser reveladas ou impressas pela escola e devem formar uma exposição de coleções formadas naquela turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Observar o interesse pela visita ao museu.

Avaliar o texto que o aluno criou sobre sua coleção associado à imagem dela.

Fazer uma avaliação coletiva da atividade, onde cada aluno possa expressar sua opinião sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.