13/01/2011
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
- Iniciar o trabalho de introdução ao uso de tabelas.
- Consultar dados em tabela para responder a questões apresentadas.
- Completar tabelas a partir de desafios.
- Comparar tabelas, identificando semelhanças e diferenças entre os dados.
- Ter o conhecimento de número.
- Ter o domínio do código da escrita.
Para esta aula vai precisar de:
- giz colorido
- cartolina ou papel color cards
- carrinhos (1 para cada aluno)
- folha de exercícios
- 2 folhas de papel pardo
- fita métrica
- balança de banheiro
Atividade 1
Antes de iniciar o trabalho com tabela que contenha dados, proponha atividades para introduzir seu uso.
É preciso desenvolver a habilidade em consultar e compreender as informações contidas em uma tabela.
Então, comece traçando uma malha quadriculada com giz no chão do pátio ou da sala.
Peça para que um aluno caminhe, vindo de um ponto na horizontal e outro aluno de um ponto na vertical.
Explore a noção de linha e coluna. Associe a linha à linha do trem (deitada) e a coluna à coluna que sustenta parede (em pé).
No momento em que os alunos se esbarrarem pelo caminho, devem parar. Faça um X no ponto de encontro dos alunos.
Este ponto representa o cruzamento entre a linha e a coluna. Comente sobre o cruzamento de ruas.
Reproduza malhas quadriculadas como esta em papel color card ou cartolina.
Distribua 2 carrinhos de plástico ou metal para cada dupla de alunos.
Seguindo o encaminhamento da atividade anterior, desta vez desafie as duplas a descobrirem o local onde os carros poderiam bater.
Em folhas de exercícios, poderia representar o encontro entre animais: gato e cachorro, borboleta e passarinho, entre outros, de forma identificar também o ponto de encontro.
Outra sugestão seria determinar a posição de um objeto em uma malha quadriculada. Por exemplo, uma borracha aparecendo na linha 2 e coluna 3.
Brinque de descobrir: Onde está a borracha? Alterne a posição da borracha e continue a brincadeira.
Atividade 2
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
Proponha que os alunos realizem uma pesquisa no grupo sobre a brincadeira e a comida preferidas de cada um.
Devem anotar as respostas em uma tabela que deve ser distribuída para este registro.
Sugestão de tabela já preenchida:
ALUNO |
IDADE |
BRINCADEIRA PREFERIDA |
COMIDA PREFERIDA |
ANA LUIZA |
9 |
ANDAR DE PATINS |
BRIGADEIRO |
BEATRIZ |
9 |
BRINCAR DE BONECA BEBÊ |
CACHORRO-QUENTE |
CAIO |
8 |
JOGAR BOLA |
BATATA-FRITA |
FELIPE |
7 |
JOGAR TRUNFO |
COMIDA JAPONESA |
RICARDO |
8 |
ANDAR DE BICICLETA |
EMPADÃO DE FRANGO |
Poderá depois pedir para que os grupos apresentem para turma como ficou a tabela preenchida.
Em outra aula, explore as tabelas feitas pelos grupos, fazendo perguntas sobre uma.
Aproveitando o exemplo, apresente questões que tenham que ser respondidas, consultando a tabela.
a) Quem tem 7 anos ? _____________________
b) Qual é a brincadeira preferida da Ana Luiza ? ______________________
c) Qual é a comida preferida do Ricardo ? _______________________
d) Quem prefere brincar de boneca bebê ? _______________________
e) Quantos anos tem o Caio? ________________________
Desafie os alunos a criarem uma questão que possa ser respondida com informações da tabela.
Em seguida, peça para que um aluno leia sua questão. Alguém tem outra diferente?
Assim, continue ouvindo e trocando ideias com a turma, até esgotar as possibilidades de perguntas.
Atividade 3
Inicie o ano, medindo a altura e o peso dos alunos.
Faça uma grande tabela em papel pardo com as colunas: NOME, IDADE 1, IDADE 2, ALTURA 1, ALTURA 2, PESO 1, PESO 2.
Coloque a data em que realizou a atividade. Considere 1 a medida feita no início do ano e 2 a que deverá realizar no final.
Deixe a coluna 2 da idade, altura e peso em branco, até que faça novamente a medição.
Com uma fita métrica presa na parede, chame um aluno de cada vez, vá medindo e anotando na tabela sua altura.
Seguindo este procedimento, utilize uma balança de banheiro para medir o peso dos alunos.
Com a tabela pronta, exponha no mural por algum tempo e depois guarde para no final do ano poder comparar os dados.
No final do ano, repita a atividade.
A proposta é comparar os dados da tabela . O que mudou em IDADE, ALTURA e PESO de 1 para 2 ?
Poderão descobrir que alguns alunos iniciaram e terminaram o ano com a mesma idade, enquanto outros fizeram aniversário durante o ano e ficaram mais velhos.
Em relação à altura, perceber quantos centímetros cada um cresceu do início para o fim do ano.
Em relação ao peso, poderão concluir que alguns ganharam e outros perderam quilos ou gramas durante o ano.
- Veja sugestão de atividade com tabela de números até 100 em artigo da Revista Nova Escola, sob o título: Tabela numérica.
- Navegue pela página da Revista Nova Escola e veja também artigos sobre tabelas e gráficos:
- Sugestão de outras atividades em:
http://bancodeatividades.blogspot.com/2009/09/tabelas-e-graficos.html
Acompanhe a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades propostas.
Observe como trabalham em dupla, resolvendo o desafio dos carrinhos.
Em grupo, como realizam a pesquisa de brincadeiras e comidas preferidas, preenchendo a tabela e respondendo a questões apresentadas.
Avalie a atuação do grupo na comparação dos dados da tabela de medidas apuradas no início e fim do ano.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!