Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uso de tabelas

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Iniciar o trabalho de introdução ao uso de tabelas.

- Consultar dados em tabela para responder a questões apresentadas.

- Completar tabelas a partir de desafios.

- Comparar tabelas, identificando semelhanças e diferenças entre os dados.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter o conhecimento de número.

- Ter o domínio do código da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula vai precisar de:

- giz colorido

- cartolina ou papel color cards

- carrinhos (1 para cada aluno)

- folha de exercícios

- 2 folhas de papel pardo

- fita métrica

- balança de banheiro

Atividade 1

Antes de iniciar o trabalho com tabela que contenha dados, proponha atividades para introduzir seu uso.

 É preciso desenvolver a habilidade em consultar e compreender as informações contidas em uma tabela.

 Então, comece traçando uma malha quadriculada com giz no chão do pátio ou da sala.

Peça para que um aluno caminhe, vindo de um ponto na horizontal e outro aluno de um ponto na vertical.

 Explore a noção de linha e coluna. Associe a linha à linha do trem (deitada) e a coluna à coluna que sustenta parede (em pé).

No momento em que os alunos se esbarrarem pelo caminho, devem parar. Faça um X no ponto de encontro dos alunos.

Este ponto representa o cruzamento entre a linha e a coluna. Comente sobre o cruzamento de ruas.

Reproduza malhas quadriculadas como esta em papel color card ou cartolina.

Distribua 2 carrinhos de plástico ou metal para cada dupla de alunos.

Seguindo o encaminhamento da atividade anterior, desta vez desafie as duplas a descobrirem o local onde os carros poderiam bater.

Em folhas de exercícios, poderia representar o encontro entre animais: gato e cachorro, borboleta e passarinho, entre outros, de forma identificar também o ponto de encontro.

Outra sugestão seria determinar a posição de um objeto em uma malha quadriculada. Por exemplo, uma borracha aparecendo na linha 2 e coluna 3.

Brinque de descobrir: Onde está a borracha? Alterne a posição da borracha e continue a brincadeira.

Atividade 2 

Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

Proponha que os alunos realizem uma pesquisa no grupo sobre a brincadeira e a comida preferidas de cada um.

Devem anotar as respostas em uma tabela que deve ser distribuída para este registro.

Sugestão de tabela já preenchida:

 ALUNO

IDADE

BRINCADEIRA PREFERIDA

COMIDA PREFERIDA

ANA LUIZA

 9

ANDAR DE PATINS

BRIGADEIRO

BEATRIZ

 9

BRINCAR DE BONECA BEBÊ

CACHORRO-QUENTE

CAIO

 8

JOGAR BOLA

BATATA-FRITA

FELIPE

 7

JOGAR TRUNFO

 COMIDA JAPONESA

RICARDO

8

ANDAR DE BICICLETA

EMPADÃO DE FRANGO

Poderá depois pedir para que os grupos apresentem para turma como ficou a tabela preenchida.

Em outra aula, explore as tabelas feitas pelos grupos, fazendo perguntas sobre uma.

Aproveitando o exemplo, apresente questões que tenham que ser respondidas, consultando a tabela.

a) Quem tem 7 anos ? _____________________

b) Qual é a brincadeira preferida da Ana Luiza ? ______________________

c) Qual é a comida preferida do Ricardo ? _______________________

d) Quem prefere brincar de boneca bebê ? _______________________

e) Quantos anos tem o Caio? ________________________

Desafie os alunos a criarem uma questão que possa ser respondida com informações da tabela.

Em seguida, peça para que um aluno leia sua questão. Alguém tem outra diferente?

Assim, continue ouvindo e trocando ideias com a turma, até esgotar as possibilidades de perguntas.

Atividade 3

Inicie o ano, medindo a altura e o peso dos alunos.

Faça uma grande tabela em papel pardo com as colunas: NOME, IDADE 1, IDADE 2, ALTURA 1, ALTURA 2, PESO 1, PESO 2.

Coloque a data em que realizou a atividade. Considere 1 a medida feita no início do ano e 2 a que deverá realizar no final.

Deixe a coluna 2 da idade, altura e peso em branco, até que faça novamente a medição.

Com uma fita métrica presa na parede, chame um aluno de cada vez, vá medindo e anotando na tabela sua altura.

Seguindo este procedimento, utilize uma balança de banheiro para medir o peso dos alunos.

Com a tabela pronta, exponha no mural por algum tempo e depois guarde para no final do ano poder comparar os dados.

No final do ano, repita a atividade.

A proposta é comparar os dados da tabela . O que mudou em IDADE, ALTURA e PESO de 1 para 2 ?

Poderão descobrir que alguns alunos iniciaram e terminaram o ano com a mesma idade, enquanto outros fizeram aniversário durante o ano e ficaram mais velhos.

Em relação à altura, perceber quantos centímetros cada um cresceu do início para o fim do ano.

 Em relação ao peso, poderão concluir que alguns ganharam e outros perderam quilos ou gramas durante o ano.

 

Recursos Complementares

- Veja sugestão de atividade com tabela de números até 100 em artigo da Revista Nova Escola, sob o título: Tabela numérica.

- Navegue pela página da Revista Nova Escola e veja também artigos sobre tabelas e gráficos:

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/reflexoes-papel-algebra-notacoes-tabelas-equacoes-graficos-barbara-brizuela-investigacoes-511730.shtml   

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/introducao-ao-estudo-graficos-556512.shtml 

- Sugestão de outras atividades em:

http://bancodeatividades.blogspot.com/2009/09/tabelas-e-graficos.html 

 

Avaliação

Acompanhe a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades propostas.

Observe como trabalham em dupla, resolvendo o desafio dos carrinhos.

Em grupo, como realizam a pesquisa de brincadeiras e comidas preferidas, preenchendo a tabela e respondendo a questões apresentadas.

Avalie a atuação do grupo na comparação dos dados da tabela de medidas apuradas no início e fim do ano.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.