Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As cidades são ecossistemas?

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as cidades como ecossistemas, pois possuem componentes bióticos e abióticos;

Estabelecer relações entre as necessidades da cidade e os impactos ambientais;

Conhecer soluções eficazes que reduzem os impactos ambientais.

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

Vários momentos, da prática pedagógica em sala de aula, vêm sendo destinados às atividades relativas a atitudes que contribuam para a melhoria do ambiente. As atividades propostas, na maioria das vezes, envolvem a valorização de atitudes individuais do aluno atribuindo a ele a responsabilidade de preservar o planeta e promover um desenvolvimento sustentável.

Os PCNs propõem a discussão dos assuntos relativos ao meio ambiente como tema transversal, por seu caráter interdisciplinar, e lista como capacidades que devem ser adquiridas pelos alunos:

.Identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se afetivamente ligado a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente;

.Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;

.Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;

.Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;

.Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto global;

.Conhecer e compreender, de modo integrado, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente;

.Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa/ efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio;

.Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.

Trecho extraído do PCN, Ciências Naturais, Brasil/MEC

Para ler o documento na íntegra acesse o link abaixo:  

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf acesso em dezembro de 2010.   

Temos questionado sobre a necessidade de rever nossa maneira de nos relacionarmos com o ambiente, reduzindo o consumo de água, evitando o efeito estufa, buscando novas fontes de energia e impedindo a extinção de espécies da fauna e da flora. Para isso, percebemos que a educação ambiental deve constituir-se em um processo contínuo de responsabilidade de todos. Esta aula será desenvolvida a partir de uma dinâmica que envolve observação das atitudes dos alunos e de outras pessoas em relação ao ambiente mais próximo onde vivem, sua cidade.

Esperamos que contribua para a formação ambiental de nossas crianças oportunizando-as a refletir sobre a maneira como ela e outras pessoas percebem o ambiente onde vivem.

As cidades são ecossistemas?

As cidades podem ser consideradas como um ecossistema, pois possuem componentes bióticos e abióticos. Entretanto, nem sempre são capazes de se sustentar, elas, muitas vezes, dependem de outros ecossistemas para obter materiais e alimentos para sua população.

As pessoas, os animais de pequeno porte como cães e gatos, pássaros, insetos, aranhas, as plantas de pequeno porte e árvores de ruas, parques e jardins são alguns dos componentes bióticos que compõem um ambiente de cidade. Além desses seres vivos temos também uma série de animais “indesejáveis” por prejudicarem a saúde humana como ratos, baratas, escorpiões, pernilongos e outros organismos causadores de doenças.

Entre os fatores abióticos temos casas, prédios e automóveis, mas, assim como em ambientes naturais temos luz solar, água, solo e ar. Entretanto, em conseqüência das grandes alterações realizadas no espaço físico e emissão de poluentes, esses elementos naturais costumam estar alterados.

O solo coberto pelo asfalto impermeável dificulta ou impossibilita o escoamento do excesso de água em dias de chuva intensa, o que pode provocar alagamentos. O ar poluído por gases tóxicos emitidos principalmente por automóveis e indústrias muitas vezes ocasiona doenças respiratórias. A água dos rios que estão próximos ou atravessam os grandes centros costuma estar com sua água poluída pelo despejo de esgotos industriais e domésticos ali lançados, muitas vezes, sem tratamento prévio.

Assim, tanto os fatores bióticos como os abióticos de uma grande cidade, são bastante diferentes daqueles que compõem um ambiente natural ou pouco modificado, sendo, muitas vezes, organizados de maneira desequilibrada.

O crescimento populacional e tecnológico passa a consumir mais matéria-prima e energia, vindas do meio natural, a expansão da agricultura e pecuária para alimentar um número cada vez maior de pessoas toma o espaço dos ecossistemas naturais. A exploração de recursos minerais causa a destruição de grandes áreas muitas vezes irrecuperáveis. O consumo de produtos industrializados gera toneladas de lixo. Tudo isso, causa grandes impactos ambientais.

No Brasil, os lixões a céu aberto além da degradação do solo e contaminação do ar podem, por infiltração no solo, contaminar também os lençóis freáticos.                                                                                                  

Texto elaborado pelas autoras.

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias sobre o que é um ecossitema, refletindo sobre a relação entre o ser humano e a cidade onde mora, reconhecendo-a como um ecossistema. E por meio das atividades desenvolvidas para explorar o assunto da aula.   

Como o professor irá ativar esse processo:

As atividades propostas nesta aula têm por objetivo criar condições para que os alunos compreendam que as cidades são ecossistemas pois possuem componentes bióticos e abióticos, contudo, necessitam de outros ambientes externos. Levantando situações – problema os alunos serão estimulados a emitir suas ideias sobre a vida na cidade onde moram, buscando estabelecer relação entre o bem estar pessoal e coletivo e as condições do ambiente no seu entorno. Através das discussões e atividades desenvolvidas esperamos contribuir para a construção dos conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais, bem como a sistematização do estudo.

Atividade 1   

O espaço urbano é constituído basicamente por áreas edificadas (casas, comércio e indústrias), áreas destinadas à circulação da população (sistema -ferroviário e rodoviário) e áreas livres de edificação (praças, quintais, etc.)

 Ao trabalhar com os alunos o tema: As cidades são ecossistemas?, nós propomos que, inicialmente, seja discutido com a turma a importância de reconhecermos o ambiente urbano e suas características peculiares, como forma de melhorar as condições ambientais em que se vive e a qualidade de vida das pessoas; introduzindo conceitos e predispondo os alunos para novas reflexões.

Inicie com os alunos um diálogo que possibilite a eles refletirem sobre as áreas verdes, parques e jardins e arborização de vias públicas na cidade onde moram.

Sugestão de diálogo:

.Você identifica na cidade onde mora a presença de componentes bióticos e abióticos?

.Que semelhanças e diferenças você identifica entre um ecossistema natural ou pouco modificado e um ambiente urbano?

.Pelas características observadas em uma cidade, você considera a cidade um tipo de ecossistema? Por quê?

.Quais são os componentes bióticos que compõem a cidade onde mora? E os abióticos?

.As cidades podem ser consideradas como um ecossistema, pois possuem componentes bióticos e abióticos. Entretanto, nem sempre são capazes de se sustentar. Elas, muitas vezes, dependem de outros ecossistemas para obter materiais e alimentos para sua população. Você considera a sua cidade um ecossistema auto sustentável? Por quê?

Atividade 2

Para esta atividade sugerimos que exiba para os alunos imagens como estas. Observem as fotos a seguir:

http://canelaehortela.com/home/wp-content/uploads/2010/09/1324_1.jpg consultado em dezembro de 2010.

http://1.bp.blogspot.com/_F-4xFbkwuhk/Sw7Uy4HhQ3I/AAAAAAAAAqg/9k6ttQPs_D8/s1600/Dsc01343.jpg  consultado em dezembro de 2010.

http://api.ning.com/files/58BTe0Y6jeYOCpTKrqSrkXSYpC-qwomAllVPyGU9FbPnoAaPeoJp5LlIx1RjSpx0HSbWbqVYbT0jdHZ6e93Otsa73fmtWJd-/SaoPaulo_jpg.jpg  consultado em dezembro de 2010.

.Todas estas imagens representam ecossistemas? Por quê?

.De onde vem a energia (materiais e alimentos) consumida pelas cidades?

.Como as cidades se mantêm?

.Quais as diferenças e semelhanças entre as imagens exibidas?

É importante que os alunos reconheçam a relação de dependência entre os grandes centros urbanos e o meio rural em seu entorno como fontes de abastecimento de alimentos e outros recursos materiais, retirados de recursos naturais de diferentes ecossistemas.

Atividade 3

Programe com os seus alunos um trabalho de campo pela cidade onde moram. Se necessário, providencie antecipadamente um meio transporte para os mesmos, caso não seja viável fazer o percurso a pé. Peça-lhes que levem máquinas fotográficas digitais, e que registrem através de fotos, os diferentes ambientes por onde passaram inclusive as áreas que apresentem degradação ambiental. Na escola, usando um computador selecionem as melhores imagens e promova a seguinte discussão:

.Em sua cidade predominam os componentes bióticos ou abióticos? Por quê?

.A sua cidade constitui um ecossistema independente ou ela depende de recursos vindos de outros ambientes? Justifiquem.

.Vocês observaram alguma área da cidade que apresentem degradação ambiental?

.Que tipos de agressão ou impactos ambientais foram observados?

.As fotografias tiradas retratam esse tipo de situação?

.O que poderia ser feito para maior preservação ambiental no ecossistema da sua cidade?

.As cidades brasileiras têm apresentado um crescimento acelerado nas últimas décadas e a tendência é que esse ritmo acelere cada vez mais. Esse tipo de crescimento tem gerado impactos ambientais?

.Como estão as nossas águas, o nosso solo e o ar que respiramos? E as nossas reservas florestais?

Comente com os seus alunos que o mundo inteiro está alerta para as diferentes formas de poluição ambiental que têm atingido os diferentes ecossistemas como: poluição das águas por esgotos domésticos, despejos industriais, agrotóxicos utilizados na agricultura entre outras.

Atividade 4

Apresente o texto para os alunos e peça-lhes que leiam silenciosamente, assinalando os aspectos mais importantes. A seguir, proponha uma discussão, retomando algumas perguntas sugeridas anteriormente, e outras questões relativas a impactos ambientais.

As cidades são ecossistemas?

As cidades podem ser consideradas como um ecossistema, pois possuem componentes bióticos e abióticos. Entretanto, nem sempre são capazes de se sustentar, elas, muitas vezes, dependem de outros ecossistemas para obter materiais e alimentos para sua população.

As pessoas, os animais de pequeno porte como cães e gatos, pássaros, insetos, aranhas, as plantas de pequeno porte e árvores de ruas, parques e jardins são alguns dos componentes bióticos que compõem um ambiente de cidade. Além desses seres vivos temos também uma série de animais “indesejáveis” por prejudicarem a saúde humana como ratos, baratas, escorpiões, pernilongos e outros organismos causadores de doenças.

Entre os fatores abióticos temos casas, prédios e automóveis, mas, assim como em ambientes naturais temos luz solar, água, solo e ar. Entretanto, em conseqüência das grandes alterações realizadas no espaço físico e emissão de poluentes, esses elementos naturais costumam estar alterados.

O solo coberto pelo asfalto impermeável dificulta ou impossibilita o escoamento do excesso de água em dias de chuva intensa, o que pode provocar alagamentos. O ar poluído por gases tóxicos emitidos principalmente por automóveis e indústrias muitas vezes ocasiona doenças respiratórias. A água dos rios que estão próximos ou atravessam os grandes centros urbanos costuma estar com sua água poluída pelo despejo de esgotos industriais e domésticos ali lançados, muitas vezes, sem tratamento prévio.

Assim, tanto os fatores bióticos como os abióticos de uma grande cidade, são bastante diferentes daqueles que compõem um ambiente natural ou pouco modificado, sendo, muitas vezes, organizados de maneira desequilibrada.

O crescimento populacional e tecnológico passa a consumir mais matéria-prima e energia, vindas do meio natural, a expansão da agricultura e pecuária para alimentar um número cada vez maior de pessoas toma o espaço dos ecossistemas naturais. A exploração de recursos minerais causa a destruição de grandes áreas muitas vezes irrecuperáveis. O consumo de produtos industrializados gera toneladas de lixo. Tudo isso, causa grandes impactos ambientais.

No Brasil, os lixões a céu aberto além da degradação do solo e contaminação do ar podem, por infiltração no solo, contaminar também os lençóis freáticos.                                                                                            

Texto elaborado pelas autoras.

 

Recursos Complementares

Não foram sugeridos recursos complementares.

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Vocês viu que uma das grandes ameaças aos ecossistemas urbanos é o acúmulo de lixo e o mau destino que lhe é dado.

Responda as questões propostas:

.Que tipo de destino é dado para o lixo onde você mora?

.A coleta seletiva do lixo é uma forma de reduzir o desperdício, reutilizar materiais que podem ser reutilizados e reciclar materiais que podem ser transformados.

- Relacione a coleta seletiva com a preservação ambiental.

Agora, leia o texto e discuta com a turma.

O que fazer com o lixo?   

O lixo é um dos principais problemas da atualidade. Acumular lixo e lhe dar um destino incorreto compromete o ambiente e a todos os seres vivos nele presentes.

A prefeitura é responsável pela coleta e pelo destino dado ao lixo. Dentre as técnicas convencionais de tratamento do lixo, destacamos os aterros sanitários, a incineração, a compostagem, a biodigestão e a reciclagem.

Nos aterros sanitários, o lixo é coberto com uma camada de terra, de cerca de 30 cm de espessura. Cada camada de lixo e terra é compactada com tratores. É preciso deixar saídas para os gases gerados na decomposição dos materiais orgânicos. Os aterros sanitários devem ser afastados das cidades e de mananciais de água.

A incineração, método utilizado para o lixo hospitalar, consiste em queimar o lixo em incineradores para eliminar bactérias, vírus e fungos que podem causar contaminações e doenças na população. É proibida em alguns lugares por lançar no ar gases poluentes e tóxicos.

A compostagem é uma técnica que permite obter adubo orgânico. Inicialmente, o lixo orgânico é separado de materiais como vidro, metais, papelão que são vendidos para ser reciclados. O lixo orgânico é decomposto e libera calor, que provoca a morte de organismos capazes de produzir doenças. Após 24 horas, o lixo passa por uma peneiração e é espalhado para terminar a fermentação. Essa última etapa demanda cerca de dois meses.

A reciclagem implica, inicialmente, na coleta seletiva do lixo e permite a reutilização de diversos materiais, como papel, vidro, metais, vários tipos de plástico, além da matéria orgânica. O material orgânico pode ser transformado em adubo em usinas de compostagem ou por meio da biodigestão.

A biodigestão é uma técnica por meio da qual, a partir da fermentação de resíduos orgânicos, se obtém o biogás ou gasolixo. O biogás é uma mistura gasosa, altamente explosiva, e não pode ser levado a longas distâncias, sendo consumido próximo ao local de produção. Com o biodigestor, o produtor rural pode usar os dejetos orgânicos na produção de energia e ainda obter adubo orgânico. Entretanto, sem saber o que fazer com materiais como vidros, latas e plásticos, pela falta da coleta seletiva, eles são queimados, enterrados, ou jogados em locais inadequados, comprometendo o ambiente.

Responda as questões a seguir:

.  O que são aterros sanitários?

.  Que tipo de restrição é feito para a incineração?

.  Para que serve a compostagem?

.  Que materiais são obtidos através da biodigestão? Em que eles são usados?

Esperamos que através das diferentes atividades propostas, você possa avaliar o processo de aprendizagem de seus alunos, buscando  relacionar o que aprenderam com os objetivos propostos para a aula de hoje.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria José Fernandes, E.Estadual Padre Clemente de Maleto , Minas Gerais - disse:
    mariajosekz@hotmail.com

    22/02/2015

    Cinco estrelas

    Iniciei este tema, usando o ambiente escolar.Li o plano de aula, achei muito interessante este recurso, adotei-o como modelo.Abraços.


  • quezia, escola estadual professora julia macedo pantoja , São Paulo - disse:
    queziatangione@hotmail.com

    27/09/2011

    Três estrelas

    é muito boa só que eu não psso dar aula de 4hs para os meus alunos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.