Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tênis na escola: possibilidade real.

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as principais regras do jogo de tênis.

Construir com material alternativo, o material necessário para o jogo de tênis.

Criar novas regras para o jogo de tênis.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O tênis é considerado um esporte de elite por usar um material específico para a sua prática de elevado valor econômico, esse é um dos motivos que dificulta a inserção deste elemento esportivo nas aulas de educação física escolar.

Esta aula tem como objetivo apresentar estratégias alternativas para a prática do tênis na escola, estimulando a criatividade dos alunos na criação de materiais alternativos para a prática deste esporte.

Figura 1: Quadra e equipamentos.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tenis/imagens/regras-do-tenis-4.gif&imgrefurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tenis/regras-do-tenis.php&usg=__Wnzt9_nPT4qpysUPgzIWPfBPd5k=&h=316&w=420&sz=87&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=DqCliksPBP3l2M:&tbnh=145&tbnw=193&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bhist%25C3%25B3ria%2Bdo%2Bt%25C3%25AAnis%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26rlz%3D1W1WZPC_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=264&vpy=80&dur=94&hovh=195&hovw=259&tx=93&ty=74&ei=WEwFTbe9LIX6lwet6LD3CQ&oei=uUsFTdqpE4yt8Aal2JjcBw&esq=4&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0

Figura 2 - Regras

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tenis/imagens/regras-do-tenis-2.gif&imgrefurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tenis/regras-do-tenis.php&usg=__sBwrAbMfB7EnSiI5CEuY65wmNu4=&h=311&w=420&sz=93&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=XaVCCP3YfRKeZM:&tbnh=145&tbnw=189&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bhist%25C3%25B3ria%2Bdo%2Bt%25C3%25AAnis%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26rlz%3D1W1WZPC_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=796&vpy=81&dur=281&hovh=193&hovw=261&tx=203&ty=78&ei=pending&oei=uUsFTdqpE4yt8Aal2JjcBw&esq=4&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:4,s:0

Atividade 1: Conhecendo a história do tênis.

Professor, reúna os alunos e realize uma breve exposição sobre a história do tênis no mundo e a sua introdução no Brasil. Essa exposição ajudará os alunos compreenderem melhor esta modalidade esportiva, fazendo com que eles entendam a importância do tênis dentro do contexto esportivo mundial, este fato poderá motivá-los a participar da aula com maior empenho e interesse.

Esta exposição não deverá ultrapassar 10 minutos. Aborde as seguintes questões:

1) Qual região do mundo foi à precursora na prática do tênis.

2) Como ocorreu a evolução do tênis? Como era jogado o tênis quando foi criado? Quais as principais modificações realizadas nesta modalidade? Quais as modificações mais importantes nas regras?

3) O tênis chegou ao Brasil em que época? Quem foi o responsável pela introdução deste esporte no país?

4) Qual a situação do tênis no Brasil atualmente? O tênis é um esporte popular no país? Qual o número de praticantes atualmente? Quem são os principais jogadores brasileiros?

5) Quais são os principais torneios de tênis no Brasil e no exterior? Quais são os valores econômicos movimentados no tênis mundial? Quem são os principais ídolos do tênis mundial?  

Figura 3: Tênis com material alternativo.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_9eFSUUAV1Nk/THHpnxGHiUI/AAAAAAAAAZs/mJ0uIdqtM0M/s1600/lajinha_home_2.jpg&imgrefurl=http://tenisfuturo.blogspot.com/2010/08/120-criancas-participam-do-mini-tenis.html&usg=__tWDq10gAaabXPcLCEyZ0M7w5joY=&h=259&w=350&sz=29&hl=pt-BR&start=15&zoom=1&tbnid=QawDbqN3tzRXgM:&tbnh=141&tbnw=188&prev=/images%3Fq%3Dconstruindo%2Buma%2Braquete%2Bde%2Bt%25C3%25AAnis%2Bcom%2Bmaterial%2Balternativo%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26rlz%3D1W1WZPC_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbs%3Disch:10%2C451&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=566&vpy=289&dur=5523&hovh=193&hovw=261&tx=152&ty=127&ei=XU8FTfaAO4PGlQfZ5t2ACA&oei=Rk8FTe7NLYH68Ab7_MHoAg&esq=2&page=2&ndsp=19&ved=1t:429,r:9,s:15&biw=1259&bih=599

Atividade 2: Construção de Material.

Nesta atividade os alunos construirão o material necessário para a prática do tênis na escola. A primeira atividade realizada será a construção das raquetes, os alunos deverão criar raquetes de diferentes tamanhos e formatos utilizando diversos tipos de materiais. Os materiais que serão utilizados podem ser; madeiras, garrafas de plástico, chinelos e sandálias “velhas”, tampas de panelas, cabos de vassouras, plástico de plástico.

Professor, peça aos alunos que criem várias raquetes com estes materiais. As raquetes poderão ser construídas unindo alguns materiais juntos, por exemplo, prendendo um prato de plástico em um cabo de vassoura, ou com apenas um material como a garrafa de plástico. As linhas da quadra deverão ser feitas com fita crepe e giz colorido, pinte as linhas de cores diferentes para que os alunos gravem com maior facilidade, por exemplo, linha de fundo azul, linha lateral amarela, linha central vermelha, linha que delimita a área de serviço, onde a bola deve tocar ao solo na quadra do oponente após a realização de um saque, de verde.

A rede deverá ser formada por dez barbantes com um tamanho igual à largura da quadra usada na aula, estes barbantes deverão ficar fixados em dois pontos colocados nas extremidades laterais da quadra, eles deverão ser posicionados uns sobre os outros separados por um espaço de dez centímetros entre cada um deles. Escolha cinco pontos da rede e coloque em cada um deles, na posição vertical, um pedaço de papel crepom colorido cobrindo todos os barbantes, estas faixas de papel crepom servirão para melhor visualização do tamanho e largura da rede por parte dos alunos. A bola deverá ser feita de material leve como o plástico por exemplo, e deverá quicar quando impulsionada contra o solo.

Dica: Peça, para que os alunos anotem cada passo realizado na criação de suas “raquetes” essas anotações ficarão registradas todas juntas em um caderno, que ficará na escola para pesquisa de outros alunos interessados no tema.   

Atividade 3: Que tênis é esse?

Nesta atividade os alunos jogarão partidas de tênis utilizando o material construído por eles na aula anterior. Peça, para que os alunos montem pelo menos quatro quadras (mini-quadras), em cada espaço de jogo deverá ser usada uma raquete feita com um tipo de material, por exemplo, na quadra 1 as raquetes usadas são as feitas com garrafas de plástico, na quadra 2 as feitas de madeira. Promova um rodízio dos alunos pelas quadras para que todos possam vivenciar o jogo com diferentes tipos de raquetes.

Dica: Peça, aos alunos que criaram as raquetes que façam uma breve exposição para turma como seria a melhor maneira de manipular aquela raquete, sempre levando em consideração o material em que ela foi feita.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão elaborar uma redação de uma lauda, expondo as suas impressões sobre essa nova possibilidade de jogar tênis, utilizando equipamentos alternativos criados por eles.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.