Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interligando textos: poema x história em quadrinhos x texto instrucional

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar seu conhecimento sobre o gênero, realizando a leitura dos textos propostos: poema, história em quadrinhos e texto instrucional.

Identificar as características dos gêneros.

Interpretar o poema lido.

Realizar a comparação entre dois gêneros que versam sobre o mesmo tema.

Aprofundar o conhecimento sobre o gênero, elaborando um texto instrucional, coletivamente, a partir de uma história em quadrinhos.

Reconhecer a possibilidade de uso dos gêneros textuais a partir de um mesmo tema.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham trabalhado com os seguinte gêneros: poema, história em quadrinhos e texto instrucional.

Estratégias e recursos da aula

1. Conversar com os alunos sobre as brincadeiras que eles gostam de participar em grupo.

2. Perguntar por que eles preferem essas brincadeiras.

3. Listar no quadro as brincadeiras citadas pelos alunos e o número de alunos que as citaram.

MODELO:

amarelinha = 3 alunos

pula-corda = 4 alunos

pique-esconde = 2 alunos

 queimada = 5 alunos

 pique-bandeira = 3 alunos

4. Pedir aos alunos que expliquem, oralmente, como brincar com cada uma das brincadeiras citadas.

5. A seguir, apresentar em uma folha o seguinte poema.

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Fonte: kednagislen.wordpress.com  

                                         Cláudia Liz

Hoje fui brincar de roda

Na calçada pular corda

E também amarelinha

Eu a Paula e a Julinha.

********************

Lá no muro contei dez

Todo mundo se escondeu

Corre aqui corre acolá

E o João Pedro se perdeu

********************

Na ciranda cirandinha

Nossa roda bem grandinha

Pras meninas passa anel

Pros meninos figurinha

********************

Todas essas brincadeiras

As crianças sempre gostam

Com carinho e alegria

No sorriso sempre mostram.

Fonte: http://www.gsmfans.com.br/index.php?topic=78405.0   

6. Lembrar aos alunos as características do gênero textual poesia:

a) As linhas não ocupam toda a extensão da página.

b) O texto divide-se em estrofes.

c) Cada linha do poema é denominado verso.

d) Pode possuir rimas.

7. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa do poema.

8. Pedir aos alunos que, em duplas, façam a leitura oral do poema. Cada aluno lê uma estrofe.

9. Realizar a interpretação do poema lido.

a) Quantas estrofes contém o poema Brincadeira de criança?

b) Quantos versos possui cada estrofe?

c) E no total, quantos versos o poema possui?

d) O poema Brincadeira de criança possui rimas? Quais?

e) Qual das brincadeiras citadas no poema você gosta de brincar? Por quê?

f) Das brincadeiras citadas no poema, existe alguma que você não gosta de brincar ou nunca brincou? Por quê?

10. Após a correção e discussão das atividades relacionadas ao poema Brincadeira de criança, apresentar a seguinte história em quadrinhos, da Turma da Mônica e pedir que a leiam silenciosamente.

11. Pedir que contem a história com as suas palavras.

Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm  

PROFESSOR: Relembrar com os alunos as características do gênero história em quadrinhos.

a) a história é contada em quadrinhos;

b) as falas e pensamentos ficam dentro de balões;

c) existem tipos de balões: fala, pensamento, cochicho, grito;

d) possuem imagens e onomatopeias.

Onomatopeias: palavras que representam sons.

EXEMPLOS:

Fonte: blog.casadoestudante.g12.br  

Perguntar:

a) Você conhece a brincadeira que a Mônica e Magali estão brincando?

b) Você já brincou de cabo-de-guerra?

c) Explique com as suas palavras como se brinca de cabo-de-guerra.

12. A seguir, produzir, coletivamente, um texto instrucional para ensinar como se brinca de cabo-de-guerra.

a) Explicar aos alunos que o texto instrucional tem a função de ensinar a fazer ou a montar algo.

MODELO

Como brincar de cabo de guerra? 

Material: 1 corda.

Formação: 

As crianças alinham-se umas atrás das outras, segurando cada lado metade de uma corda dividida igualmente entre ambos. A um dado sinal, começam a puxar a corda.

Ganha o lado das crianças que se apossar dela toda, ou seja, o que houver conquistado a maior parte da corda ao cabo de um período de um ou dois minutos.

13. Pedir aos alunos para copiar o texto nos seus cadernos e ilustrá-lo.

Fonte: mexeriquento.blogspot.com  

Os alunos poderão brincar, num espaço e horário pré-determinados, as brincadeiras estudadas

14- Correlacionando gêneros textuais:

a) O professor reforçará as características de cada gênero textual trabalhado, pedindo que os alunos elenquem, oralmente o que já foi registrado anteriormente.

b) Em seguida, reflitirá com a turma as semelhanças entre os textos trabalhados, como:

- todos se referem à crianças como personagens;

- o tema abordado são brincadeiras;

- as brincadeiras sempre acontecem em grupos.

PROFESSOR:  É importante que os alunos compreendam as diversas maneiras de se abordar um tema, ou seja, o uso social dos diversos gêneros textuais.

Recursos Complementares

http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm - Aborda brinquedos e brincadeiras que fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro.

http://www.lourdinas.com.br/blogs/index.php?idblog=122 - Projeto Brinquedos e Brincadeiras populares.

Avaliação

Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:

Ampliaram seu conhecimento sobre o gênero, realizando a leitura dos textos propostos: poema, história em quadrinhos e texto instrucional.

Identificaram as características dos gêneros.

Interpretaram o poema lido.

Realizaram a comparação entre dois gêneros que versam sobre o mesmo tema.

Aprofundaram o conhecimento sobre o gênero, elaborando um texto instrucional, coletivamente, a partir de uma história em quadrinhos.

Reconheceram a possibilidade de uso dos gêneros textuais a partir de um mesmo tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.