Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bispo do Rosário para crianças

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A vida e obra de Bispo do Rosário;

Perceber a relação entre arte e loucura;

Problematizar a coleta de restos da sociedade de consumo e sua consequente reutilização;

Observar como esta coleta trata de registrar o cotidiano dos indivíduos;

Criar trabalhos inspirados pelas obras de Bispo do Rosário;  

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

A obra de Arthur Bispo do Rosário é até hoje pouco conhecida pela maioria das pessoas.

Deve-se apresentá-la aos alunos:

Ele nasceu em Japaratuba – SE, em 1909 (data provável). Era descendente de escravos africanos.

Em 1925 se mudou para o Rio de Janeiro onde trabalhou como marinheiro, na Light e na casa do advogado Humberto Leoni.

Em 1938, começa a ter alucinações que o fazem peregrinar pelas ruas do Rio de Janeiro. Foi ao Mosteiro de São Bento, onde disse ser um enviado de Deus, incumbido da tarefa de julgar os vivos e os mortos.

Foi conduzido à Colônia Juliano Moreira, no bairro de Jacarepaguá, onde permaneceu por cerca de cinquenta anos.

Diagnosticado esquizofrênico, começa a produzir trabalhos artísticos alegando ser motivado por um pedido de Deus para que reconstruísse o universo e registrasse a passagem divina pela terra.

Produziu cerca de 1000 peças.

Faleceu em 1989.   

Mostrar imagens:

 

Bispo do Rosário

http://www.substantivoplural.com.br/wp-content/uploads/2010/06/bispo-do-rosario.jpg     

 

Manto da Anunciação – criado para ser usado no seu encontro com Deus

http://4.bp.blogspot.com/_Nk9_ZM-I7bg/SlEp8S4fRaI/AAAAAAAADPg/Vfej4P1JSKc/s400/ArthurBispoDoRosario_MantoDaApresentacao_a.jpg  

 

Registros de sua passagem pela Terra

http://4.bp.blogspot.com/_qy6megqVnuU/TPMOxTJJK9I/AAAAAAAAAkE/x0bv22AU9JU/s400/Bispo9.png     

Registros de sua passagem pela Terra

http://www.pr.gov.br/mon/exposicoes/bispo/bispo.jpg     

 

Registros de sua passagem pela Terra

http://fotos.sapo.pt/5k7pzzNTN5O7uGHeTUUp/340x255     

 

Estandarte

http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/inconsciente/salas/id_bispo_23b.jpg  

 

Registros de sua passagem pela Terra

http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/inconsciente/salas/id_bispo_14.jpg  

Registros de sua passagem pela Terra

http://3.bp.blogspot.com/_9e36hxxs-hc/TE43HQJZnuI/AAAAAAAAAUQ/KCsXN57rAuE/s1600/255.jpg  

Comentar as imagens com os alunos. Perguntar o que eles acham da sua produção, chamando a atenção para o fato que Bispo do Rosário produziu todo o tempo induzido pelas alucinações que tinha.   

Propor que cada aluno crie um desenho sobre a parte da obra de Bispo do Rosário que mais lhe chamou a atenção.

Este desenho deve ser feito em um papel de grande formato, e transformado em estandartes.   

2ª atividade:

Retomar as imagens das obras e pedir que os alunos listem suas características. Anotá-las no quadro.

Algumas características que podem ser listadas:

Não são pinturas tradicionais;

Coleta de materiais do cotidiano;

Repetição de objetos;

Elementos da vida do artista;   

Mostrar aos alunos que Bispo coletava tudo aquilo que registrasse sua passagem pela Terra.  

Perguntar de quais outras formas ele poderia registrar essa passagem? (Através do desenho e pintura)

Contrapor as respostas aos elementos anotados no quadro e levá-los a observar que Bispo utilizava um outro formato de obra de arte ao escolher objetos reais.

Consequentemente é possível saber um pouco de sua vida e de seu cotidiano através dos objetos que ele usava.

Eles eram retirados da sociedade e de seu uso comum para serem reutilizados em obras de arte;

Pedir aos alunos que listem os objetos e relacionem ao seu uso:

Manto – Roupa

Canecas e talheres

Garrafas e grãos

Réplica de navio e etc.   

Pedir que os alunos coletem objetos de seu cotidiano, que conte um pouco de sua vida. Esses objetos podem ter valor sentimental, por exemplo uma boneca ou um carrinho, um talher que usava quando era menor, um sapato e etc. Pode-se estabelecer que cada aluno colete cerca de 10 objetos simples. Cada aluno deve trazer seus objetos e expor para a turma as suas escolhas.   

3ª atividade:

O professor deve entregar um papelão grande para cada aluno. Solicitar que cada um prenda seus objetos no papelão. Eles devem perfurar o papelão (com a ajuda do professor) e amarrar os objetos usando barbante. No final, deve-se montar uma exposição dos estandartes contando a vida de Bispo do Rosário e dos trabalhos dos alunos inspirados nas obras do artista. A turma deve ser levada para ver a exposição e comentar o trabalho dos colegas.

Recursos Complementares
Avaliação

Observar o que mais chama a atenção do aluno na vida e obra de Bispo do Rosário através da confecção dos estandartes.

Avaliar se eles compreendem esta obra como um registro diferente do cotidiano, observando seu processo de criação e o objeto desenvolvido pelo aluno.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.