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HABILIDADE 11 DO ENEM: A prática de atividade física e o deficiente. Possíveis adaptações e reconstruções para uma interação social positiva.

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e conceituar a questão do direito integral a cidadania, tendo em vista o direito à prática da atividade física como a manutenção da qualidade de vida e ao lazer;
  • Vivenciar o futebol para cegos;
  • Adaptar o voleibol para deficientes físicos que não podem andar;
  • Propor a adaptação, ou criação de novas práticas que possibilite a interação social de forma cooperativa e em grupo.
Duração das atividades
100 minutos ou duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

O professor deve iniciar esta aula reunindo os alunos propondo uma reflexão sobre a vida cotidiana dos deficientes. Destacar aspectos como: mercado de trabalho, qualidade de vida e locomoção.

Continuar a reflexão perguntando se conhecem ou se já assistiram jogos Paraolímpicos. A idéia é: professor e alunos reconhecerem o maior número de modalidades esportivas disputadas nas Paraolimpíadas. Caso a turma encontre dificuldades o professor, então, deverá identificar as principais modalidades esportivas presentes nas Paraolimpíadas.

Atividade 1

Propor a prática do futsal para cegos. A seguir dicas para que o professor possa realizar a atividade:

  • Dividir a turma em grupos de 6 ou 7 alunos;
  • Os alunos deverão usar uma venda nos olhos, com exceção do goleiro;
  • Escolher um espaço pequeno para prática, evitando locais com risco de lesão (locais com muito obstáculo ou desnível);
  • Adquirir uma bola adaptada para o jogo (uma bola de futebol com guizo dentro, ver imagem a seguir) ou adaptar a bola convencional. Sugere-se envolver a bola com sacolas de plásticos de supermercado;

 http://www.amfpet.com.br/produtos_det.asp?cod_produto=67 (12/12/10).

  • Cada grupo deverá escolher um colega que ficará do lado de fora do jogo, impossibilitado de encostar na bola, para servir de guia usando apenas a sua voz. Além do goleiro esse aluno terá a função de orientar seus colegas vendados para a direção do gol adversário;
  • Para dificultar a ação dos goleiros eles terão uma perna amarrada na aula;
  • Caso haja mais de dois times, o professor deve revezar as equipes, possibilitando aos alunos que observem seus colegas no jogo.

Atividade 2

Propor a prática do voleibol adaptado para pessoas que não podem andar. A seguir dicas para que o professor possa realizar a atividade:

  • Adaptar a altura da rede de vôlei colocando sua borda inferior rente ao chão (a rede ficará a mais ou menos 90 centímetros do chão. Ver imagem a seguir);
  • Remarcar o tamanho da quadra para 4 x 4 metros (ver imagem a seguir);

  • Aos alunos será permitido deitar, sentar, ajoelhar e rolar. Não será permitido agachar, ficar de pé, ou saltar (ou seja, apoiar os pés no chão);
  • Será usada a mesma bola utilizada em jogos convencionais de vôlei. Caso a turma demonstre dificuldade em dominar a bola, sugere-se que a regra seja adaptada para permitir um quique de bola ao chão antes que o time realize o seu primeiro toque. Se a dificuldade persistir trocar a bola de vôlei pela de plástico vendida geralmente em parques de diversão (ela é bem maior e muito mais leve, ficando mais lenta, o que facilita o jogo);
  • Para maior conforto dos alunos, fica a critério do professor, espalhar pelo chão colchões ou colchonetes. Se for possível, o professor pode optar em realizar essa atividade em local com o chão revestido de borracha ou tatame;
  • Manter equipes de 6 alunos para realizar o jogo.  

Atividade 3

Propor o jogo imagem e ação. A seguir dicas para que o professor possa realizar a atividade:

  • O jogo consiste em alguém previamente escolhido realizar uma ação (mímica) ou criar uma imagem (desenho) para que os outros participantes da brincadeira descubram do que se trata;
  • A pessoa que transmitir a informação pode fazê-la realizando gestos corporais ou desenhando informações, de acordo com sua preferência. Não será permitido que ele fale, faça barulhos ou movimente a boca;
  • Sugere-se que o professor use um quadro ou grandes folhas de papel pardo para que os alunos possam desenhar caso façam essa escolha;
  • Dividir a turma em dois grandes grupos;
  • Entregar uma folha e caneta para cada grupo;
  • Pedir aos grupos que numerem de 1 a 10 as linhas correspondentes a mesma quantidade (dez linhas);
  • Cada grupo irá escolher e escrever na folha o nome de 10 objetos. É importante orientar os alunos caso os objetos escolhidos tenham nomes compostos. Esses nomes têm que constar na lista por inteiro (por exemplo: guarda chuva);
  • As folhas com a lista de nomes devem ser entregues ao professor;
  • Importante, o professor deve esclarecer que: para a brincadeira começar, as listas serão trocadas e destinadas ao outro grupo, ou seja, um grupo fará a imagem ou ação da lista criada pelo grupo adversário;
  • Cada grupo organizará seus participantes em sequência, possibilitando que todos os alunos possam brincar fazendo a encenação ou os desenhos;
  • Ao final da lista, caso haja empate, o professor, a seu critério, poderá pedir para os grupos que escrevam, novamente, outra lista de nomes de objetos. Reiniciar a brincadeira em seguida.
  • Vence o grupo que realizar o maior número de adivinhações.

Atividade 4

Fechar os estudos dessa aula reunindo os alunos em roda e pedi-los que identifiquem quais foram às deficiências trabalhadas nas atividades anteriores (visão, audição e fala). Em seguida pedir a eles que ampliem esta contagem, identificando outras deficiências que não foram retratadas nesta aula. E com a ajuda do professor relacioná-las com modalidades esportivas presentes nas competições oficiais, como a Paraolimpíada.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se é de conhecimento dos alunos o direito integral a cidadania, tendo em vista o direito à prática da atividade física como a manutenção da qualidade de vida e ao lazer através de uma conversa introdutória;
  • Avaliar se a prática ou vivência do futebol adaptado para os deficientes visuais pelos alunos foi interessante, amadurecendo suas opiniões sobre as questões levantadas nessa aula;
  • Avaliar se a prática ou vivência do vôlei adaptado aos deficientes físicos (mais específicos, deficiências que afetam a locomoção) pelos alunos, foi interessante, amadurecendo suas opiniões sobre as questões levantadas nessa aula;
  • Verificar se os jogos e modalidades esportivas adaptadas propostas nessa aula contribuíram para a interação social de forma cooperativa e em grupo.
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