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A concordância na construção do texto

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • observar e empregar aspectos discursivos semânticos relacionados ao princípio da concordância;
  • verificar, por meio de análise textual, a função semântica das concordâncias verbal e nominal na construção do texto.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Termos essenciais da oração - sujeito e predicado - e predicação verbal.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de imagens, textos, anúncios, letras de músicas e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_yi-yYUuhU3w/S-IfcQHHZVI/AAAAAAAAA2Q/R6BqiTDS1Ac/s1600/oracoes-subordinadas.jpg 

O estudo da concordância representa um poderoso instrumento para se produzir e interpretar textos de  acordo com as normas da variante padrão da língua. Concordar adequadamente o sujeito com o verbo  ou o adjetivo com o substantivo pode tornar o texto mais preciso, sem ambiguidades.

Atividade 

Para apresentar o tema concordância aos alunos, o professor deverá exibir para eles os  seguintes vídeos:

1. GRAMÁTICA - CONCORDÂNCIA NOMINAL 01/02

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=VV9He2C2law&feature=related 

2. GRAMÁTICA - CONCORDÂNCIA VERBAL 01/02

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=TM3iv1ASik8&feature=related 

II – Após a exibição  dos vídeos, a professora deverá dispor os alunos em círculo e conversar com eles sobre o assunto.

Importante: É necessário que todos os alunos participem da conversa. Professor, fuja das aulas expositivas. As questões abaixo o ajudarão a orientar a conversa.

a. O que é concordância?

b. O que é concordância nominal?

c. Qual é a regra geral de concordância nominal? Dê exemplos.

d. Defina concordância verbal.

e. Qual é a regra geral de concordância verbal?

f. Em relação ao sujeito composto, o que  se deve observar?

g. Explique as possibilidades de concordância verbal com o sujeito composto, a partir dos exemplos abaixo.

O pai e filho amavam o esporte.

Amavam esporte o pai e o filho.

Amava esporte o pai e o filho.

Observação: Se necessário, o professor poderá exibir novamente os vídeos para os alunos.

Aula 02 ( 50 minutos) 

Atividade

I - Nessa aula, o professor deverá exibir para os alunos o vídeo sobre concordância, com o professor Pasquale Cipro Neto.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=FbiyNra7OY8&feature=related 

II – Após a exibição do vídeo, a professora deverá retomar com os alunos os casos abordados pelo professor (no vídeo).

1.  Explique o emprego da expressão “a sós” e do adjetivo  (= sozinho) nos exemplos seguintes:

Ela quer ficar a sós.

Eles quer ficar a sós.

Eu quero ficar só.

Eles querem ficar sós.

2. A professora deverá exibir para os alunos o vídeo com a música “Belos e Malditos” da banda Capital Inicial.  

Belos e Malditos

Capital Inicial

Composição: Renato Russo / Loro Jones / Alvin L. / Bozzo Barretti / Dinho Ouro

Belos e malditos

Feitos para o prazer

Os últimos a sair

Os primeiros a morrer

Belos e malditos

Eles ou ninguém

De carne quase sempre

São anjos para alguém

São anjos para alguém...

[...]

Letra e vídeo disponível em:

http://letras.terra.com.br/capital-inicial/44839/ 

http://www.youtube.com/watch?v=MGvKfkNFyKc&feature=player_embedded 

3. Após a audição da canção, o professor deverá reproduzir a cópia da letra da música para os alunos e  retomar as observações feitas pelo professor Pasquale.

a. Segundo Pasquale, há um exagero de maneira geral, quando se trata da concordância verbal com verbos no infinitivo.

Comente  esse caso de concordância, a partir das frases abaixo - mencionadas no vídeo.

Queiram por gentileza comparecerem ou queiram por gentileza comparecer?

4. Observe a afirmação abaixo:

Não se flexiona o infinitivo se ele for introduzido por uma preposição a qual prende o infinitivo a um termo anterior já flexionado.

a. Identifique na canção “ Belos e Malditos” do Capital Inicial os versos que comprovam essa  regra.

5. O professor deverá exibir o vídeo com a canção  “Há tempos” de Renato Russo, também utilizada no vídeo do professor Pasquale.

Há Tempos

Renato Russo

Composição: (Renato Russo)  

Parece cocaína mas é só tristeza, talvez tua cidade

Muitos temores nascem do cansaço e da solidão

E o descompasso e o desperdício herdeiros são

Agora da virtude que perdemos.

Há tempos tive um sonho

Não me lembro não me lembro

Tua tristeza é tão exata

 E hoje em dia é tão bonito

Já estamos acostumados

A não termos mais nem isso.

 Os sonhos vêm

E os sonhos vão

O resto é imperfeito.

[...]

Letra e vídeo disponíveis respectivamente em:

http://letras.terra.com.br/renato-russo/243669/ 

http://www.youtube.com/watch?v=aQo4W3JciKo&feature=player_embedded#! 

6. Observe os versos em destaque na estrofe abaixo.

Tua tristeza é tão exata

E hoje em dia é tão bonito

Já estamos acostumados

A não termos mais nem isso.

a.  A concordância do verbo ter no infinitivo está de acordo com a regra? Justifique.

Aula 03 (50 minutos) 

Atividade 

I – O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia dos anúncios seguintes.

II – O professor deverá dispor os alunos em grupo e solicitar a eles que respondam às perguntas sobre os textos dos anúncios.

A.

Disponível em:

http://discutindoaredacao.files.wordpress.com/2010/12/errado.jpg 

1.  De acordo com a regra geral de concordância verbal, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa.

a.  Verifica-se o cumprimento dessa regra no anúncio? Justifique.

2. Observe o segundo período do anúncio: A gente não sabe se ri ou se chora.

a. Qual o sujeito da formas verbais produzimos e vendemos? E das formas verbais sabe, ri e chora?

b. Compare os dois períodos do anúncio:

Nunca produzimos nem vendemos tanto.

A gente não sabe se ri ou se chora.

Eles apresentam o mesmo grau de formalidade na linguagem? Justifique.

Reescreva o  texto do anúncio, de forma que os dois períodos apresentem o mesmo grau de formalidade  na linguagem.

c.  Anúncio publicitário é um gênero textual que tem como  finalidade promover a  marca de um produto ou de uma empresa, ou uma ideia. A linguagem dos anúncios publicitários geralmente se adapta ao perfil do público ao qual eles se destinam e ao suporte ou veículo em que eles são publicados.

Qual é público alvo do anúncio da Artex? A linguagem está adequada a esse público? Explique.

B.

Disponível em:

http://discutindoaredacao.files.wordpress.com/2010/12/erro.jpg 

Observação: No caso desse texto, o professor poderá exibir o vídeo com o anúncio completo.

Vídeo: AdnewsTV - Campanha ABA e ABAP: Reunião

Disponível em: 

http://www.youtube.com/watch?v=-z4JxFtik88 

3. Observe a frase no anúncio acima:

Quem quer vender, faz propaganda.

a. O sujeito e o predicado são chamados termos essenciais da oração, porque constituem a estrutura básica das orações mais típicas da língua portuguesa. Por isso, não  podem ser separados por vírgula, mesmo que o sujeito seja oracional.

Responda: a frase do anúncio  acima está em desacordo com essa regra? Explique.  

C.

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_Z3Vo99pvZB8/Sw28VqiX-mI/AAAAAAAABe8/nM8lVUJHNXU/s1600/quadro5.jpg 

4.  Nas figuras C, há um problema de concordância nominal. Identifique -o e, a seguir, reescreva a frase, fazendo  a correção.

Disponível em:

http://g1.globo.com/platb/portugues/2006/10/ 

5. Os verbos transitivos diretos, quando apassivados pelo pronome concordam com o sujeito.

Ex. Vendem-se apartamentos.

Os verbos de ligação, intransitivos e transitivos indiretos, quando seguidos de pronome se – índice de indeterminação do sujeito -, ficam na terceira pessoa singular, porque seu sujeito é indeterminado.

Ex.  Precisam de vendedores com experiência.

a. Quanto à predicação, como se classificam os verbos alugar e precisa?

b. Baseando-se nas informações acima, responda: qual é a forma correta?

Aluga-se ou alugam-se apartamentos?

Precisa-se ou precisam-se de operários? Justifique.

Aula 04 (50 minutos) 

Atividade

I – Nessa aula, cada grupo deverá expor suas respostas referentes a uma questão anteriormente sorteada pelo professor. O professor deverá mediar as falas, esclarecendo as  possíveis dúvidas . 

Recursos Complementares

Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre concordância, o professor poderá exibir para os alunos o vídeo seguinte:

Professor, acesse o site do vídeo Aula de Português - Gramática Concordância Nominal Parte 1

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=L76eQPVMYHw&feature=related 

Avaliação

Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades sobre concordância verbo-nominal em anúncios, em textos variados: vídeos, anúncios e letras de música.

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