Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O NÚMERO COM A FUNÇÃO DE ORDENAR

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar uma pessoa pela ordem que ocupa na fila;
  • Ordenar os dias da semana, começando pelo domingo;
  • Ordenar objetos pelo tamanho.
Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A construção do conceito de número na criança é um processo que envolve muitas ações e elaborações mentais. É interessante que o professor tenha a clareza da necessidade de oferecer diferentes materiais e situações didáticas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1- Cadê o grilo?

1º momento

A proposta é de realizar uma brincadeira. Nossa sugestão é a brincadeira:  Cadê o grilo?  A ideia de primeiro e último participante é construida junto a agilidade e movimento das crianças.

Desenvolvimento: crianças fazem uma fila e um aluno fica de fora. Esse aluno será aquele que irá perseguir o grilo. Inicialmente ele pergunta ao primeiro da fila : cadê o grilo?

Grupo responde- Tá lá atrás!

Grilo- último da fila- corre para a frente, tentando fugir. Tem como objetivo se desviar do perseguidor e chegar a ser o primeiro da fila. O grilo tem que estar atento e correr para ser o primeiro da fila. Enquanto isso o perseguidor corre para pegar o grilo, se isso acontecer o grilo passa a ser o perseguidor  e o perseguidor assume o primeiro lugar.

Final- A brincadeira acaba quando o grilo atinge seu objetivo ou é pego pelo perseguidor. Segue a brincadeira até que todos os participantes tenham sido grilo.

 Brincadeira: Cadê o Grilo.

http://www.jangadabrasil.com.br/revista/novembro84/ca84011c.asp

 

2º  momento

O professor deve sentar com as crianças após a brincadeira para analisar a velocidade, as estratégias do grilo e do perseguidor para alcançar os seus objetivos. Nesse momento discute a questão de quantidade de crianças,  de ordem, de movimento, de velocidade e de estratégias  e verifica a posição deles em movimento, que todos passam pelo primeiro e último lugar. Em seguida fazem o desenho, numerando a ordem:  1º e último lugar. E descreve a brincadeira realizada usando a escrita.

 

 

ATIVIDADE 2- Que dia é hoje?

1º momento

Esta atividade pode ter sequência o ano todo. Construir um calendário semanal com a turma. Incluir no calendário as principais atividades da semana, caso haja um planejamento prévio pelo professor. Diariamente registre no calendário, o que ocorreu no dia. Deixar um espaço para o registro das crianças. Trabalhar a ideia de que o primeiro dia da semana é o domingo e não a segunda- feira, como alguns imaginam.

 

 

http://2.bp.blogspot.com/_lwwf117ZNGQ/TSRqhaBky0I/AAAAAAAACOY/3z0RXeroGDI/s1600/1-+janeiro.png

2º momento

Escolher algumas músicas que falam nos dias da semana. Nossa sugestão é a seguinte.

Sete dias a semana tem!

Quando um se vai, logo outro vem!

Segunda-feira!

Terça-feira!

Quarta-feira!

Quinta-feira !

Sexta-feira!

Sábado...

E domingo!

Ao final, indagar ao grupo: que dia é hoje?

http://tudopornada.files.wordpress.com/2008/10/musica.gif

 

 

 

ATIVIDADE 3-   Qual a maior?

1º momento

Solicitar, antecipadamente, que cada aluno traga de casa uma caixa vazia (sapato, creme dental, perfume etc). No dia combinado, colocar todas as caixas no centro da roda. Observar as caixas e comentar: qual a maior? qual a menor? quantas caixas têm aqui? Pedir que cada criança vá ao centro, separe 3 caixas e organize-as da menor para a maior. Realize essa atividade até que todos tenham participado.

Fonte:

http://www.lojaimaginarium.com.br/img/produtos/fotos/detalhes/PI487.gif

 

2º momento

Solicite que as crianças desenhem as 3 caixas da menor para a maior. Acompanhe cada aluno e avalie como fazem as relações e suas representações gráficas.

Recursos Complementares

Consulte para selecionar e utilizar outras brincadeiras na sala de aula, envolvendo o conceito de número:

http://generalizado.com.br/2010/11/jogos-e-brincadeiras-com-numeros/

Avaliação

Ao final do processo, observar se os alunos:

  1. perceberam as noções de primeiro e último;
  2. recitaram a sequência dos nomes da semana;
  3. compreenderam a importância do calendário;
  4. ordenaram objetos do menor ao maior.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.