14/02/2011
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
A construção do conceito de número na criança é um processo que envolve muitas ações e elaborações mentais. É interessante que o professor tenha a clareza da necessidade de oferecer diferentes materiais e situações didáticas.
A proposta é de realizar uma brincadeira. Nossa sugestão é a brincadeira: Cadê o grilo? A ideia de primeiro e último participante é construida junto a agilidade e movimento das crianças.
Desenvolvimento: crianças fazem uma fila e um aluno fica de fora. Esse aluno será aquele que irá perseguir o grilo. Inicialmente ele pergunta ao primeiro da fila : cadê o grilo?
Grupo responde- Tá lá atrás!
Grilo- último da fila- corre para a frente, tentando fugir. Tem como objetivo se desviar do perseguidor e chegar a ser o primeiro da fila. O grilo tem que estar atento e correr para ser o primeiro da fila. Enquanto isso o perseguidor corre para pegar o grilo, se isso acontecer o grilo passa a ser o perseguidor e o perseguidor assume o primeiro lugar.
Final- A brincadeira acaba quando o grilo atinge seu objetivo ou é pego pelo perseguidor. Segue a brincadeira até que todos os participantes tenham sido grilo.
Brincadeira: Cadê o Grilo.
http://www.jangadabrasil.com.br/revista/novembro84/ca84011c.asp
O professor deve sentar com as crianças após a brincadeira para analisar a velocidade, as estratégias do grilo e do perseguidor para alcançar os seus objetivos. Nesse momento discute a questão de quantidade de crianças, de ordem, de movimento, de velocidade e de estratégias e verifica a posição deles em movimento, que todos passam pelo primeiro e último lugar. Em seguida fazem o desenho, numerando a ordem: 1º e último lugar. E descreve a brincadeira realizada usando a escrita.
Esta atividade pode ter sequência o ano todo. Construir um calendário semanal com a turma. Incluir no calendário as principais atividades da semana, caso haja um planejamento prévio pelo professor. Diariamente registre no calendário, o que ocorreu no dia. Deixar um espaço para o registro das crianças. Trabalhar a ideia de que o primeiro dia da semana é o domingo e não a segunda- feira, como alguns imaginam.
http://2.bp.blogspot.com/_lwwf117ZNGQ/TSRqhaBky0I/AAAAAAAACOY/3z0RXeroGDI/s1600/1-+janeiro.png
Escolher algumas músicas que falam nos dias da semana. Nossa sugestão é a seguinte.
Sete dias a semana tem!
Quando um se vai, logo outro vem!
Segunda-feira!
Terça-feira!
Quarta-feira!
Quinta-feira !
Sexta-feira!
Sábado...
E domingo!
Ao final, indagar ao grupo: que dia é hoje?
http://tudopornada.files.wordpress.com/2008/10/musica.gif
Solicitar, antecipadamente, que cada aluno traga de casa uma caixa vazia (sapato, creme dental, perfume etc). No dia combinado, colocar todas as caixas no centro da roda. Observar as caixas e comentar: qual a maior? qual a menor? quantas caixas têm aqui? Pedir que cada criança vá ao centro, separe 3 caixas e organize-as da menor para a maior. Realize essa atividade até que todos tenham participado.
Fonte:
http://www.lojaimaginarium.com.br/img/produtos/fotos/detalhes/PI487.gif
Solicite que as crianças desenhem as 3 caixas da menor para a maior. Acompanhe cada aluno e avalie como fazem as relações e suas representações gráficas.
Consulte para selecionar e utilizar outras brincadeiras na sala de aula, envolvendo o conceito de número:
http://generalizado.com.br/2010/11/jogos-e-brincadeiras-com-numeros/
Ao final do processo, observar se os alunos:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/11/2011
Cinco estrelasÓtimas ideias para serem aplicadas em sala de aula. Parabéns!
16/02/2011
Cinco estrelasotimo essa interação com o publico