13/01/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Sobre as obras de artes que visam aproximação diferente com o espaço de mundo;
Como o espectador se relaciona com esta nova proposta;
A importância da obra de Lygia Clark dentro desta nova perspectiva de obra de arte e para a arte brasileira;
Propor trabalhos de dobraduras embasados na série Bichos de Lygia Clark;
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
1ª atividade
Lygia Clark é uma das mais importantes artistas brasileiras. Suas obras levaram o público a extrapolar sua função de mero observador, fazendo-o ser parte do trabalho ao propor que cada um participe vivenciando, andando, deitando ou manipulando a obra. Trata-se de uma nova relação com o espaço, pois a obra deixa de figurar na parede para ganhar o ambiente de outra forma.
Mostrar imagens:
Máscaras sensoriais
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1652_tropicalia/3161635_mascaras9.jpg
Máscaras Abismo
http://www.cpep-fisiocombr.t5.com.br/noticias/fotos/lygpinaco.jpg
O Eu e o Você – Roupa-corpo-roupa
http://pastexhibitions.guggenheim.org/brazil/images/highlights/image_neoconcrete1_sm.jpg
Manipulação da série Bichos
http://www.crap-mg.art.br/fotos/artistas/Lygia-Clark-objeto-2.jpg
Manipulação da série Bichos
http://historiasdasartes.files.wordpress.com/2010/10/23-bicho-de-bolso-lygia-clark.jpg
O dentro e o fora
http://esquizofia.files.wordpress.com/2010/10/lygia-clark-o-dentro-e-o-fora-1963.jpg
Bicho
http://1.bp.blogspot.com/_YCtMPf2Ld4Q/SkodIRuDixI/AAAAAAAAB_A/ll2tVjypYG4/s400/bicho_lygia_clark.jpg
Bicho
http://3.bp.blogspot.com/_7TdApfWRk_I/S-v1byFygEI/AAAAAAAABic/T0mOhBzFqaQ/s320/142dez2000.jpg
Bicho
http://www.investarte.com/site/imagem/noticias/lygia_clark.jpg
A partir das imagens perguntar aos alunos se os Bichos de Lygia Clark se parecem com algum bicho que eles conhecem. Comentar que o artista tem liberdade de criação e que os Bichos da artista são a leitura dela sobre o tema.
Propor que cada aluno desenhe um animal. Este desenho deve se parecer com um bicho na realidade.
O aluno deve escolher um bicho que goste para trabalhar.
Ao final da aula, o professor deve recolher os desenhos dos bichos.
2ª atividade:
Mostrar novamente as imagens dos Bichos de Lygia Clark.
Pedir que os alunos relacionem quais são os materiais das esculturas.
Observar que se tratam de placas metálicas articuladas.
Pegar o animal desenhado pelo aluno e perguntar se seria possível transformar aquele desenho em um Bicho, tal qual o da artista.
Pedir que cada um desenhe um Bicho articulado, recriando o seu animal desenhado na atividade anterior.
3ª atividade:
Oferecer aos alunos placas de papelão e fita crepe. Pedir que eles montem o seu Bicho em pequeno formato tridimensional, trabalhado em desenho nas atividades anteriores. No final da montagem eles podem pintar seus Bichos.
Expor os trabalhos para a turma com os desenhos afixados perto do objeto.
Cada aluno deve experimentar os trabalhos dos colegas.
Os alunos devem fazer uma avaliação coletiva da produção da turma.
O professor deve avaliar a compreensão dos alunos sobre a obra de Lygia Clark, observando todo o processo de criação, finalização e experimentação dos trabalhos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!