Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O NÚMERO E SUA FUNÇÃO DE CONTAGEM

 

03/02/2011

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber que os números  são utilizados para contar a idade vivida;
  • Registrar a própria idade com o número cardinal;
  • Seriar as etapas da vida:
Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há pré- requesitos.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1- Quantos anos você tem?

Professor faça uma roda de conversa e destaque alguns pontos de discussão, fazendo as seguintes questões: as pessoas que você conhece são da mesma idade (pedir que justifiquem as respostas)? Qual a sua idade? Qual o colega mais velho e o mais novo da turma? Dependendo da turma é comum que as crianças estejam numa mesma faixa etária, portanto, as respostas nem sempre são variadas. Escreva em um cartão uma lista numérica (1 a 10) e solicite que os alunos (individualmente) indiquem com o dedo, qual o numeral que representa sua idade.

                                    

Lista numérica

 

1-2-3-4-5-6-7-8-9-10

 

ATIVIDADE 2- Vamos apagar as velinhas?

1º momento

Converse sobre o aniversário de cada aluno: quando comemora e qual o significado para ele. Peça a cada um que diga quantos anos irá completar até o final do ano em curso. Em seguida, entregue 6 a 8 palitos (picolé ou fósforo) para cada um  representar a sua idade atual. Ajude os alunos a comparar as suas respostas e observar quem é o mais velho e o mais novo na turma.

 

 

http://inovavox.com/wp-content/uploads/2008/11/escultura-palito-fosforo05.jpg

 

2º momento

Solicite que os alunos desenhem um bolo de aniversário e coloquem a quantidade de velas que representam sua idade. Ao final, cada um compartilha na roda, explicando a quantidade de velas desenhadas.

ATIVIDADE 3- Conhecendo as etapas da vida do homem

1º momento

Professor selecione antecipadamente diferentes figuras que representam o ser humano em todas as etapas da vida: criança- adolescente- jovem- adulto e idoso. Na grande roda, coloque uma cartolina e cola, convide uma criança para colocar as fotos pela ordem de idade, formando um cartaz.. As demais crianças analisam e ajudam se for necessário. No momento da organização das imagens, vá  questionando e perguntando: quem pode ser colocado  primeiro? E na sequência?  Quantos anos será que essa criança tem? Qual será a idade do jovem? Quantos anos têm esse adulto? E a idade do senhor mais idoso? Assim, você ajuda às crianças a colocar as figuras na sequência do mais novo para o mais idoso. Discuta sobre os cuidados que os jovens e adultos precisam ter com os idosos e crianças, que todos precisam dar carinho e ter respeito pelos idosos.

2º momento 

Selecione revistas usadas, de preferência uma para cada aluno. Você precisa de tesoura, cola e papel madeira. Peça que cada criança encontre 2 figuras que mostrem as etapas da vida do ser humano. Caso, peça mais figuras, a atividade pode ficar muito prolongada e a turma dispersa. Ao final, cada criança mostra o que encontrou e faz uma colagem coletiva em folha de papel madeira, representando as etapas da vida.

3º momento

Convide alguém com mais de 60 anos para contar história na sala. Pode ser uma pessoa conhecida na comunidade,  um avô ou avó de alguma criança da turma. Oriente-a para que fale da sua vida, se possível levar fotos antigas de quando era criança- adolescente, adulta e o momento atual, mostrando o desenvolvimento e envelhecimento da vida. Ao final da visita, cada criança pode desenhar as diferentes fazes da vida do convidado. Expor os trabalhos na sala.

Recursos Complementares

Ler o RCNEI- para compreender melhor os conceitos trabalhados e enriquecer seu planejamento pedagógico.

 

RCNEI - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Avaliação

Avaliar se cada aluno desenvolveu a habidade de:

  1.  registrar a própria idade através de numerais;
  2.  seriar figuras que representam as etapas da vida do ser humano;
  3.  reconhecer o numeral que representa a sua idade.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.