03/02/2011
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Não há pré- requesitos.
Professor faça uma roda de conversa e destaque alguns pontos de discussão, fazendo as seguintes questões: as pessoas que você conhece são da mesma idade (pedir que justifiquem as respostas)? Qual a sua idade? Qual o colega mais velho e o mais novo da turma? Dependendo da turma é comum que as crianças estejam numa mesma faixa etária, portanto, as respostas nem sempre são variadas. Escreva em um cartão uma lista numérica (1 a 10) e solicite que os alunos (individualmente) indiquem com o dedo, qual o numeral que representa sua idade.
1-2-3-4-5-6-7-8-9-10 |
Converse sobre o aniversário de cada aluno: quando comemora e qual o significado para ele. Peça a cada um que diga quantos anos irá completar até o final do ano em curso. Em seguida, entregue 6 a 8 palitos (picolé ou fósforo) para cada um representar a sua idade atual. Ajude os alunos a comparar as suas respostas e observar quem é o mais velho e o mais novo na turma.
http://inovavox.com/wp-content/uploads/2008/11/escultura-palito-fosforo05.jpg
Solicite que os alunos desenhem um bolo de aniversário e coloquem a quantidade de velas que representam sua idade. Ao final, cada um compartilha na roda, explicando a quantidade de velas desenhadas.
Professor selecione antecipadamente diferentes figuras que representam o ser humano em todas as etapas da vida: criança- adolescente- jovem- adulto e idoso. Na grande roda, coloque uma cartolina e cola, convide uma criança para colocar as fotos pela ordem de idade, formando um cartaz.. As demais crianças analisam e ajudam se for necessário. No momento da organização das imagens, vá questionando e perguntando: quem pode ser colocado primeiro? E na sequência? Quantos anos será que essa criança tem? Qual será a idade do jovem? Quantos anos têm esse adulto? E a idade do senhor mais idoso? Assim, você ajuda às crianças a colocar as figuras na sequência do mais novo para o mais idoso. Discuta sobre os cuidados que os jovens e adultos precisam ter com os idosos e crianças, que todos precisam dar carinho e ter respeito pelos idosos.
Selecione revistas usadas, de preferência uma para cada aluno. Você precisa de tesoura, cola e papel madeira. Peça que cada criança encontre 2 figuras que mostrem as etapas da vida do ser humano. Caso, peça mais figuras, a atividade pode ficar muito prolongada e a turma dispersa. Ao final, cada criança mostra o que encontrou e faz uma colagem coletiva em folha de papel madeira, representando as etapas da vida.
Convide alguém com mais de 60 anos para contar história na sala. Pode ser uma pessoa conhecida na comunidade, um avô ou avó de alguma criança da turma. Oriente-a para que fale da sua vida, se possível levar fotos antigas de quando era criança- adolescente, adulta e o momento atual, mostrando o desenvolvimento e envelhecimento da vida. Ao final da visita, cada criança pode desenhar as diferentes fazes da vida do convidado. Expor os trabalhos na sala.
Ler o RCNEI- para compreender melhor os conceitos trabalhados e enriquecer seu planejamento pedagógico.
RCNEI - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Avaliar se cada aluno desenvolveu a habidade de:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2014
Cinco estrelasFoi muito criativo vou tentar fazer na turma.