11/02/2011
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Ter noção de sucessão
Os números têm várias funções, dentre elas a de medida. A medida de altura é conteúdo de medida de grandeza de comprimento.
A organização dessa atividade deve ser respaldada no conhecimento do Sistema Métrico Decimal. No entanto, as crianças ainda estão se iniciando na vivência com o sistema de medidas. Para aquisição das noções iniciais é necessário que o professor desenvolva várias atividades com seus alunos envolvendo-os em ações de medir e pensar sobre o modo que fazem as medidas, falar em voz alta como realizaram as ações de medidas e de ouvir o professor para construir uma orientação para sua atividade. A orientação é do tipo que leva as crianças a se questionar:
http://pt.ruadireita.com/images/product/238/432a618bd1f4bcd77b0d3f2fbf482f49.jpg
http://img.alibaba.com/photo/275086655/Folding_wooden_ruler.jpg
http://www.colegioinfanta.pt/userfiles/rato_fita_metrica.gif
2. O professor se questiona: o que devo fazer?
3. Proposta, o professor desafia as crianças.
Converse com os alunos sobre a marcação do tempo através do relógio. Leve para sala de aula relógios do tipos de parede, de pulso, digital etc. Peça para que observem os relógios e digam em voz alta as semelhanças e destaquem as diferenças. Mostre o uso de ponteiros na marcação da hora no relógio convencional. Depois coloque os alunos para visualizar como são indicadas as horas e os minutos no relógio digital. E Desenvolva atividades usando o relógio para orientação do tempo. Exemplo, os alunos :
Converse com as crianças sobre os horários de entrada e saída da escola. A conversa pode iniciar com as seguintes questões: a que horas começa nossa aula? E a que horas termina? Quanto tempo se passa entre o início e o fim? Elas ouvem e respeitam as respostas dos colegas. Confeccionam um relógio de ponteiros (cartolina, tesoura, cola, lápis hidrocor). Em seguida, iniciam fazendo um controle sobre esses horários. Ao final, manuseiam os ponteiros para indicar o início e término da aula. Pode indicar, também, outros horários: recreio, hora da contação de história, chegada dos pais etc.
http://desenhos.kids.sapo.pt/img/para-a-escola-3-b2977.jpg
Combine com as crianças a plantação de uma horta em jarro, para fazer a contagem de tempo em dias. Escolha um horário e marque 24 horas, para desenvolver o conceito de ontem e hoje e de tempo. Organize um caderno, para as crianças fazerem as anotações sobre o desenvolvimento das plantas. Para cada dia elas marcam a data, a hora e observam em quantos dias as plantas brotaram.
http://4.bp.blogspot.com/_DEFKrF0rcnQ/TF27flB-hNI/AAAAAAAACGI/Bsf148qeD7M/s1600/plantartemperos.jpg
Sugestão de leitura para enriquecer seu planejamento:
http://www.calendario.cnt.br/meditempo/Calendar300.htm
PANIZZA, Mabel. Ensinar Matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed. 2006.
Ao final das atividades, observar se os alunos:
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/02/2011
Quatro estrelasGostei muito da metodologia aplicada nas atividades,porem acho que poderiam ser um pouco mais simplificadas para as etapas das crianças menores da educação infantil.