Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NÚMEROS COM A FUNÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO

 

11/02/2011

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber que os números são utilizados como códigos para identificar telefones;
  • Identificar o número da residência, farmácia, escola;
  • Entender que os números podem identificar placas, medidas para roupas, medidas de sapatos etc.
Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber sequenciar os números.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1- Vamos telefonar?  1º momento

Converse sobre o uso dos números no sistema telefônico na cidade em que vivem os alunos. Pergunte a eles: quem tem telefone fixo? Quem tem aparelho celular? Quem usa o telefone público (orelhão)?  Você tecla  em quais símbolos para ligar para alguém? Analise se os alunos sabem os números de memória. Apresente alguns números de telefones da sua cidade ou bairro que são de utilidade pública, por exemplo, os números dos bombeiros, da polícia, da SAMU, do SOS criança etc. Escreva os números bem legíveis em cartaz e fixe na sala de aula. Assim, os alunos podem  mostrar os números que conhecem (indicados no cartaz). Professor traga uma conta telefônica e leia para   a turma para que percebam os custos de uma ligação, que é preciso de dinheiro para usar o serviço.

2º momento

Traga um desenho de um telefone fixo ou celular para que os alunos indiquem os números e registrem em papel.  Professor questione qual número que foi escrito e registre a fala das crianças na própria atividade.

Fonte

http://images.quebarato.com.br/photos/big/A/A/F4BAA_2.jpg

 

 

ATIVIDADE 2- Qual o número do seu sapato?

1º momento

Na roda de conversa, discuta sobre o uso dos números para identificar o tamanho das roupas e sapatos. Pergunte a cada aluno:  qual o tamanho da sua camisa? Qual o tamanho dos seus sapatos (tênis ou sandália). Ouça as falas e compare as respostas junto aos alunos. Depois, solicite que cada aluno tire um calçado e verifique a numeração do mesmo. Em seguida, reuna-se em grupo e produza um cartaz com a escrita da numeração dos sapatos de cada criança membro do grupo.

 

 

http://www.sortimentos.com/calcados/moda-calcados-infantis-colecao-verao-2010-ortope.jpg

 

2º momento

Ensine a cada criança a identificar a  numeração do seu sapato, em seguida,  cada uma desenha os sapatos e faz a numeração dentro do desenho. Ao final, cada alunos mostra seu trabalho aos demais.

 

ATIVIDADE 3- Qual o endereço da nossa escola?

1º momento

Faça uma discussão sobre o endereço da escola:  rua, bairro, número, cidade, CEP. Caso a maioria não saiba o endereço, uma sugestão é ir à secretaria da escola com toda a turma e perguntar a um funcionário. O professor anota as respostas e separa alguma correspondência endereçada à escola para mostrar a turma. De voltar à sala de aula, escreva o endereço da escola bem visível em cartaz e fixe na parede.

 

2º momento

As crianças escrevem em um envelope o endereço da escola e preparam uma carta para alguém de sua escolha e envia pelos correios. Nesse dia faça um passeio com a turma, que deve ir aos correios e fazer a postagem das cartas. Na carta as crianças podem desenhar a sua escola, atentando para os espaços e as pessoas que circulam nela ou pode escrever e desenhar algo endereçado a uma pessoas querida. 

Recursos Complementares

Sugestão de leituras para enriquecer seu planejamento e formação:

BRASIL. RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) . MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Brasília, 1998.

CARRAHER, Terezinha (org). Aprender pensando. 7ª ed. Petrópolis: Vozes. 1992.

PANIZZA, Mabel. Ensinar Matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Armetd. 2006.

Avaliação

Ao final do processo, observar se os alunos:

  1. fizeram tentativas de escrita numérica (espontânea ou convencional);
  2. usaram os numerais para identificar endereços de residências e da  escola;
  3. entenderam que os números podem identificar os tamanhos das roupas e sapatos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.